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terça-feira, 9 de junho de 2020

E-commerce no Brasil cresce 51% durante pandemia; veja lojas e setores que mais se beneficiaram


Levantamento feito pela Conversion, consultoria de performance & SEO, analisou 50 principais lojas online do Brasil

Eletrônicos, Moda e Casa & Móveis foram os que mais cresceram (106%, em média). Turismo foi o único setor a registrar queda: -79%

No último mês (maio), os principais sites de e-commerce brasileiros registraram 1 bilhão de visitas e um crescimento médio de 51% na sua audiência em relação a fevereiro, período anterior à pandemia.

Os dados foram levantados pela Conversion, consultoria de performance & SEO, utilizando dados da plataforma SimilarWeb para contabilização de número de visitantes.

No cenário analisado, destacaram-se os seguintes setores com os respectivos aumentos, em comparação ao início da pandemia: 1. Eletrônicos (136,72%); 2. Moda (95,27%); 3. Casa & Móveis (85,39%); 4. Pet (65,56%) e 5. Comida (61,40%). Apenas o setor de Turismo caiu (79%).

“As pessoas estão mais em casa e começaram investindo em itens essenciais ou que não puderam ser comprados no varejo tradicional, que se encontra fechado”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion. “A pandemia acelerou fortemente o e-commerce e vai criar uma nova corrida pelas vendas online entre as empresas”, prevê Ivo.


Setores que mais cresceram

 
Setor
Crescimento médio
Eletrônicos
136,72%
Moda
95,27%
Casa & Móveis
85,39%
Farmácia & Saúde
43,28%
Pet
65,56%
Comida
61,40%
Média geral
51,16%
Grandes varejistas
50,04%
Mercado
50,01%
Cosméticos
40,80%
Outros
16,81%
Educação & Livros
11,69%
Importados
2,07%
Turismo
-79,41%

 

Uma nova corrida e-commerce no Brasil

Seguindo a linha de empresas como Amazon, Facebook e Apple, que já superaram seu valor de mercado pré-coronavírus, no Brasil espera-se uma nova corrida pelo e-commerce, que se tornou a única modalidade de vendas para muitos varejistas.

Durante a pandemia, o e-commerce foi o único canal de vendas para praticamente todos os varejistas (B2C – Business to Consumer) e até indústrias, que chegam ao online pela modalidade de vendas conhecida como D2C (Direct to Consumer). Vendas online aumentaram 51%.

Pensando nesse movimento, a Conversion preparou um guia para e-commerce (https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-ecommerce/), que traz as melhores práticas para operação, site e marketing de sites de comércio eletrônico e também tem visto um aumento na demanda por estratégias online.

“No primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.


Ranking dos 50 sites mais acessados no pico da pandemia

Veja na tabela abaixo o ranking dos principais sites de e-commerce no Brasil ordenados a partir do número de acessos (em milhões), no mês de maio de 2020.

 
Nome da Loja
Categoria
Número de acessos (em milhões)
MercadoLivre
Grande varejo
253,147
Americanas
Grande varejo
139,644
Amazon
Grande varejo
85,810
Magazine Luiza
Grande varejo
71,940
Casas Bahia
Grande varejo
69,566
AliExpress
Grande varejo
30,220
Submarino
Grande varejo
28,758
Extra
Grande varejo
22,266
Elo7
Outros
21,010
ShopTime
Grande varejo
20,989
Carrefour
Mercado
18,036
Dafiti
Moda
17,760
PontoFrio
Grande varejo
17,490
Madeira & Madeira
Casa
16,640
Apple
Eletrônicos
13,710
Leroy Merlin
Casa
12,910
Riachuelo
Moda
12,110
iFood
Comida
12,100
Natura
Cosméticos
11,580
Estratégia Concursos
Educação & Livros
11,480
Gran Cursos Online
Educação & Livros
11,360
Samsung
Eletrônicos
10,585
Zattini
Moda
9,788
Lojas Renner
Moda
8,966
Fast Shop
Eletrônicos
8,648
O Boticário
Cosméticos
8,633
Wish
Importados
8,284
Avon
Cosméticos
8,274
Marisa
Moda
8,259
C&A
Moda
8,134
Loja do Mecânico
Outros
6,000
Estante Virtual
Educação & Livros
5,896
eBay
Importados
5,808
Saraiva
Educação & Livros
5,649
Ultra Farma
Farmácia & Saúde
5,303
Ricardo Eletro
Eletrônicos
4,606
Havan
Grande varejo
4,559
DrogaRaia
Farmácia & Saúde
4,501
Drogasil
Farmácia & Saúde
4,119
Petz
Pet
3,942
Pet Love
Pet
3,831
Booking
Turismo
3,811
Polishop
Eletrônicos
3,458
Growth Supplements
Farmácia & Saúde
2,316
ShopFácil
Grande varejo
2,855
Pão de Açúcar
Mercado
2,700
Decathlon
Moda
2,574
Decolar
Turismo
2,011
ViajaNet
Turismo
1,119
Livraria Cultura
Educação & Livros
1,060




Conversion
  

SUSPENSÃO DA RENOVAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA E AS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO



Todo motorista de veículo automotor deve sempre estar atento a validade do documento que o habilita a dirigir, ou seja, o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sob pena de cometer infração administrativa, sujeito a pontuação na carteira, recolhimento da CNH e até retenção do veículo até que outro motorista habilitado retire o veículo, além da infração penal, artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Mas, em tempos de pandemia, onde os serviços de emissão e renovação do documento estão com trabalhos suspensos por causa do isolamento social, não se pode exigir que o cidadão seja impedido de guiar, assim como imputar a ele infração, seja administrativa seja criminal. 

A dúvida que paira ao motorista é: como faço para renovar minha CNH? Até quando posso permanecer dirigindo com a habilitação vencida?  O CTB permite o período de até trinta dias para utilizar o documento vencido, entretanto, com a situação excepcional da pandemia, não há uma data para o retorno das atividades de trabalho e a retomada da renovação e emissão deste documento, assim, todo aquele que estiver com a CNH vencida a partir de 19/02/2020 pode dirigir sem ser multado ou ser processado. O mesmo acontece para aquele que está com o documento com validade próxima de vencer, deve aguardar a situação se regularizar, porém, deve verificar se o estado em que reside disponibiliza o processo de renovação por meio eletrônico. 

Há que se frisar que, se o documento tiver vencido antes de 19/02/2020, e o motorista for pego dirigindo nestas condições, poderá responder por infração, inclusive receber multas e pontuação na carteira. 

Porém, dirigir com a carteira de habilitação vencida não significa ou autoriza o motorista a dirigir de forma irresponsável, praticando infrações administrativas ou criminosas, dentre elas, dirigir com velocidade acima do permitido, estacionar em local proibido, dirigir embriagado ou sob efeito de substância entorpecente, “praticar racha”, tudo isto continua vigendo, e deve o condutor infrator responder por seus atos. 

Também, não se pode confundir conduzir veículo automotor com habilitação vencida (excepcionalmente permitido em época de COVID-19) com aqueles que dirigem sem ser habilitados ou ter a CNH cassada e/ou suspensa.  Nestes casos, as infrações estão configuradas, e não estão isentos de qualquer responsabilidade legal. 

Todos devem ter em mente que conduzir um veículo automotor é ato de responsabilidade individual e coletiva, que pode colocar a vida dele e de outros em risco, por isso, a obediência às leis de trânsito vão muito além de não ser multado. 




Roselle A. Soglio - Advogada Criminalista, especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela PUC/SP, especialista em perícias criminais, mestre e doutora em História da Ciência pela PUC/SP. Professora de Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminalística e Medicina Legal. Autora de diversos livros, dentre eles o Estatuto do Desarmamento Comentado, Direito Processual Penal.


Potencial de negócios foram aumentados com as Lives


Tecnologia permite alcançar mais pessoas em menor tempo e custo.


As teorias do marketing ensinam que “Todo o artista tem de ir aonde o povo está”. Ou seja, o mercado precisa estar atendo aos movimentos dos consumidores para saber como atender às suas demandas. Com o advento da pandemia foi recomendado que a população fique em casa. E, com isto, o relacionamento direto cliente empresa caiu a níveis quase zero. Demorou um pouco para entender esta mudança, mas assim que foi absorvido, as empresas perceberam que utilizar as plataformas digitais para fortalecer o relacionamento com seu cliente, era a melhor forma de agir. Assim, surgiram as Lives, que são palestras, encontros, apresentações artísticas através das redes sociais. O mundo dos negócios entrou na casa das pessoas para dizer, estamos juntos. Mas qual o resultado que estas Lives estão trazendo e como podem gerar negócios no presente e para o futuro?

É uma "nova" forma de comunicação onde conseguimos alcançar um número maior de pessoas interessadas nos temas propostos. Além de clientes da empresa, outros produtores têm acesso às informações e podem assistir em suas casas. É muito mais interessante do que uma reunião presencial em um sindicato rural, por exemplo”. Com esta afirmação o agrônomo e diretor executivo da Geoplan Soluções em Agronegócio, Cristiano Gotuzzo relata a sua experiência com o que se pode chamar de um novo modelo de negócio, que são as palestras via internet.

Ele acrescenta que este formato está trazendo resultados bem interessantes. “A gente fortalece o relacionamento com clientes e produtores rurais que passam a nos conhecer melhor, tanto que tem vários contatos pós-live, para ter mais alguma informação, mas também com o objetivo de contratar os serviços da empresa”, ressalta, acrescentando que é um modelo que provavelmente veio para ficar, principalmente, porque reduz muito os custos operacionais.

 A gerente de marketing da Fertiláqua, Vanessa Barcelli disse que optaram por fazer as lives para estar próximo dos produtores, clientes e revendas neste momento de pandemia, em que o acesso pessoal está bastante limitado. “O objetivo é levar conteúdos técnicos voltados ao agronegócio; os temas vão desde tratamento de solo até a colheita final. Dessa maneira podemos estar “presente”, levando informações que seriam tratadas diretamente no campo. nas lives falamos de tecnologias e/ou manejos", disse ela. Em concordância com Vanessa, a gerente de marketing e comunicação da Koppert Brasil, Jaqueline Antônio, disse que os eventos digitais se tornaram ferramentas imprescindíveis de comunicação nesse momento de isolamento social, permitindo que as marcas pudessem se conectar e continuar se relacionando com os clientes.

A especialista em marketing digital e Head de estratégia da Plin Digital, Mariana Petek, afirma que as lives vieram como um recurso que as empresas, entidades e pessoas encontraram para ir ao encontro do seu cliente a fim de mantê-lo por perto ou ainda, como forma de prospectar novos negócios. “Mas a questão agora é o que fazer com todo este conteúdo que está sendo produzido, qual a estratégia vai ser usada para engajar o público e mantê-lo perto da marca”, pergunta Mariana.

Segundo ela para manter “a roda girando” vai ser importante postar o conteúdo em video que foi feito, no youtube, no facebook, no Instagram ou no igtv (se for maior do que 1 minuto). A segunda dica é se a empresa/instituição tiver um mailing organizado, comunique para seu público, por e-mail, que seu canal do youtube está atualizado com mais um material e, finalmente, “mantenha seu público engajado com o conteúdo nos stories”, aconselha a especialista. O profissional de marketing digital, Valter Azevedo concorda com a visão de Mariana e avança um pouco mais. “É preciso ter uma estratégia de produção de conteúdo que permita criar um sentimento de que você foi mais que uma empresa querendo um cliente, foi a mão amiga nesta hora se a empresa for da área de serviço. Se for um e-commerce, é hora de turbinar as lives para mostrar quais soluções a empresa tem para atender às necessidades do cliente que não está podendo sair para fazer compras nas lojas”, finaliza. 

Prazo para entrega do IR 2020 termina no fim do mês: confira dicas para não cair na malha fina


O prazo para entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) termina no próximo dia 30 e, de acordo com a Receita Federal, cerca de 16 milhões de brasileiros ainda não enviaram a declaração de 2020. A data para entrega foi prorrogada por dois meses devido à pandemia do novo coronavírus. Ao todo, a Receita espera receber 32 milhões de declarações. 

“Com tantas mudanças recentes, a declaração pode ter ficado em segundo plano para muitos contribuintes. Mesmo assim, é importante se organizar e separar um tempo para preencher os dados corretamente. Não deixar para a última hora ajuda a corrigir eventuais erros a tempo”, explica o diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felis de Sá.

Para evitar surpresas nesta reta final, o Sicredi separou algumas dicas para facilitar o preenchimento da declaração e evitar que o contribuinte caia na malha fina:

Quem precisa declarar?
Deve entregar a declaração do IR quem se enquadra nos quesitos abaixo: 
- Em 2019, recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 e, em relação à atividade rural, obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50; 
- Possui, em 31 de dezembro de 2019, propriedade de bens ou direitos, de valor total superior a R$ 300.000,00; 
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40.000,00;
- Realizou operações na Bolsa de Valores. 

Organização com os documentos 
Antes de começar a declaração é preciso separar documentos para facilitar o envio de informações. Esse planejamento facilita o processo e ajuda a diminuir divergências nos dados, primeiro passo para não cair na malha fina. “Vale lembrar que o contribuinte pode importar os dados da declaração feita em 2019, o que facilita o preenchimento. Nesse caso, é importante ficar atento em caso de retificação, valendo o número do recibo da última versão enviada para a Receita”, explica Felis de Sá, que ainda indica os documentos mais importantes para a declaração:
- Informe dos rendimentos do ano de 2019. Normalmente oferecida pelo empregador, também contém dados como contribuições ao INSS e Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
- Informe de rendimentos da instituição financeira com a qual opera;
- Informe de rendimentos de corretoras;
- Comprovantes de rendimento ou pagamento de aluguéis;
- Número do CPF dos dependentes; 
- Comprovantes de despesas médicas, odontológicas e escolares do contribuinte e dos dependentes; 
- Doações a instituições com deduções legais;
- Comprovantes de contribuições de Previdência Privada na modalidade Programa Gerador de Benefício Livre (PGBL). 
- No caso de compra ou venda de bens, como carros ou imóveis, é necessário lançar na declaração a inclusão ou a retirada do bem, junto do cpf da pessoa que comprou o patrimônio ou de quem foi comprado, para evitar problemas na comparação com declarações anteriores. 

Atenção na hora de declarar idoso como dependente 
A Receita Federal permite colocar pais, avós e bisavós idosos como dependentes no Imposto de Renda. Neste caso, é importante ficar atento ao rendimento total do dependente que não pode ser superior a R$ 22.847,76 em 2019. A aposentadoria ou pensão deve ser declarada, assim como veículos ou imóveis. Na declaração é possível deduzir gastos como as despesas médicas. O importante é ficar atento e declarar todas as informações. A omissão ou inconsistência de algum dado pode gerar problemas com a Receita Federal.
Para outros dependentes, como cônjuge, companheiro (a), filho ou enteado, também existem regras específicas e definidas pela Receita Federal e que precisam ser seguidas durante a declaração.   

Atenção com o prazo 
O contribuinte que entregar a declaração depois do dia 30 de junho terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 ou o valor máximo que corresponde a 20% do imposto devido. 

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Saiba como customizar um porta-retrato para o Dia dos Namorados

Crédito: Denise Emery


Técnica em pincéis da Condor, Denise Emery, ensina como personalizar um porta-retrato para a pessoa amada

O Dia dos Namorados se aproxima e com ele os românticos de plantão tem a oportunidade de demonstrar o seu amor mesmo que a distância. A técnica de pincéis da Condor, Denise Emery, ensina como personalizar um porta-retrato e surpreender a pessoa amada com uma lembrança especial.        
   

Você vai precisar:
  • Porta-retrato em MDF, papelão ou papel para cartonagem;
  • Tintas acrílicas nas cores: creme, vermelho fogo, púrpura, arandano e preto;
  • Pasta de Modelagem;
  • Rolo de espuma Condor liso Ref. 982;
  • Espátula Condor Ref. 503;
  • Batedores de espuma Kit Ana Bolinha Condor Ref. 515;
  • Pincéis Condor : Ref. 424/20, Ref. 425/12 e Ref. 422/00;
  • Pincel Modelador Condor Ref. 104.

Modo de fazer:

1- Utilize o rolo de espuma Condor Ref 982 liso e passe uma demão de tinta creme e espere secar. Caso necessário, passe uma segunda camada;



2- Escreva com um lápis a palavra LOVE;



3- Com a espátula Condor Ref. 503 aplique a pasta de modelagem por toda a peça;



4- Antes de secar, use o pincel modelador Condor Ref. 104 sobre o nome retirando a pasta;



5- Use os batedores de espuma do Kit Ana Bolinha Condor Ref. 515 com a pasta de modelagem e faça círculos sobre toda a peça. Antes de secar, faça movimentos em espiral com o pincel modelador 104. Aguarde a secagem;



6- Com o pincel Condor Ref. 424/20, pinte toda a peça na cor creme. Aguarde a secagem;



7- Use o batedor de espuma pequeno e faça círculos entre os desenhos com textura nas cores creme e vermelho;



8- Use o pincel Condor Ref. 425/12 e pinte os círculos feitos com os batedores de espuma mesclando as tonalidades de vermelho, creme e preto;




9- Com o pincel Condor Ref. 422/00, faça os acabamentos, arabescos, folhas e contorne o nome LOVE;




10- Depois de seco, é preciso proteger a peça com o verniz desejado.Use o verniz acrílico, aplicando o pincel Condor Ref. 424/20.




Condor
http://www.condor.ind.br/ / SAC: 0800 47 6666



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