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quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Como nascem as plataformas gamificadas que transformam o ensino de matemática e educação financeira

Tecnologia, design pedagógico e foco na experiência do aluno sustentam o desenvolvimento das soluções educacionais da Matific 

Na Matific os conteúdos são apresentados em formato de jogos e desafios digitais adaptados à realidade dos alunos e ao cotidiano escolar

 

A aplicação de elementos gamificados no ambiente educacional tem ganhado espaço nas escolas brasileiras como uma estratégia eficaz para engajar estudantes e potencializar o aprendizado. No ensino de matemática e, mais recentemente, de educação financeira, a gamificação transforma exercícios tradicionais em desafios interativos, promovendo a resolução de problemas de forma lúdica e conectada à realidade dos alunos. 

Um estudo publicado no International Journal of Human-Computer Studies indica que estudantes expostos a ambientes gamificados apresentaram um aumento de desempenho de até 89,45% em comparação com aqueles submetidos apenas a aulas expositivas. A crescente adoção dessas plataformas pelas redes de ensino público e privado reflete uma demanda por recursos que combinem inovação pedagógica e aplicabilidade curricular. 

No Brasil, a Matific — plataforma gamificada de matemática usada por mais de 4 milhões de estudantes brasileiros — tem investido na integração entre metodologias ativas, personalização da aprendizagem e experiência digital. “Nosso objetivo é democratizar o acesso a conteúdos de qualidade, com ferramentas que estimulem competências como raciocínio lógico, planejamento, consumo consciente e autonomia”, afirma Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil. 

Na plataforma, os conteúdos são apresentados por meio de jogos e desafios digitais, com roteiros pedagógicos que se adaptam ao desempenho de cada aluno. “A proposta é tornar a matemática e a educação financeira acessíveis, aplicáveis e menos temidas. O formato lúdico e interativo contribui para o engajamento e fortalece a aprendizagem de longo prazo”, complementa Szyller.

 

Como as plataformas são desenvolvidas 

O desenvolvimento da Matific envolve múltiplas etapas, que integram equipes pedagógicas, designers, programadores e especialistas em dados. Ao todo, são sete grandes frentes de trabalho que sustentam a qualidade global da plataforma: 

1. Definição de objetivos de aprendizagem: baseados nos componentes curriculares de Matemática e Educação Financeira.

2. Criação de episódios e atividades: desenvolvimento de storyboards por equipes multidisciplinares que incluem UI Designers e designers instrucionais com formação em educação.

3. Mapeamento e adaptação curricular: os conteúdos são organizados em um currículo interno global (spine) e, em seguida, adaptados à realidade local por pedagogos e especialistas de cada país.

4. Tecnologia empregada: a plataforma é desenvolvida no Unity (engine de criação de jogos 3D) e incorpora ferramentas como Spine (animações) e inteligência artificial para sugestões de roteiro e programação adaptativa.

5. Qualidade e testes (QA): todas as etapas passam por validação técnica e pedagógica, incluindo testes com estudantes e professores, além de feedbacks internos.

6. Experiência do usuário: a navegação é projetada para garantir envolvimento contínuo, com atenção especial a design visual, linguagem e mecânicas de jogo.

7. Foco pedagógico: as atividades priorizam a compreensão conceitual e a aplicação prática, indo além da repetição de cálculos. 

Com essas etapas estruturadas, a equipe define as habilidades a serem desenvolvidas em cada módulo. Elementos como pontuação, recompensas, rankings e desafios personalizados reforçam a motivação, enquanto relatórios e feedbacks imediatos sustentam o acompanhamento do progresso. 

O sucesso da Matific está na interseção entre tecnologia, pedagogia e design. “Professores trazem a base curricular, designers garantem a experiência visual e de navegação, e os programadores viabilizam a arquitetura digital. Essa combinação permite transformar conteúdos desafiadores em experiências estimulantes, tanto na sala de aula quanto fora dela”, conclui Szyller.

  

Matific
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