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sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Ano Novo, Emprego Novo: como conquistar um trabalho através das redes sociais


Nas mídias sociais profissionais, perfil estruturado atrai recrutadores e oportunidades


Para muita gente – mais especificamente 12,5 milhões de pessoas –, 2019 não foi um ano nada próspero em termos profissionais. Esse é o número de pessoas atingidas pelo desemprego, segundo a última divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a questão.

Se antes a busca por um emprego consistia em bater porta a porta de empresas com a pastinha de currículos embaixo do braço, hoje se apresentar à uma oportunidade está à apenas um clique, através das redes sociais profissionais. Nelas, estão milhões de empresas, recrutadores e, consequentemente, de oportunidades à espera do perfil que melhor se encaixe às vagas disponíveis.

Para começar o ano com o almejado dinheiro no bolso proporcionado pelo trabalho, a especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo, Liliam Leal, fala que o primeiro passo para se destacar é otimizando a estrutura do perfil – o cartão de visitas na rede. “O perfil não é seu currículo, mas sim uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e de apresentação. Você pode usá-lo de forma criativa para conectar pessoas, contar histórias e conquistar resultados”, fala.

Para começar, nome completo e foto que passe seriedade. “Fotos descontraídas, de passeios, cabem para outras redes sociais, não as profissionais”, salienta Liliam.

Ao preencher os campos disponíveis para suas informações, seja o mais completo possível e foque em palavras chaves relacionadas à sua área de atuação. “Assim, quando recrutadores buscarem por aqueles termos, seu perfil aparecerá entre os primeiros resultados”, explica Liliam.

Nessas redes sociais, os amigos são chamados de “conexões”. Escolha conectar-se-com pessoas e empresas que estejam dentro da sua área de interesse para que o networking possa ter êxito.

Veja outras dicas dadas pela especialista para potencializar sua rede social profissional:


Publique conteúdo relevante: Evite “memes”, frases de “bom dia”, “boa noite” e conteúdo viral em exagero. Antes de compartilhar qualquer conteúdo, seja seu ou de outra página, reflita se será algo que irá agregar na rede.

Tendo bons textos postados, aumentam as chances de que eles sejam compartilhados, o que elevam também sua visibilidade e credibilidade.


Escreva artigos: Artigos com temas que estejam dentro de sua área de atuação funcionam como uma eficaz ferramenta de networking que o ajudará a ganhar credibilidade, além de potencializar sua audiência para outros usuários da rede.

Para escrever um artigo atraente ao público, utilize de empatia e pesquise assuntos que suas conexões tenham interesse; faça publicações frequentes (ao menos, uma vez por semana), afinal, quem não é visto não é lembrado; e compartilhe o link da sua publicação  em outras redes sociais para atrair ainda mais usuários ao seu perfil.


Maximize sua rede com vídeos: Há previsões que até 2020, do uso do celular seja com consumo de conteúdo em vídeo. Boas formas de utilizar esse recurso é compartilhando dicas profissionais para as suas conexões, ou trazendo ao debate temas relativos à área, com base em notícias, pesquisas e chamando seus usuários a interagirem, trazendo suas análises sobre o assunto em questão.


Recomendações: Elas são como as referências que as empresas muitas vezes solicitavam aos lugares onde o candidato à vaga já tinha trabalhado. Nas redes sociais profissionais, as recomendações vêm de pessoas com as quais você já trabalhou. Para tê-las, você pode solicitar à colegas que já trabalharam com você que deixem uma recomendação no seu perfil e/ou recomendar as habilidades dele, o que gera reciprocidade na rede.


Participe de grupos relacionados à sua área: Grupos são uma excelente forma de criar visibilidade, com participação ativa e relevante. Ao interagir nos grupos, você se faz conhecido, atraindo mais visitantes e seguidores ao seu perfil.





Liliam Leal -  pós-graduada em Consultoria e Tecnologia Web e especialista em Empreendedorismo pela LDS Business College. A profissional atua com cursos e consultorias para alavancar resultados nas mídias sociais, com foco em Visibilidade e Vendas, e ministra palestras com foco em Marketing Digital e Mídias Sociais.


Mudança de Carreira: Saiba como se preparar para novos desafios


Especialista em Desenvolvimento Humano explica os motivos que levam os profissionais às transições de carreira e mostra que mudanças de ciclo são cada vez mais frequentes


Todos os dias, milhares de profissionais passam por este dilema quanto à carreira: Me decepcionei com a minha área; ainda não sei se essa carreira é para mim; quero abrir uma franquia, mas não em qual seguimento; virei mãe, e agora? São diversas problemáticas que podem se tornar um turbilhão e atrapalhar a profissão atual, o que normalmente é muito comum em alguns períodos da vida. A palestrante e especialista em desenvolvimento humano, Rebeca Toyama alerta sobre fases mais propensas que nos colocam à prova em relação às conquistas pessoais e mostra caminhos alternativos para se redescobrir em 2020. 

Diante do número de novos empreendedores que vem crescendo ano a ano no Brasil, 61,8% relatam que abriram o próprio negócio por verem novas oportunidades de mercado. A transição de carreira é mais comum do que muitos imaginam e está atrelada a percepção pessoal sobre uma determinada profissão, suas decepções pessoais e perspectivas futuras.

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com parceria pela empresa Brands2Life para entender o motivo que a maioria dos profissionais perdem oportunidades de empregos, a razão foi clara: eles têm medo de que o emprego novo seja pior que o atual, além de um outro fator que é a insegurança. A pesquisa aponta também que 26% dos entrevistados consideram que seria essencial um mentor para se espelhar na carreira e assim ajudar na decisão de mudar de cargo ou área, além de 22% gostariam de ter contato com profissionais com um cargo semelhante para saber a realidade da atividade pretendida.

A dica para quem está passando por essa fase é se relacionar com profissionais hábeis que possam ampliar sua visão e seu networking. Ter um mentor como guia para ajudar na hora de replanejar a carreira é algo que pode aumentar as chances de sucesso, além de ser um elemento principal quando for buscar uma inspiração.

Com as relações profissionais cada vez mais voláteis, é comum encontrar profissionais que atuam em duas áreas ou até mais, e vale lembrar que existem períodos na vida que estamos mais propensos a passar por dúvidas. A especialista Rebeca Toyama, alerta sobre os ciclos mais comuns e o que cada fase da vida vem trazer.

“Para entendermos como funciona cada fase, podemos usar como base a antroposofia. Aos 28 anos, vem o desconforto junto ao questionamento sobre o seu papel no mundo; aos 35 anos, podemos observar a cobrança sobre a vocação profissional; em seguida, aos 42 anos, podem surgir dúvidas sobre qual legado você está deixando. ”, explica a especialista.

A mudança de carreira está se tornando um movimento cada vez mais natural, pois os profissionais estão buscando novos desafios, maior estabilidade, conforto financeiro e mais satisfação. Podemos ver dentro do cenário da maternidade a busca por ter um negócio próprio a fim de conseguir manter contato direto com seu filho recém-nascido.

“Empreender costuma ser um bom caminho para as mães que optam por estar mais perto de seus filhos, mas independente da escolha: maturidade, equilíbrio, clareza da relevância de seus papéis e saber o limite de cada um deles, são características que precisarão ser desenvolvidas. Existem diversas possibilidades, mas todas demandarão organização e planejamento.”, ressalta, Rebeca Toyama.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais precisam estar atualizados e a necessidade em se readaptar em outra área pode acontecer. Não existe uma fórmula certeira para se redescobrir, mas o melhor método a seguir é respeitar seus valores, além de ter consciência dos seus talentos.

“É necessário honrar suas experiências e valorizar seu conhecimento. O pior caminho é jogar tudo para cima e começar de novo, ignorando toda sua trajetória”, finaliza, Rebeca Toyama.

A expert preparou 5 dicas para organizar o seu planejamento de carreira de forma mais eficiente:

1- Procure identificar oportunidades nas quais seus conhecimentos e experiências sejam valorizados;

2- Considere que sua carreira passará por várias mudanças além da atual;

3- Não deixe que os modismos te afastem de seu propósito;

4- Humanize sua atuação profissional para não ser trocado por um robô;

5- Analise as possibilidades de forma consciente, na emoção nem sempre fazemos boas escolhas. Lembre-se que qualquer opção trará ônus e bônus.
 





Rebeca Toyama - palestrante especialista em planejamento de carreira e educação financeira. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Colunista do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.


Poupar é a melhor saída para um 2020 saudável financeiramente


Em períodos conturbados de instabilidades econômicas, os brasileiros precisam controlar os gastos altos


Com a proximidade do período de férias e festas de final de ano, é inevitável o surgimento de gastos extras como a revisão do carro, viagens e compras de natal,  além das contas regulares que não param para dar um alívio no saldo. Em janeiro, o pagamento dos impostos de IPVA e IPTU e a compra de material escolar são acrescentadas ao orçamento dando início a um novo ano com mais despesas adicionais. Ou seja, o consumidor precisa estar atento para não se endividar ou perder o controle sobre as finanças neste período.

Para o economista e professor do ISAE Escola de Negócios, Pedro Salanek, o ideal é que as famílias passem por uma adequação e organização de seu planejamento financeiro. “Deve-se buscar uma reavaliação daquilo que é suficiente para aquisição, tanto de bens de consumo como também dos bens duráveis. Um controle antecipado daquilo que poderá ser gasto é obrigatório de tornar-se realidade nesse período, isso envolve inclusive uma mudança de cultura e disciplina financeira do brasileiro. A questão não é quanto ganha, mas sim quanto gasta”, afirma o professor.

O início de ano, possui uma série de tributações e despesas: IPTU, IPVA, material escolar e o cartão de crédito utilizado no mês anterior são os principais vilões, por isso, Salanek alerta que é preciso ter uma visão dos gastos futuros e segurar no freio quando o assunto é gastar. “Poderíamos até imaginar como se fosse uma despesa antecipada e já guardar dinheiro pra ela agora. O planejamento financeiro deve ser de médio prazo, ou seja, não podemos nos programar apenas com os valores gastos no momento e sim com aquilo que gastaremos nos próximos meses. Se não tiver previsão suficiente de recebimento de recursos no futuro, não terá como honrar esta previsão do pagamento das despesas”, coloca.

O planejamento é a saída para não ser surpreendido nestes períodos de maior consumo. Por isso, criar uma planilha com os gastos é necessário para ter tudo sob controle. Ter uma reserva para equilibrar as finanças, pode sim ser uma saída, pois reter uma pequena fonte por mês, não pesa no bolso e ajuda em situações críticas. “Quando você recebe o dinheiro, automaticamente um percentual deve ser separado dos gastos diários como reserva mesmo. Deve ser guardado em uma conta que você não movimenta rotineiramente (poupança, por exemplo) e considerar como se fosse um pagamento efetuado. Comece a fazer isso com 3%, 5% daquilo que você ganha, e quem sabe no futuro você estará aumentando essa alíquota”, finaliza Salanek.

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