A arquiteta
Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura, reúne dicas infalíveis
para deixar seu trabalho em casa mais agradável
O home office merece uma atenção redobrada para que fique funcional e confortável |Projeto: Liv’n Arquitetura |Foto: Guilherme Pucci
Em 2020, se tem um ambiente de casa que precisou
aparecer para valer foi o home office, que para muitos, de temporário
passou para definitivo. Com a necessidade de trabalhar longe do
escritório, os moradores precisaram reservar cantinhos que ajudassem tanto na
concentração, quanto no conforto e na produtividade. Por isso, montar esse
espaço exige uma atenção redobrada, afinal, tornou-se o local destinado a
passar a maior parte do dia.
Antes de qualquer coisa, para criar um home
office prático e funcional é preciso se conectar com as suas necessidades.
E como começar? O ponto de partida é responder algumas perguntas básicas: Como
é o seu dia de trabalho? Você precisa de dois monitores grandes ou apenas um
laptop? Consulta muitos arquivos impressos? Precisa analisar papéis em grandes
formatos? Necessita de muita ou pouca área de armazenamento para itens de
escritório?
Depois de elencar esses tópicos, dá-se início a
escolha do ambiente ideal e dos móveis que irão compor. Para ajudar nessa
tarefa, a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura,
reuniu cinco dicas principais. Confira a seguir:
1) Definindo o ambiente:
“É muito comum termos o home office integrado à
sala, varanda, quarto. Com esse desenho, considero importante manter uma
separação das atividades. A decoração nos auxilia a separar os momentos: hora
de trabalhar e hora de relaxar”, explica a arquiteta. Nesse sentido, o espaço
eleito deve proporcionar concentração para as horas de trabalho. Portanto,
distrações como televisão, sons externos, circulação de pessoas, precisam ser
evitados, na medida do possível.
Nesse
quarto, o home office foi colocado atrás da divisória com chapa de aço
recortada para fazer uma separação sutil, sem perder a iluminação e ventilação
natural. Essa disposição impede que os moradores tenham visão do ambiente de
trabalho quando estão na cama, o que torna tudo mais aconchegante e, acima de tudo,
funcional |Projeto: Liv’n Arquitetura| Foto: Guilherme Pucci
Fuja daquela vontade de trabalhar na cama ou no
sofá da sala. Isso, além de prejudicar a coluna, dificulta a separação dos
lugares reservados para o emprego e o relaxamento.
2) Móveis para o home office:
O mobiliário destinado para este ambiente precisa
ser adequado para evitar dores nas costas e problemas futuros na coluna. “Para as
horas de trabalho ficarem mais agradáveis, é importante que a bancada, a
cadeira e a tela do computador permitam uma posição correta”, alerta
Júlia Guadix. Quanto à bancada, a profissional recomenda que ela tenha, no
mínimo, 60 cm de profundidade e 80 cm de largura. Além disso, uma altura
aproximada de 75 cm é o ideal.
Bancada, cadeira
e computador devem estar nas posições corretas para evitar dores nas costas |
Projeto: Liv’n Arquitetura | Foto: Guilherme Pucci
Outro item fundamental é uma cadeira com boa
ergonomia. Peças com rodinhas e regulagem da altura são adicionais que
facilitam o dia a dia. A fim de contribuir para uma melhor circulação no
ambiente, o ideal é que haja uma distância de 70 cm entre a escrivaninha e
outro móvel atrás dela, permitindo que você entre e saia da cadeira sem
esbarrar em nada. “Se for preciso, utilize um suporte para elevar a tela do laptop e use
teclado e mouse apoiados na mesa”, indica a arquiteta.
Uma cadeira com
boa ergonomia possibilita horas de trabalho mais tranquilas | Projeto: Liv’n
Arquitetura | Foto: Guilherme Pucci
3) Iluminação adequada:
A iluminação é um elemento essencial para
garantir um home office mais funcional. Se usada de forma correta, terá um
papel fundamental na qualidade do trabalho e no seu bem-estar. Assim, Júlia
Guadix aconselha um ambiente com luz geral ampla, além de uma fonte de luz
homogênea sobre a bancada e que não ofusque a visão. Ela pode vir de um
pendente, um abajur, arandela ou fita de LED embutida no forro ou na
marcenaria, dependendo do projeto e do espaço. “Escolha sempre as lâmpadas
mais amareladas entre 3000K e 2700K, que se assemelham à luz do sol e criam uma
atmosfera mais aconchegante”, afirma.
Estar em um local com uma janela dará
profundidade de visão, sendo possível descansar o olhar de tempos em tempos.
Esse movimento também trará mais disposição e alegria durante o expediente.
Nesse home
office, a janela permite a entrada de luz natural, aumentando a sensação de
aconchego. Nos dias muito ensolarados, a persiana romana oferece conforto
visual | Projeto: Liv’n Arquitetura | Foto: Guilherme Pucci
4) Organização é fundamental:
Para um home office perfeito é essencial manter a
organização. Portanto, o melhor é restringir os itens de trabalho ao
escritório, evitando de espalhá-los pela casa: assim, a área fica bem demarcada
em relação aos demais cômodos. Já dentro do ambiente, invista em nichos,
prateleiras e gaveteiros para deixar tudo no seu devido lugar. “Colocar
na mesa apenas o que, de fato, será utilizado e, ao final do expediente,
organizar tudo, arquivar papeis e jogar lixo no lixo para tudo ficar
visualmente agradável”, reitera a arquiteta.
Nesse ambiente,
o nicho aéreo guarda os itens que não estão sendo usados no momento. Uma gaveta
organiza os documentos que ficam na altura da mão. A presença da luz natural
garante o bem-estar dos moradores | Projeto: Liv’n Arquitetura | Foto:
Guilherme Pucci
Usar bandejas em cima da bancada também contribui
para organizar os objetos em conjunto. Nos gaveteiros, distribuir os
compartimentos em categorias com etiquetas impede o acúmulo de documentos
desencontrados. Pastas de cores diferentes e cestos auxiliam a manter a ordem
nos armários e nichos.
5) Personalize o seu home office:
Pense no seguinte: você passará boas horas do seu
dia nesse espaço. Então, personalize! Se a intenção for transformar o home
office em um local convidativo, aposte em quadros, vasos de plantas,
esculturas, ou seja, itens que contribuam para momentos mais prazerosos. Sem
esquecer a organização, é claro! Por isso, o legal é escolher objetos pequenos
que não ocupem os preciosos centímetros.
Organizados em
uma bandeja, a arquiteta resolveu colocar alguns objetos que personalizaram
ainda mais o seu home office. “Reservei um cantinho
para colocar a minha Nossa Senhora das Graças que minha madrinha me deu, umas
velinhas e o quadro que meu avô pintou”, conta | Projeto: Liv’n Arquitetura | Foto: Guilherme
Pucci
Se a sua vontade for apostar em mudanças maiores,
as paredes são perfeitas para isso. E as possibilidades são inúmeras: papel de
parede, texturas, adesivos vinílicos! Vale até mudar a cor e o revestimento do
escritório. Além de lindo, isso colabora na diferenciação entre os cômodos.
Quanto às tonalidades, o ideal é investir em tons
que tragam tranquilidade, disposição e foco. O amarelo e o verde, por exemplo,
estimulam a criatividade e o otimismo. O azul, por sua vez, acalma, promove a
confiança, comunicação e eficiência. “Usar tons muito vibrantes em grandes planos pode
nos cansar e deixar ansiosos. Por isso, aconselho optar por cores mais neutras
ou, até mesmo, misturá-las, contrapondo os estímulos”, declara a
arquiteta.
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