Adquirir um carro é o sonho
de grande parte da população, mas também é sinônimo de responsabilidade. O
proprietário precisa estar atento ao bom funcionamento do automóvel, as
revisões necessárias, serviços de manutenção, entre outros pontos essenciais
para não colocar em risco a vida das pessoas nas ruas e rodovias. Entretanto,
há uma questão essencial sobre o setor automotivo que poucos motoristas prestam
atenção: a necessidade de fazer um recall, ou seja, a importância da troca de
peças após identificação de defeitos de fabricação .
Os números realmente são
preocupantes. De acordo com levantamento do Procon-SP, apenas em 2018 foram
chamados mais de 2 milhões de veículos para realizar algum conserto ou troca de
peças, mas apenas 15% deles atenderam ao chamado das fabricantes. Além disso,
estimativas do mercado apontam que aproximadamente 22 milhões de carros que
estão em circulação no Brasil precisam passar por este procedimento. Esta situação
gera uma “bomba-relógio”, elevando o risco de acidentes graves nas ruas e
rodovias do país.
Atualmente, as montadoras
realizam o chamamento de veículos com anúncios de utilidade pública em meios de
comunicação, como TV, jornal e rádio, e em seus canais na Internet. Contudo,
esse tipo de comunicado exige comprometimento das pessoas. Se elas não
visualizarem as campanhas, não irão saber que seus carros possuem defeitos que
podem ocasionar graves acidentes. Ainda que seja consagrada ao longo das
décadas, essa estratégia apresenta resultado pouco eficaz: o índice de retorno
sempre é abaixo dos 20%.
Dessa forma, o número de
carros que precisa passar por algum procedimento de conserto ou troca de
equipamentos aumenta consideravelmente a cada ano – e o risco de acidentes e
mortes no trânsito cresce na mesma medida. Ainda que seja um serviço gratuito à
população (e extremamente necessário), as notícias referentes a recall não
costumam chamar a atenção das pessoas como as referentes à legislação de
trânsito, lançamento de veículos e tributos a pagar, por exemplo. É preciso
encontrar uma forma de fazer essa mensagem chegar aos interessados de forma
rápida e clara.
É justamente neste ponto que
a tecnologia mostra-se uma aliada importante. Hoje, existem diversas plataformas
e aplicativos que facilitam o dia a dia dos motoristas, trazendo desde
informações básicas do carro e do condutor até facilitando a compra e venda de
veículos. Portanto, já existe no mercado um recurso parecido relacionado ao
recall, informando a pessoa quando seu automóvel for chamado para este
procedimento e mostrando a concessionária mais próxima para isso. Ele não
precisa mais ficar pesquisando notícias; agora, o aplicativo faz um alerta
sempre que necessário.
Quando compramos um carro,
esperamos que ele funcione dentro do esperado e não precise passar por um
recall para a troca de equipamento. Contudo, por mais inconveniente que seja,
esse procedimento é importante demais para ser negligenciado ou ignorado pelos
motoristas. Até porque não precisamos mais ler notícias e pesquisar bastante
para saber se um determinado carro está com recall pendente. Agora, tudo isso
pode estar literalmente na palma de nossa mão.
Vinicius Melor - CEO do Papa
Recall - Aplicativo que avisa o motorista se o automóvel
cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças.