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sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Dia Mundial da Alimentação: ONGs incentivam mudança no prato para sistema alimentar mais sustentável

Organizações de defesa animal e do clima alertam para ineficiência e impactos da produção atual de comida enquanto 50 milhões de brasileiros vivem em insegurança alimentar grave ou moderada

 

Criado para refletir sobre a realidade da fome, da segurança alimentar e nutricional e da necessidade de refeições saudáveis, o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, está na pauta de ONGs nacionais e internacionais que defendem a mudança para um prato sem produtos de origem animal como forma de tornar o sistema alimentar mais sustentável.

Neste ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), responsável pela criação da data, aposta em uma campanha com o tema enfatizando que “as nossas ações são o nosso futuro”, algo que vai ao encontro do que defendem a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a Sinergia Animal Brasil, a Million Dollar Vegan e o movimento Plant Based Treaty.

“Repensar as cadeias de produção de alimentos e nossas escolhas alimentares diárias é o primeiro e importante passo para a transformação dos sistemas alimentares atuais em sistemas mais eficientes que utilizem menos recursos naturais, produzindo mais calorias e nutrientes que garantam segurança alimentar. Acreditamos que a mudança de protagonismo da base proteica animal para a vegetal é o primeiro grande passo para que isso aconteça”, destaca a nutricionista e diretora de campanhas da SVB, Alessandra Luglio.

Para as ONGs representantes da defesa animal, a agricultura próspera, inclusiva, sustentável e com baixas emissões, como deseja a FAO, só será alcançada quando a indústria tornar sua produção condizente com as necessidades do planeta.

O Fórum Animal, que atua há mais de 20 anos na causa, alerta que a agropecuária é um dos principais contribuintes para a mudança climática, com a destruição de florestas, poluição de rios e mares.

“Estima-se que a produção mundial de carne aumente acompanhando o crescimento populacional e, para acompanhar essa demanda, a terra é desmatada. Mais de 50 mil hectares de florestas são desmatados por agricultores e madeireiros por dia no mundo todo, uma área que equivale a mais de 10 mil campos de futebol é destruída a cada dia só na bacia amazônica. Este desmatamento intenso resulta na perda de habitat para os animais, amplificação dos gases de efeito estufa e interrupção dos ciclos da água”, alerta o gerente de campanhas do Fórum Animal, Taylison Santos.

Só no Brasil, a FAO estima que quase 50 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave ou moderada. A situação é agravada pela pandemia e ocorre ao mesmo tempo em que a produção de carnes no país é gigantesca – segundo o IBGE, só em 2020, a indústria abateu 29,7 milhões de bois, 49,3 milhões de suínos e 6 bilhões frangos no país. A diretora de campanhas da SVB observa que a conta não está fechando e que é urgente a necessidade de mudança dos hábitos alimentares de consumo.

Ao advertir que a produção de carne e derivados de origem animal provoca emissões de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, os três principais gases do efeito estufa, a rede global de grupos de ativistas The Save Movement criou o Plant Based Treaty, um tratado que incentiva as dietas a base de plantas, consideradas mais saudáveis e sustentáveis.

Audacioso, o tratado investe na ideia de acabar com a alteração do uso da terra, degradação de ecossistemas ou desmatamento para fins de exploração animal; fazer uma transição ativa dos sistemas agrícolas de base animal para sistemas alimentares estritamente de vegetais; e recuperar ecossistemas e reflorestar a terra danificada. Para os influenciadores e pessoas que endossam o tratado via site da campanha, essa é a principal forma de frear o problema e evitar aumentos de temperatura acima de 1,5°C, como busca o Acordo de Paris firmado em 2015.  

A ONG Sinergia Animal Brasil afirma que a produção atual de alimentos de origem animal é insustentável, pois está entre as que mais emitem gases de estufa. Inserida em um ciclo perigoso, onde as mudanças climáticas comprometerão a capacidade de produzir alimentos, ela exacerba ainda mais a insegurança alimentar.

"Além disso, não podemos mais ignorar o intenso sofrimento animal causado pela produção de carne, laticínios e ovos", explica a presidente da Sinergia Animal, Carolina Galvani.

A ONG Million Dollar Vegan lembra que, segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, a pecuária ocupa cerca de 83% das terras agrícolas e fornece apenas 18% das calorias no mundo todo. Além disso, a ONG destaca os impactos com desmatamento de florestas para criar áreas de pastagem para o gado e a alta incidência de casos de trabalho escravo no setor. Para a organização, o problema vai além do sofrimento que o animal é submetido em toda cadeia para virar um produto, a questão também é o sistema injusto de produção que explora pessoas, destrói o meio ambiente e consome muito mais recursos do que oferece de retorno nutricional para a sociedade.

“A pecuária é a indústria que mais desmata no Brasil, segundo a ONU, e o setor que registrou mais da metade dos casos de trabalho escravo no país entre 1995 e 2020, de acordo com dados do Governo Federal sistematizados pela Comissão Pastoral da Terra. Para construir um futuro com um sistema alimentar justo, precisamos escolher alimentos que não causem tantos danos ambientais e sociais” afirma Isabel Siano, gerente de campanha da Million Dollar Vegan."

Especialista dá dicas para alimentação saudável na infância

Comer mal pode causar deficiências nutricionais que afetam desenvolvimento infantil


Uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, mas na infância merece atenção maior, já que a criança está em processo de crescimento e desenvolvimento. É neste momento que os pequenos precisam de todos os nutrientes para promover saúde e prevenir doenças.

A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Liliany Faicari, destaca que uma dieta desbalanceada e pobre em nutrientes, normalmente decorre de má alimentação e pode ocasionar deficiências nutricionais que afetam diretamente os aspectos emocionais, intelectuais e físicos do desenvolvimento infantil.

"A alimentação saudável proporciona a manutenção das funções orgânicas necessárias para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, mantendo a atenção, foco, concentração e aprendizagem de forma geral."

A especialista destaca que a alimentação saudável também impacta positivamente o estado emocional da criança. "O consumo de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis podem ajudar nas funções cerebrais e controlar as emoções, impactando o humor e a felicidade da criança", pontua.

Inserir esses alimentos na rotina infantil pode ser um verdadeiro desafio para os pais e familiares, especialmente devido à falta de tempo e à correria do dia a dia. Lililany ressalta que manter uma alimentação saudável não é algo tão complicado. "O tempo que os pais precisam para abrir um pacote de bolacha é o mesmo levado para descascar uma banana", exemplifica.

Ela afirma que o primeiro passo para mudar a dieta da criança deve ser o exemplo. "O indicado é que os pais tenham como base a alimentação natural, evitem ao máximo de industrializados e, pensando em aspectos comportamentais, não tentem substituir amor e afeto por guloseimas. Isso pode prejudicar muito a saúde da criança, verdadeiramente".

A coordenadora na Anhanguera indica 12 passos para alimentação infantil saudável. Confira:

1. Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses;

2. Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos 6 meses;

3. Oferecer água própria para o consumo à criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas;

4. Oferecer a comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do leite materno;

5. Não oferecer açúcar nem preparações ou produtos que contenham açúcar à criança até 2 anos de idade;

6. Não oferecer alimentos ultraprocessados para a criança;

7. Cozinhar a mesma comida para a criança e para a família;

8. Zelar para que a hora da alimentação da criança seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto da família;

9. Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e conversar com ela durante a refeição;

10. Cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação da criança e da família;

11. Oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa;

12. Proteger a criança da publicidade de alimentos.


5 motivos para praticar a filantropia

O Movimento Bem Maior reuniu cinco motivos para mostrar que a hora de agir é agora!

Se você pretende viver em um mundo mais justo, não faltam razões para praticar a filantropia e ajudar a enraizar a cultura de doação na nossa sociedade. Não é nada complicado, basta querer. E a sua participação pode fazer a diferença na vida de muita gente, inclusive na sua.


1) Você faz parte do mundo

Como os dicionários nos mostram, a palavra filantropia significa ‘amor à humanidade’ e ‘generosidade com os outros’. Só o sentido literal já seria um grande motivo para todos entenderem a sua importância. Mas, diante de tanta desigualdade social, é ainda mais clamorosa a necessidade de espalhar a solidariedade. Não vivemos em bolhas nem podemos fechar os nossos olhos, ignorando tudo o que está ao nosso redor. Pelo contrário, temos que exercitar o nosso olhar empático, de nos identificar com a situação de uma outra pessoa e procurar agir para mudar a realidade do nosso país. Existe uma clara interdependência, todos nós somos corresponsáveis pelas situações atuais. A sociedade civil organizada tem um papel central para construir um país melhor.


2) Inúmeras causas precisam do seu apoio

Com a crise da Covid-19, foi necessária a realização de muitas doações emergenciais, como entrega de máscaras e de comida. No entanto, inúmeras causas importantes continuam a precisar de apoio. Em meio a tantos problemas, como escolher uma causa para começar a ajudar? Um bom caminho é identificar as causas que toquem o seu coração. Converse com familiares e amigos, busque informações, pesquise na internet e veja as demandas. Tente escolher um projeto que combine com o seu perfil. Se você gosta de praticar alguma modalidade esportiva, há várias instituições que trabalham com crianças e jovens por meio do esporte e da educação juntos. Se você curte viajar, apoiar projetos que auxiliam refugiados pode gerar uma grande empatia. Olhe para o trabalho daquela pequena organização que atua no seu bairro, você poderá se identificar com ela. Depois de escolher uma causa, procure colocar a doação como uma ação fixa no seu planejamento financeiro mensal. Isso é relevante para que as organizações possam se organizar e manter seu funcionamento mesmo em períodos em que as contribuições são menores.


3) As ONGs fazem um trabalho essencial

As ONGs, apoiadas por vários setores da sociedade, foram protagonistas de muitas ações para socorrer a sociedade durante a pandemia. Atividades extremamente importantes, como a de levar comida a quem precisava, foram noticiadas com maior frequência pelos jornais, TV e internet. O avanço da tecnologia também tornou mais fácil acompanhar as iniciativas das organizações, checar a transparência, e conhecer o impacto gerado a partir das doações. Assim, as pessoas passaram a conhecer mais o trabalho sério e dedicado das entidades, e o reflexo foi o crescimento da confiança da população no terceiro setor. Segundo a Pesquisa Doação Brasil, coordenada pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), a confiança nas organizações, entre os doadores, subiu de 74% em 2015 para 93% em 2020. Já o índice de pessoas que não doam por não confiar nas instituições caiu de 17% para 4% em cinco anos.


4) É possível doar mais que dinheiro

É comum nos depararmos com anúncios de grandes doações no noticiário. No entanto, não devemos associar a imagem de grande filantropo a somente bilionários norte-americanos. Todos podem realizar doações que cabem no bolso, que também transformam realidades.  E é possível doar também de outras maneiras: você pode simplesmente compartilhar um pouco do seu tempo, do seu trabalho e do seu carinho por meio do voluntariado. Essa é uma experiência com um poder transformador. Ao se envolver diretamente nas ações, o voluntário tem a oportunidade de ver, de perto, o impacto gerado pelas ações e tem a chance de receber, como agradecimento, um abraço ou ganhar um sorriso da pessoa beneficiada.


5) Construir um legado positivo

Precisamos sempre lembrar que somos efêmeros e que no nosso dia a dia construímos um legado para deixar para as próximas gerações. A partir de nossas ações, servimos de exemplo para os nossos filhos e netos. Gestos atenciosos e simples de um pai ou uma mãe representam importantes lições. Ao tratar as outras pessoas sempre com respeito, mostra-se às crianças que ninguém é melhor do que ninguém. Ensinar que doar uma roupa é uma forma de ajudar alguém que esteja precisando, e não porque o item é uma sobra, significa transmitir uma valiosa orientação. Deixar de utilizar o seu carro particular quando possível para não deteriorar ainda mais a condição climática significa outra lição. Para deixarmos um mundo melhor como herança, é importante agir agora e também plantar as sementes para o futuro.

 


Carola Matarazzo - Diretora executiva do Movimento Bem Maior

 

Como promover a campanha Outubro Rosa nas empresas

O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. As organizações têm aderido cada vez mais ações em prol da campanha nas empresas. Dessa forma, promovendo mais informação aos colaboradores.

Esta é uma campanha relativamente nova no Brasil, pois ganhou destaque em 2008. A partir daí, tivemos diversas marcas aderindo a ideia e divulgando ações de conscientização. E isso é muito importante, pois mesmo com a intensificação da informação, milhares de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. Só em 2020 foram diagnosticados 66.280 novos casos no Brasil, com maior taxa de incidência e de mortalidade nas regiões sul e sudeste, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Estes dados são fundamentais, pois é possível entender a importância de propagar informação e incentivar o cuidado com a saúde feminina. Pois quanto antes for diagnosticada a doença, as chances de cura são maiores.

Pensando nisso, é fundamental incentivar o autocuidado das mulheres que trabalham na sua empresa, e impactando também mulheres do convívio dos colaboradores.

Trabalhar ações de incentivo, saúde e autocuidado é muito importante e tem suas vantagens, beneficiando a própria empresa. Dessa forma, promover esse tipo de ação gera principalmente:

Bem-estar no ambiente de trabalho;

Melhoram a autoestima do trabalhador;

Reduzir as faltas e afastamentos;

Geram mais engajamento;

Aproximam as pessoas por meio da empatia;

Humanizam as ações tomadas pela gestão.

Engajar os colaboradores nessas ações impacta dentro e fora da empresa, nas relações dos colaboradores com a comunidade e a família de cada um deles.

Apenas enviar e-mails ou colar cartazes na empresa não surtem tanto efeito. Por isso, criar ações é tão importante, pois a ideia central da campanha de outubro rosa nas empresas é esclarecer para os colaboradores sobre sintomas e exames preventivos da doença. E, claro, incentivar a realização periódica de exames.

Por isso, pensar em meios de envolver os colaboradores é muito importante. Dessa forma, veremos agora formas que você pode adotar para promover a campanha do Outubro Rosa.

A campanha dura todo o mês de outubro, mas você pode optar por fazer um dia D de ações ou fazer algumas durante esse período. Veja alguns meios de engajar seus colaboradores e conscientizá-los:

Realize palestras com profissionais. Esta é uma das opções mais práticas e usadas, trazer  profissionais da saúde para esclarecer pontos importantes como:

A doença em si;

O que pode provocá-la;

A importância do diagnóstico precoce;

Como deve ser realizado o autoexame;

Quem precisa fazer mamografias.

Esses assuntos somente um profissional pode tratar com maior clareza e tirar dúvidas a respeito da doença. Vale lembrar também que, falar sobre o assunto torna-o mais comum às pessoas, deixando de ser um tabu.

Para contribuir ainda mais com o assunto, convidar alguém que já enfrentou a doença pode ajudar bastante.  

Envie cartas às mulheres da empresa. Receber cartas faz bem a qualquer pessoa, por isso uma boa ideia é escrever cartas às mulheres da empresa dizendo o quanto elas são importantes e incentivando o autocuidado. Mas além disso, você pode organizar para que a empresa toda escreva cartas para mulheres que estejam em tratamento decorrente ao câncer de mama. É possível entrar em contato com o hospital de referência e para conseguir enviá-las mesmo sem conhecer as pacientes.

Promova doações a uma ONG ou instituição que combate ao câncer de mama. Boas ações são ótimas ações para promover uma causa. Organizar doações na empresa pode ser uma ação para ser agregada à campanha promovida pela organização.

Vale a pena entrar em contato com as instituições para saber que tipo de doações eles podem estar precisando. Os tipos de doações neste período geralmente são de:

Dinheiro, para custear o enfrentamento da doença;

Mechas de cabelo, para confeccionar perucas para mulheres que estão passando por tratamento;

Lenços e turbantes para amarrar envolta da cabeça;

Itens de primeira necessidade e alimentos.

Promova o dia casual rosa

Escolher um dia e peça para que toda a empresa use algum item rosa, boné, camisas, sapatos, adereços e etc. Essa é uma ótima forma de promover a campanha do Outubro Rosa nas empresas. Além disso, você pode distribuir laços da campanha, assim, mesmo quem não tenha peças rosas será incluído na ação.


Decore a empresa

Uma outra ideia é decorar e adicionar uma iluminação rosa. Dessa forma mostra que a empresa está preocupada com a saúde das mulheres e deixa todos os colaboradores mais no clima da campanha.

Essa ação é bem mais interessante se agregada com outras, pois a campanha é bem mais que usar a cor rosa. Como dito anteriormente, é informar, incentivar os exames e o autocuidado, é sobre a saúde feminina e zelar pelos colaboradores.

Pensar nessas atividades é uma forma de, além de tudo, fortalecer a cultura da sua empresa. Mostrar interesse pelas pessoas é um ato de empatia e é essencial para humanizar a marca empregadora. Assim, seus colaboradores ficam felizes e as pessoas de fora terão um impacto positivo a respeito da imagem da instituição.

 


Thaisa Batista - Graduada em Administração pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos. Curiosa por soluções que pudessem otimizar a produtividade de selecionadores e melhorar a experiência de candidatos, fundou o Abler para ajudar a desenvolver o mercado de R&S, trazendo agilidade e efetividade nos processos seletivos.


"A medicina me ensinou que é possível tratar com remédios e tratar com amor"

Neste Dia do Médico, conversamos com profissionais que vivenciam a medicina com alegria e dedicação, apesar dos desafios da pandemia de Covid-19


O amor e a medicina caminham de mãos dadas. Essa é a perspectiva de muitas crianças e jovens que sonham em dedicar suas vidas a cuidar de outras pessoas. E a experiência diária de médicos que encaram a rotina em consultórios e hospitais já há alguns anos. Como é o caso da Dra. Vivian Milani, radiologista com especialização em mama da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde.

“Quando o paciente está seguro e feliz, ele é capaz de melhorar o seu sistema imunológico”, observa Vivian. E a médica tem razão. Estudos de função imunológica, conhecidos como psiconeuroimunologia, constataram que a proteção do corpo está diretamente ligada a fatores psicossociais. Mas, muito além dos benefícios clínicos, olhar para o paciente com empatia e desejar oferecer a ele melhor qualidade de vida são traços fundamentais para quem pretende dar seus passos na medicina.

Não à toa o Dr. João Henrique Kolling, médico de família, presidente da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade, e membro da Doctoralia, escolheu a especialidade na qual atua. “A Medicina de Família e Comunidade permite acompanhar o paciente ao longo de sua vida, estabelecendo um vínculo médico-paciente muito forte. A possibilidade de atender crianças e adultos, fazer o pré-natal e acompanhar uma pessoa no fim de sua vida, por vezes em visitas domiciliares, é muito recompensadora”.

A relação médico-paciente, inclusive, pode ser vista por muitos como meramente condicionada a ocasiões de diagnósticos de doenças, mas fazê-la progredir para um vínculo de confiança e carinho também está entre os requisitos do bom médico.

“Alguns pacientes precisam simplesmente de alguém que os ouça com atenção e os trate com carinho. Muitas vezes precisamos cuidar do outro da melhor forma, mesmo quando não estamos nos nossos melhores momentos”, pondera o Dr. Bernardo Noya, cardiologista do Hcor – hospital multiespecialista em São Paulo.

Ao que é complementado por Kolling, “a medicina ensina a nos colocarmos no lugar dos outros e aprender com a experiência dos outros”.

E os aprendizados dos últimos anos foram intensos. Quando a pandemia de Covid-19 bateu à porta, em março de 2020, o medo do contágio pelo vírus e da transmissão a familiares acometeu, sobretudo, os profissionais de saúde. Médicos das mais diversas especialidades se viram imersos em uma nova realidade, ainda mais exaustiva e de inseguranças.

Mas o cenário tinha outro impacto preocupante além da Covid-19: o descuido de seus pacientes em relação às outras patologias. “Nosso maior desafio foi fazer com que as pessoas que estavam em tratamento antes, voltassem a se tratar, e também a retomada dos exames de rotina, porque o diagnóstico precoce é a chave para a maior chance de cura de muitos diagnósticos, inclusive os de câncer”, relembra Vivian.

Já no último trimestre de 2021, com o avanço da vacinação em todo o Brasil, o desafio da retomada ainda é real e algumas doenças passarão por um pico preocupante de diagnósticos avançados ou tardios. “O número de pacientes que apresentam alterações palpáveis de nódulos mamários aumentou e, consequentemente, o número de casos, por não terem sido diagnosticados com rastreamento precoce”.

Apesar disso, a expectativa dos três para o futuro é otimista. Para Noya, a pandemia mostrou que as pessoas mais saudáveis e mais bem cuidadas têm maior capacidade de resistir a doenças inesperadas, como a Covid-19. Por isso, as pessoas devem começar a se cuidar mais e ter um melhor acompanhamento da saúde, para, assim, estarem mais saudáveis. “Acredito que tenhamos oportunidade de fazer mais promoção de saúde e menos tratamento de doenças já existentes”.

E, como futuro e tecnologia são termos complementares, na medicina a realidade não seria diferente. A telemedicina, por exemplo, é vista com bons olhos pelos profissionais, mesmo com algumas ressalvas. “Já atendi pacientes no Brasil inteiro com a telemedicina e é possível fazer. Na minha visão, ela é superimportante e veio para ficar. Acho que com o tempo, os atendimentos vão melhorar e eles serão utilizados cada vez mais”, prevê a radiologista da Fidi.

“Temos que avançar ainda na validação e disseminação de recursos de exame físico remoto e na definição de critérios que determinem a necessidade do cuidado presencial, mas, em 2 anos, se desenvolveu uma gama de experiências que demonstram como essa ferramenta pode aumentar o acesso, facilitar o contato dos profissionais e pacientes”, defende Kolling.

Além dos teleatendimentos, outras novidades tecnológicas são aguardadas para beneficiar pacientes em tratamentos e diagnósticos. Sem substituir, é claro, o olhar nos olhos, a escuta atenta e o amor, que humanizam e fazem valer a verdadeira medicina.


CATHARINE HILL REALIZA SUA PRIMEIRA FEIRA ON LINE NO DIA 18 DE OUTUBRO

Evento, totalmente gratuito, foi criado para o participante ter toda experiência de uma Feira Presencial

 

Com o objetivo de oferecer uma imersão nas novidades do segmento, a marca de maquiagem Catharine Hill, realizará no dia 18 de outubro a sua 1ª Feira Online, a Beauty Hill, um evento totalmente gratuito, com vários workshops (ver programação abaixo), sorteios e a presença da maquiadora e influencer Pri Lessa, que também apresentará suas técnicas em um workshop.

Essa foi a forma que a marca encontrou para se manter próximo do seu público, já que estamos indo para o segundo ano sem grandes eventos e encontros, e também para comemorar o seu Aniversário de 39 anos.  

A Beauty Hill começará às 10h, encerrando-se às 18h, e serão 8 horas de muito aprendizado voltados para maquiadores, amantes da maquiagem, influenciadores e, também, lojistas, que conhecerão, em primeira mão, os lançamentos da Coleção Angel Wings, assinada pela maquiadora e influencer Pri Lessa.  Serão workshops, muitos sorteios e bate papo com o corpo técnico da marca.

Tudo foi criado para o cliente se sentir em uma feira de verdade. “A nossa programação foi pensada com muito carinho, com o objetivo de compartilhar experiências e atualizar os CHLovers das nossas novidades e tendências”, explica a diretora da marca, Sra. Julia Benedetti.

 Veja a programação dos workshops:

Das 10h15 às 11h45 - “MAKE ORIENTAL: COMO VALORIZAR E ACERTAR NA MAQUIAGEM” com o técnico Leonidas Ishikawa.

Das 12h às 13h30 - “COMO NÃO PERDER A FIXAÇÃO DA MAKE DA NOIVA” com Fabricio Duque.

Das 13h45 às 15h10 - ‘APRENDA A VALORIZAR SEU OLHAR COM PRODUTOS DA SUA NECESSAIRE’ com Allison Graeff.

Das 15h30 às 17h - PELE BLINDADA COM TODA A LINHA ANGEL WINGS E OS LANÇAMENTOS’ com Pri Lessa. 

Das 17h15 às 17h50 – Bate papo com a Pri Lessa, momento em que ela vai falar sobre os lançamentos, assinados por ela, suas maiores inspirações e referências, os desafios para desenvolver uma linha, entre muitos outros temas. 

18h - Encerramento

 

Para participar do evento basta se inscrever   no link, https://materiais.catharinehill.com.br/evento-beauty-hill, lembro que tudo é GRATUITO.

MUITAS VANTAGENS – Além de participar de inovadores workshops, os participantes também terão outros benefícios durante a Beauty Hill.  QR Codes foram criados para beneficiar todos os participantes. Esses QR CODES estarão na tela com os temas: “Cursos aqui”, “Loja Online” e “Revendas Aqui”. Todos com muitos descontos.

É com essa programação variada e cheia de vantagens, que a marca Catharine Hill quer comemorar seu aniversário, com muitas oportunidades e aprendizado, sempre ao lado do seu consumidor, seja ele final ou comercial.

 

Serviço

www.catharinehill.com.br

@catharinehill

 

Shopping Frei Caneca recebe exposição interativa "Da porta pra dentro"

Cenários e esculturas hiper-realistas captam cores e detalhes da periferia

 

Uma visita ao mundo colorido e cheio de detalhes da periferia. Essa é a experiência que o Shopping Frei Caneca oferece a seus clientes até o 31 de outubro com a exposição "Da porta pra dentro". Assinada por Baleia e Kuêio, a mostra traz cenários interativos e esculturas hiper-realistas que convidam os clientes a transitarem entre as polaridades.

A partir de materiais reutilizados como caixas de pizza, latas e fios, entre outros, o artista Baleia criou 15 mini cenários fictícios (dioramas). Sua inspiração surge do cotidiano paulistano cercado por comunidades, pela intervenção de pichadores e pelas fachadas degradadas pela ação do tempo.

Já Kuêio, com seu estilo cartoon, retrata com humor o dia a dia das cenas urbanas. Nos murais interativos, seu personagem principal, o Kuêio, aparece interagindo com a cidade e com outros personagens.

Para quem adora fotografar e compartilhar os cliques com amigos e seguidores no Instagram, essa é uma ótima oportunidade para brincar entre o mundo físico e o digital.

A atração gratuita, que conta com o apoio das empresas Paris 68, Posca, Acrilex, Outback e Go Over, está localizada no 2º piso do empreendimento.

 

EXPOSIÇÃO GRATUITA
Serviço
Exposição
Período:
 Até 31 de outubro
Local: Shopping Frei Caneca – Piso 2
Horário: De segunda a sábado das 10h às 22h. Domingos e feriados das 12h às 20h. entrada gratuita.
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César
Informações: (11) 3472-2075 - www.freicanecashopping.com.br

 

Fotografia no celular: Escola para Criadores oferece curso gratuito de fotos de comida

Com aulas às terças e quintas no canal do YouTube, Beabá do Conteúdo Culinário ensina o passo a passo de como criar imagens impactantes dos pratos e receitas para uso nas redes sociais

 

A Escola para Criadores, primeira plataforma de educação e mentoria do país voltada à pequenos e médios empreendedores do setor gastronômico, inicia neste mês uma série de aulas gratuitas de fotografia e conteúdo culinário voltada para iniciantes. Com o uso exclusivo do celular, o Beabá do Conteúdo Culinário é apresentado pelo especialista e fundador da plataforma, Betto Auge (@bettoauge), que utiliza técnicas simples para ensinar os alunos a criar imagens impactantes das fotos de comida e gerar desejo no consumidor.

 

“Descomplicamos os conceitos da fotografia para que qualquer pessoa com um smartphone possa reproduzir as técnicas ensinadas no curso, independentemente do modelo ou tipo de aparelho”, explica Betto Auge. “O conteúdo é bastante inclusivo e foi pensado para empoderar pequenos empreendedores e iniciantes na área de criação de conteúdo gastronômico”, completa o especialista. As aulas do Beabá do Conteúdo Culinári acontecem entre até o próximo dia 5 de novembro, sempre às terças e quintas-feiras, com transmissão ao vivo a partir das 17h00. Para participar, acesse o site https://bettoauge.com.br/be-a-ba-do-conteudo.

 

Sobre a Escola para Criadores

Com mais de 1.500 alunos do Brasil e exterior, a Escola para Criadores é a primeira plataforma de educação e mentoria do país voltada à pequenos e médios empreendedores do setor gastronômico. Dividida em três pilares – fotografia culinária, food styling e estratégia digital -, a metodologia desenvolvida pelo criador de conteúdo culinário e fundador da plataforma, Betto Auge (@bettoauge) utiliza técnicas simples e conteúdo didático para ensinar os alunos a criar imagens impactantes das fotos de comida e gerar desejo no consumidor, alavancando as vendas do negócio. Para se tornar aluno e ter acesso a todo o conteúdo da plataforma, acesse o site https://www.escolaparacriadores.com/.


Rodas gigantes na capital paulista contam com experiências inéditas no Brasil e são opções para aproveitar a vista panorâmica da cidade

Com direito a jantares deslumbrantes e a companhia de animais de estimação, as rodas gigantes voltam a cidade de São Paulo e entram no roteiro de passeios imperdíveis


Com o retorno gradativo dos eventos presenciais, a vista panorâmica da cidade de São Paulo virou uma atração imperdível, seja de mirantes, prédios altos ou até mesmo de rodas gigantes - passeios que voltaram a bombar na cidade e são ótima opção para roteiros em família, amigos ou com o seu par romântico.

Na Sympla, marketplace de eventos e conteúdos digitais, rodas gigantes espalhadas por São Paulo contam com opções gourmets, incluindo refeições especiais nas alturas ou até mesmo gôndolas que aceitam a companhia de animais de estimação durante o passeio.

Confira a seleção de rodas gigantes disponíveis na Sympla:

Roda Gigante Brasil no Shopping Anália Franco

Nesta temporada, os visitantes podem optar por um passeio tradicional, com quatro voltas; uma gôndola VIP, com espumante e castanhas em um passeio de 30 minutos para até 6 pessoas; ou até mesmo em uma experiência com o seu pet, em uma gôndola com segurança especial.

Data: Até 24 de outubro

Local: Shopping Anália Franco - Av. Reg. Feijó, 1739, São Paulo - São Paulo

Ingressos: Entre R$15,00 e R$40,00 por pessoa para passeios tradicionais ou pet friendly ou R$270,00 para gôndola VIP com até 6 pessoas.

Onde comprar: Gôndola VIP ou Passeio tradicional ou com pet


Grand Amour 2021

Na Grand Amour, os convidados poderão vivenciar um passeio único, com vista para a icônica Ponte Estaiada e aproveitar um jantar especial com um menu assinado por um renomado chef que já atuou em casas no Brasil e na Europa. A refeição será servida dentro das 24 gôndolas da Grand Amour, a 36 metros de altura, ou ao redor da roda gigante em sofisticada varanda gourmet.

Data: Até 14 de novembro

Local: Parque Estaiada - Rua Ulysses Reis de Mattos, 230, São Paulo - São Paulo

Ingressos: Entre R$190,00 e R$650,00

Onde comprar: https://bileto.sympla.com.br/event/68772

 

Por que bloqueadores sanitários são mais eficientes e menos nocivos do que aerossóis?

Devido a sua diferenciação na categoria de produtos, os bloqueadores de odores sanitários se destacam dos produtos convencionais e não específicos para a função no mercado. Pedras sanitárias ou difusores não têm a mesma atuação, tampouco os aerossóis, que na realidade servem para odorizar outros ambientes - além de poderem conter ingredientes tóxicos e serem nocivos à saúde.

Por isso, é preciso ter conhecimento das razões para se optar pelo uso de bloqueadores sanitários e melhorar a qualidade de vida.


1 - Aerossóis e aromatizantes possuem inúmeros produtos químicos

Desde 2010, a Associação Internacional de Fragrâncias utiliza um levantamento com mais de 3.100 produtos químicos que são usados pela maioria dos fabricantes de aerossóis e aromatizadores de ambiente industrializados. Nessa lista estão contemplados agentes cancerígenos, desreguladores endócrinos, elementos que causam alergia, entre diversos insumos nocivos à saúde. Na fórmula de uma fragrância pode haver mais de 100 produtos químicos listados acima.


2 - São produtos nocivos à saúde

Em geral, os produtos químicos utilizados nas fragrâncias de aerossóis são mais prejudiciais a mulheres, gestantes e crianças. Nas grávidas percebeu-se que o contato com purificadores de ar e sprays aerossol estão associados a dores de cabeça e depressão nas mães, e nos bebês infecções de ouvido e diarreia.

É preciso ficar atento ao equilíbrio hormonal, causando efeitos significativos sobre a saúde reprodutiva, em especial às mulheres, que têm de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver alergias a fragrâncias do que os homens. Nas crianças, estudos apontam mais tendência de dermatite de contato alérgica.


3 - Odorizadores como alternativa

Visto os malefícios, o ideal é evitar a exposição as substâncias tóxicas, trocando o aerossol por odorizadores sanitários, ou ainda, usar de artifícios como um perfume diferenciado para o ambiente, flores e manter às janelas abertas. Ademais, a fórmula dos odorizadores sanitários contém óleos essenciais naturais, ingredientes atóxicos, que efetivamente eliminam as bactérias do vaso sanitário, sendo a melhor opção para evitar e eliminar o mau cheiro.

*Guto Cunha é Gerente de Marketing da FreeBrands, empresa criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô (primeiro bloqueador de odores sanitários do país), Free Wipes (lenços umedecidos antissépticos) e Free Bite (para alívio da coceira e desconforto causado por picadas de insetos).

 

 

Guto Cunha - gerente de marketing da FreeBrands

FreeBrands

https://www.freebrands.com.br

 

Folclore brasileiro sob uma nova perspectiva

Floresta Amazônica é cenário de fantasia infantojuvenil escrita pela paulista Tatiana Corrales; preservação ambiental e tradições indígenas recheiam a aventura


Divulgação
Elena é o nome do meio da escritora Tatiana Corrales e não coincidentemente originou o título do lançamento literário da paulista. Elena e o Resgate do Pequeno Xugo é uma fantasia infantojuvenil que ficou por dez anos guardada apenas na mente da autora e, agora, apresenta o folclore brasileiro sob uma nova perspectiva para crianças a partir de oito anos.

Noções de preservação ambiental, tradições indígenas e vocábulos estrangeiros apareceram na narrativa. Isso porque a protagonista, no auge dos dez anos, deixa Nova Iorque, onde mora com o pai, para passar férias na casa dos avós maternos na Floresta Amazônica, no Brasil. Além de enfrentar o choque cultural, algumas circunstâncias inesperadas levam Elena a descobrir que histórias sobre o folclore brasileiro são surpreendentemente verdadeiras.

Três novos e inusitados amigos abrem a mente da protagonista para todas as aventuras que ela pode viver durante as férias. Junto com o mico-leão-dourado, uma debochada saci-pererê e um boitatá, ela descobre segredos sobre seu passado e de sua mãe, que faleceu quando ainda era bebê. Em meio aos conflitos e incertezas de quem realmente é, Elena ainda vai enfrentar os malignos curupiras para resgatar o pequeno indígena Xugo.

As lágrimas escorriam sobre minhas bochechas e eu sentia vergonha por isso. Kaue não se abalou e continuou:
– Bobagem, Elena! Aceite a sua origem. Você pode não ter poderes, mas “normal” você não é! Só pelo fato de você ser filha de um ser natural, você já é uma de nós.
Eu ainda chorava e nem sabia exatamente o motivo. Só sentia uma dor no peito e muita vontade de me jogar na minha cama e lá ficar até esquecer toda aquela história.
(Elena e o Resgate do Pequeno Xugo, p. 163)

Será o retorno para Nova Iorque o fim da amizade entre os personagens? É possível que os nomes do folclore brasileiro façam turismo em outros países? Elena e o Resgate do Pequeno Xugo é um resgate de personalidades tão carismáticas da cultura brasileira que ficam esquecidas com o deixar da infância.

 

FICHA TÉCNICA:
Título:
Elena e o Resgate do Pequeno Xugo
Autora: Tatiana Corrales
Editora:
Editora Dialética
ISBN: 978-658980858-9
Páginas: 330
Formato:  15,5 x 23 cm
Preço: R$ 45,90
Links de venda:
Amazon e site da autora

 

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