Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2026

Em um espaço exclusivo, Itália mostra suas mais saborosas iguarias, como presunto de Parma, culatello, queijo pecorino, tartufos e o vinagre balsâmico de Modena

Gladstone Campos


Nos dias 26 e 27/5, pizzaiolos reconhecidos no Brasil preparam uma experiência gastronômica única desse prato apreciado desde o século 19

A Itália desembarca na Fispal Food Service 2026 – que será realizada entre os dias 26 e 29 de maio no Distrito Anhembi – com uma seleção especial de sabores e tradições que prometem oferecer uma verdadeira viagem gastronômica pelo país europeu. Ao todo, catorze empresas italianas do setor de alimentos e bebidas estarão reunidas em um espaço exclusivo no Pavilhão da Pizza para mostrar o melhor da autenticidade e da excelência do Made in Italy.

Um dos mais saborosos destaques dessa participação vai ocorrer nos dias 27 e 28, quando os estandes das marcas Caputo, Ciao, Greci, Latteria Sorrentina, Effeuno e Olitalia vão ceder seus espaços para alguns dos mais reconhecidos pizzaiolos do Brasil prepararem um verdadeiro giro de pizzas artesanais – conhecidas e apreciadas desde o século 19 -, com produtos dessas empresas, bem como o forno.

Estarão lá André Guidon, da Leggera Pizza Napoletana, eleita a melhor pizzaria da América Latina e a terceira melhor do mundo pelo 50 Top Pizza; Dani Branca, da Soffio Pizzeria, escolhida como melhor pizzaria de São Paulo pela Veja Comer & Beber; além de Flávio Araújo, da Artegiano Pizzeria & Trattoria (Aracaju); Pierluigi Russo, da Bento Pizzeria (Rio de Janeiro); e Emerson Viana, da Unica Pizzeria (São Paulo). O público também poderá degustar a tradicional burrata da Latteria Sorrentina. 


Outras tradições italianas

Outra parada obrigatória será o estande da La Torre, que oferecerá aos visitantes a oportunidade de provar o autêntico Presunto de Parma e o sofisticado Culatello — duas iguarias da charcutaria italiana.

Os amantes de queijo encontrarão na Central Formaggi uma seleção especial de  pecorinos, enquanto a Surgital apresenta seu conceito de “Inteligência Artesanal”: uma linha de massas recheadas e semiprontas que valoriza tradição, técnica e praticidade.

Diretamente da Sicília, a La Luscioux leva à feira amêndoas e irresistíveis cremes de gianduia e pistache. Já a Disano aposta em seus cremes de pistache, perfeitos para confeitaria ou para acompanhar um bom biscoito italiano.

A região da Umbria será representada pela Coccia Tartufi, especializada em trufas e derivados, enquanto a Antichi Colli apresenta ao público o verdadeiro vinagre balsâmico de Módena — combinação que, ao lado de um bom pecorino romano, promete encantar os visitantes.


Itália na Fispal

Essa é a segunda vez seguida que a Itália estará na Fispal Food Service, a maior feira desse segmento na América Latina. A participação das empresas do país europeu é organizada pela ICE - Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália – e representam o melhor do Made in Italy. Elas estão localizadas em várias regiões do país, como Emilia Romagna, Sardenha, Úmbria, Campânia, Lombardia, Sicília, entre outras.

No dia 27, a partir das 14h30, a Agência ICE organiza, para jornalistas e convidados, o Programa Itália na Fispal Food Service, um encontro especial para apresentar essas empresas, reconhecidas em todo o mundo pela excelência, tradição e inovação, que vai incluir ainda as novidades da SIGEP World 2027 – Salão Internacional da Sorveteria, Pastelaria e Panificação Artesanais.

O Espaço da Itália fica no Pavilhão da Pizza, Ilha D130 e Ilha C120. A Fispal será realizada no Distrito Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1209.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados