- As
ferramentas de IA facilitaram o lançamento de ataques massivos com bots,
sobrecarregando sites de turismo.
- Com
mais de 70% das reservas de viagens realizadas online, a prova de
humanidade na internet surge como chave para garantir experiências justas
e autênticas no setor.
O Dia Mundial do Turismo, que acontece em 27 de setembro, celebra a capacidade de viajar e conectar culturas, mas também reflete as mudanças que estão definindo o futuro dessa indústria, cada vez mais marcada pela digitalização. Com mais de 70% das reservas turísticas realizadas online em nível global, a confiança digital tornou-se um fator estratégico para o crescimento do setor.Pela primeira vez em uma década, o tráfego automatizado superou a atividade humana, representando 51% de todo o tráfego da web em 2024. Segundo dados da Imperva, a indústria de viagens tornou-se o setor mais afetado, concentrando 27% de todos os ataques de bots e superando, pela primeira vez, o setor de varejo.O avanço da IA abre novas oportunidades para companhias turísticas e operadores, mas também traz desafios cada vez mais visíveis com o uso de bots (programas automatizados) que interrompem operações e impactam receitas. Alguns exemplos:
- Acúmulo de passagens:
atacantes utilizam bots para comprar em massa bilhetes de voos de alta
demanda e revendê-los a preços inflacionados.
- Avaliações falsas:
apenas no ano passado, o Tripadvisor
– uma das maiores plataformas de turismo do mundo – removeu 2,7 milhões de
resenhas falsas.
- Distorção da proporção entre buscas e reservas: o
tráfego excessivo de bots infla essa métrica, altera modelos de demanda e
preços e coloca companhias aéreas em desvantagem competitiva.
- Fraude em programas de fidelidade:
bots realizam ataques de preenchimento de credenciais para sequestrar
contas de programas de pontos e resgatar recompensas.
As ferramentas de
IA facilitaram ataques em larga escala com bots, sobrecarregando plataformas de
viagens. Hoje, garantir que por trás de cada reserva exista uma pessoa real – e
não um bot – é fundamental para proteger a confiança digital em um setor que
deve movimentar 782 bilhões
de dólares até 2029.A resposta: prova de humanidadeCom
o avanço da IA, a solução precisa focar na prevenção. É aqui que a tecnologia
de prova de humanidade traz uma mudança fundamental na forma como estabelecemos
confiança no ambiente digital.“Viajar é descobrir experiências autênticas e se
conectar com pessoas reais. No mundo digital, precisamos do mesmo. Tecnologias
de prova de humanidade, como o World ID, ajudam a garantir que as
interações online sejam respaldadas pela confiança, protegendo a privacidade
das pessoas e preservando a autenticidade humana”, afirma Juliana Felippe,
diretora-geral da Tools for Humanity no Brasil, empresa colaboradora do
protocolo World.Ao verificar que as interações em plataformas, restaurantes ou
serviços turísticos vêm de humanos reais e únicos – sem necessidade de revelar
ou expor a identidade – a prova de humanidade combate a crise de bots na
indústria de viagens:
- Acesso para pessoas reais:
passagens, promoções, programas de fidelidade e reservas ficam com quem de
fato vai usufruir da viagem, e não com bots.
- Confiança nas plataformas:
avaliações e comentários passam a vir de viajantes autênticos, não de
algoritmos.
- Unicidade assegurada:
menos contas duplicadas e mais benefícios exclusivos para quem comprova
ser uma pessoa única.
world.org
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