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sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Carnaval dos golpes: após roubos de cartões, dados e celulares, clientes e e-commerces são assombrados por compras indevidas

Ticket médio dos pedidos fraudulentos no e-commerce durante o Carnaval de 2024 foi 13% maior do que no resto do mês de fevereiro, segundo a antifraude Signifyd 

A pressão de fraude no e-commerce aumentou 9% na semana do Carnaval  

Tecnologia antifraude em compras online pode ser o último recurso para os foliões lesados, melhorando a  segurança nas compras online

 

Nos últimos anos, o clima festivo do Carnaval tem sido  abalado por uma ameaça digital: os golpes e as fraudes de cartão de crédito. E o cenário para o Carnaval de 2025 não deve ser diferente. Com um aumento alarmante nos casos de roubos de celulares e também de dados de cartões de banco durante a época de carnaval, os foliões estão sujeitos a  dores de cabeça diversas, incluindo compras caras e indevidas em sites de e-commerce.  

Para a Signifyd - empresa global de tecnologia antifraude no e-commerce, o momento pós-roubo de dados de cartões impacta diretamente o varejo online: segundo dados da empresa, no Brasil, durante os dias de carnaval 2024, a pressão de fraude no e-commerce foi 9% maior que a pressão de fraude observada na semana anterior e 14% maior que a observada na semana posterior à folia. Além do aumento nas tentativas de fraude,  o ticket médio dos pedidos fraudulentos durante o carnaval 2024 foi 13% mais alto que o ticket médio dos pedidos fraudulentos vistos no resto mês de fevereiro de 2024. 

Boa parte dos foliões já conhecem alguns dos golpes com cartões que ocorrem nessa época, como por exemplo: 

  • Maquininhas de cartão com visor danificado, o que permite a digitação de valores diferentes da compra;
  • Troca de cartão: o golpista rapidamente substitui o cartão por outro, enquanto memoriza a senha do que está sendo roubado, seja prestando atenção na digitação, seja entregando a máquina ainda na parte de inserir valor, o que faz com que a senha fique totalmente visível até que o comprador perceba.
  • Clonagem do cartão com maquininhas preparadas;

 

Com acesso aos dados, os prejuízos vêm rápido.   

“Os fraudadores operam em rede para agir ainda mais rapidamente no carnaval. Ao ter um cartão clonado em uma maquininha em meio a um bloquinho, outra equipe da rede já pode utilizar os dados, a partir de outro local com a infraestrutura necessária para fazer compras não autorizadas em série. As chamadas redes de fraude possuem cada vez mais organização, comunicação e recursos tecnológicos”, alerta Gabriel Vecchia, Diretor Comercial Senior da Signifyd, empresa global de tecnologia antifraude.

 

São diversas estratégias que os criminosos adotam ao realizar compras em lojas virtuais: 

  1. Compras rápidas e de alto valor: para maximizar o prejuízo antes que o titular do cartão perceba a atividade fraudulenta.
  2. Várias compras em diferentes sites: criminosos realizam ataques automatizados em larga escala, efetuando várias compras pequenas em diferentes lojas virtuais para evitar detecção imediata.
  3. Exploração de vulnerabilidades em sistemas: as redes de fraude exploram e se aproveitam de vulnerabilidades nos sistemas de segurança das lojas virtuais para contornar medidas de detecção de ameaças e validar transações fraudulentas. 

O roubo de dados durante o carnaval pode começar em um bloquinho, mas quando chega à sua última instância e se torna um pedido fraudulento em uma loja online, o prejuízo acaba recaindo no e-commerce, que muitas vezes tem que arcar com os custos do chargeback que uma compra não reconhecida pelo titular do cartão gerará.  

A melhor defesa para o e-commerce contra táticas fraudulentas cada vez mais articuladas e orquestradas será contar com sistemas de antifraude tão avançados como os recursos utilizados pelas redes criminosas. Ferramentas automatizadas, que rodam 24 horas e necessitem de pouca ou nenhuma supervisão humana serão capazes de identificar e bloquear imediatamente compras fraudulentas com padrões suspeitos, sem importar a rapidez e sucessividade com que ocorram no comércio eletrônico. 

"A última possibilidade de proteção e bloqueio de fraudes depois que o roubo de dados ocorre está numa detecção aprimorada pelos sites de compras", explica Gabriel. “Com a inteligência artificial já é possível cruzar grandes volumes de  informações em tempo real para distinguir com precisão compras legítimas de compras indevidas, evitando aquela fraude para  o consumidor e a perda financeira para o varejista". 

A tecnologia avançada de prevenção à fraude é a chave para a segurança no e-commerce. Empresas que investem em soluções robustas têm a capacidade de detectar e prevenir compras fraudulentas na mesma velocidade em que as redes de fraude cometem os golpes, em qualquer época do ano, evitando prejuízos que afetam a saúde financeira do negócio e limitam seu crescimento.  

Para os foliões, a prevenção contra golpes começa com o cuidado com informações confidenciais e certas precauções minimizam significativamente os riscos. Confira algumas dicas para desfrutar do Carnaval sem dores de cabeça por golpes com cartão: 

  1. Prefira cartões de débito. Se possível, deixe disponível somente o valor que deve gastar naquele dia;
  2. Ative notificações push de bancos e cartões para ficar atento a atividades suspeitas em suas contas bancárias e com seus cartões.
  3. Atenção onde guarda o cartão, bem escondido e seguro, evitando cobranças por aproximação não autorizadas.
  4. Jamais permita que o vendedor manuseie seu cartão.
  5. Atenção ao visor das maquininhas, a valores indevidos digitados “sem querer”, protegendo sua senha ao digitá-la.
  6. Desconfie se disserem que a operação não deu certo e pedirem para repeti-la. 
  7. Preste atenção quando for digitar a senha para ver se está aparecendo algum  número ao invés de caracteres protegidos.

 

Signifyd

 

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