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sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Dia Mundial do Turismo: 1 em cada 4 ataques de bots atinge a indústria de viagens

  • As ferramentas de IA facilitaram o lançamento de ataques massivos com bots, sobrecarregando sites de turismo.
     
  • Com mais de 70% das reservas de viagens realizadas online, a prova de humanidade na internet surge como chave para garantir experiências justas e autênticas no setor.

     

O Dia Mundial do Turismo, que acontece em 27 de setembro, celebra a capacidade de viajar e conectar culturas, mas também reflete as mudanças que estão definindo o futuro dessa indústria, cada vez mais marcada pela digitalização. Com mais de 70% das reservas turísticas realizadas online em nível global, a confiança digital tornou-se um fator estratégico para o crescimento do setor.Pela primeira vez em uma década, o tráfego automatizado superou a atividade humana, representando 51% de todo o tráfego da web em 2024. Segundo dados da Imperva, a indústria de viagens tornou-se o setor mais afetado, concentrando 27% de todos os ataques de bots e superando, pela primeira vez, o setor de varejo.O avanço da IA abre novas oportunidades para companhias turísticas e operadores, mas também traz desafios cada vez mais visíveis com o uso de bots (programas automatizados) que interrompem operações e impactam receitas. Alguns exemplos:

  • Acúmulo de passagens: atacantes utilizam bots para comprar em massa bilhetes de voos de alta demanda e revendê-los a preços inflacionados.
     
  • Avaliações falsas: apenas no ano passado, o Tripadvisor – uma das maiores plataformas de turismo do mundo – removeu 2,7 milhões de resenhas falsas.
     
  • Distorção da proporção entre buscas e reservas: o tráfego excessivo de bots infla essa métrica, altera modelos de demanda e preços e coloca companhias aéreas em desvantagem competitiva.
     
  • Fraude em programas de fidelidade: bots realizam ataques de preenchimento de credenciais para sequestrar contas de programas de pontos e resgatar recompensas.
     

As ferramentas de IA facilitaram ataques em larga escala com bots, sobrecarregando plataformas de viagens. Hoje, garantir que por trás de cada reserva exista uma pessoa real – e não um bot – é fundamental para proteger a confiança digital em um setor que deve movimentar 782 bilhões de dólares até 2029.A resposta: prova de humanidadeCom o avanço da IA, a solução precisa focar na prevenção. É aqui que a tecnologia de prova de humanidade traz uma mudança fundamental na forma como estabelecemos confiança no ambiente digital.“Viajar é descobrir experiências autênticas e se conectar com pessoas reais. No mundo digital, precisamos do mesmo. Tecnologias de prova de humanidade, como o World ID, ajudam a garantir que as interações online sejam respaldadas pela confiança, protegendo a privacidade das pessoas e preservando a autenticidade humana”, afirma Juliana Felippe, diretora-geral da Tools for Humanity no Brasil, empresa colaboradora do protocolo World.Ao verificar que as interações em plataformas, restaurantes ou serviços turísticos vêm de humanos reais e únicos – sem necessidade de revelar ou expor a identidade – a prova de humanidade combate a crise de bots na indústria de viagens:

  • Acesso para pessoas reais: passagens, promoções, programas de fidelidade e reservas ficam com quem de fato vai usufruir da viagem, e não com bots.
     
  • Confiança nas plataformas: avaliações e comentários passam a vir de viajantes autênticos, não de algoritmos.
     
  • Unicidade assegurada: menos contas duplicadas e mais benefícios exclusivos para quem comprova ser uma pessoa única.

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