Os desafios da
gestão pública hoje dizem respeito a dois tipos de demanda: de um lado, a
sociedade que exige mais eficiência e de outro a atuação dos órgãos de
controle, que exigem do agente público o domínio das regras e procedimentos que
conduzem a atuação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Educação em Gestão
Pública (Ibegesp), movidos por esses dois polos de pressão, o grande desafio
atual dos administradores públicos é saber como entregar o que a sociedade
deseja mantendo os padrões exigidos pela lei.
Para o
professor de direito administrativo do Ibegesp,
Carlos Toledo, o gestor público ideal é aquele que consegue compreender a
missão a ser cumprida e realizá-la da melhor forma possível, com os meios que
tem à disposição. “Quem atua na administração sabe que esses meios são muitas
vezes escassos ou mal distribuídos. Portanto, trata-se de alguém que possui capacidade
de liderança, autoridade e, sobretudo, conhecimento. Sem conhecimento não é
possível liderar nem exercer autoridade”, afirma.
Entenda os cinco principais desafios
da administração pública:
1 - O que fazer. Item definido pelo escalão governamental,
que determinam quais serão as principais políticas públicas a serem adotadas.
Muitas vezes as diretrizes do que fazer são passadas de forma confusa ou
obscura, o que compromete a realização da atividade caso quem for executar
desconheça os procedimentos específicos.
2 - Como fazer. É o que cabe ser definido por todos
os agentes públicos envolvidos na implantação da política pública. Dessa forma,
por mais adequada que seja a decisão tomada pelo escalão governamental, ela
somente será implantada se houver preparo dos agentes administrativos para
tornar efetivas as metas eleitas, especialmente àqueles que têm a função de
liderar as equipes e assumir responsabilidades pelas decisões adotadas no que
tange à resposta ao ‘como fazer’, ou seja, aos gestores públicos.
3 – Conhecimento. É um item dinâmico, pois uma
solução eficiente pode se tornar rapidamente obsoleta. Um procedimento que hoje
é considerado válido, logo é superado por uma mudança da legislação ou da
jurisprudência. Assim, a capacitação é o que mantém o conhecimento em condições
de ser empregado.
4 – Qualidade de recursos humanos. É certamente o principal dos
fatores. E essa qualidade depende basicamente de uma política de recrutamento adequada,
tendo como principal instrumento o concurso público, que deve ser apropriado às
necessidades específicas do órgão ou entidade que o está promovendo; de uma
política de formação e aperfeiçoamento, o que, aliás, é exigência
constitucional (art. 39, § 2º da Constituição Federal); e de uma política de
conservação desses recursos, que envolve aspectos remuneratórios, de mobilidade
funcional e que também passa pela capacitação, pois o servidor deseja crescer
na instituição e com a instituição.
5 – Resultados. A qualidade de uma gestão pública
geralmente é medida pelos resultados que obtém e a principal matéria-prima para
a boa gestão é o conhecimento, pois a existência de recursos humanos e
materiais somente gera resultado se houver conhecimento do gestor sobre a
melhor maneira de utilizá-los.
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