Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Inverno impulsiona cirurgias de nariz e ouvido: estação fria oferece condições ideais para o pós-operatório

Clima ameno favorece recuperação, e garante mais conforto para pacientes que realizam procedimentos otorrinolaringológicos

 

Com a chegada das temperaturas mais baixas, aumenta a procura por cirurgias de nariz e ouvido, especialmente aquelas que unem função e estética. Para o otorrinolaringologista Dr. Eduardo Dolci, especialista em rinoplastia estética e funcional, o inverno cria um cenário mais favorável para o pós-operatório, e oferecendo mais conforto ao paciente. 

O clima ameno diminui a dilatação dos vasos sanguíneos, o que reduz o inchaço, e atividades de verão, como sol, piscina e mar não são comuns, exposições que devem ser evitadas após a cirurgia . A menor exposição ao sol nesta época do ano também é um ponto positivo, pois ajuda a evitar manchas e alterações na cicatrização, fator essencial em cirurgias faciais. Além disso, o período frio costuma coincidir com agendas menos atribuladas, facilitando o repouso e o acompanhamento médico adequado. 

Segundo Dolci, procedimentos como rinoplastia, septoplastia, turbinectomia, cirurgias para sinusite crônica, otoplastia e timpanoplastia registram alta na procura durante os meses frios. “Quando o paciente realiza uma cirurgia no inverno, a tendência é ter uma recuperação mais tranquila e previsível. O clima frio e seco reduz a inflamação, facilita os cuidados pós-operatórios e contribui para um resultado final mais estável”, explica o médico. 

A escolha do período para a cirurgia, no entanto, deve ser feita com orientação médica individualizada. “O inverno pode ser vantajoso, mas é fundamental avaliar o histórico de saúde, o tipo de procedimento e as expectativas do paciente para garantir segurança e qualidade no resultado”, completa Dolci.

 


Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci - sócio da Clínica Dolci Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo; Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo; Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial; Membro eleito da Comissão de Residência e Treinamento da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; Membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Clínica Dolci | Otorrinolaringologia (@clinicadolci_otorrino) • Fotos e vídeos do Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados