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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

7 a cada 10 brasileiros em tratamento oncológico sofrem com sintomas dermatológicos, revela pesquisa

  

Dados da We Cancer em parceria com La Roche-Posay também mostram que somente 31,5% daqueles encaminhados para o serviço de dermatologia realizam o tratamento de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Uma pesquisa recente realizada pela plataforma digital Cecí, criada pela startup We Cancer em parceria com a La Roche-Posay, marca de dermocosméticos do Grupo L’Oréal no Brasil, exibiu dados alarmantes: 71,6% dos pacientes percebem sintomas dermatológicos durante o tratamento oncológico. Destes, 77,4% não são encaminhados para um dermatologista. Os dados revelam ainda que entre os 22,6% que conseguem atendimento com um especialista, apenas 31,5% realizam o tratamento de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: We Cancer


O Brasil possui cerca de 12.000 dermatologistas registrados, o que equivale a apenas 1 especialista para cada 17.500 habitantes, uma referência bem abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera 1 dermatologista para cada 10.000 habitantes. Essa escassez é ainda mais acentuada em áreas rurais e nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso a cuidados dermatológicos é extremamente limitado. Anualmente, cerca de 1,5 milhão de mortes por câncer poderiam ter sido evitadas com as medidas estabelecidas pela OMS.
 

Impacto do câncer na pele dos pacientes

Os efeitos colaterais do câncer na pele dos pacientes vão desde ressecamento severo, sensibilidade extrema, descamação e feridas, comprometendo sua qualidade de vida e bem-estar. Alguns tratamentos, dependendo do tipo, tornam a pele ainda mais sensível e frágil. 

Pensando nisso, a La Roche-Posay, marca do Grupo L'Oréal no Brasil e referência global em cuidados com a pele, iniciou, em 2012, um grupo de trabalho composto por dermatologistas e um oncologista especializados no tratamento do câncer e nas questões dermatológicas a ele associadas - o European SKIn Management in Oncology (ESKIMO). Após revisar dados científicos atualizados, o grupo se baseou em sua experiência clínica para desenvolver recomendações sobre como manejar toxicidades cutâneas com soluções dermocosméticas adequadas e, assim, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Hoje, a marca é especialista em produtos inovadores e em linhas formuladas para minimizar os impactos das terapias oncológicas na pele, proporcionando alívio e devolvendo a confiança e conforto a quem enfrenta a jornada do câncer. 

A La Roche-Posay também criou a plataforma www.cancer-support.com, desenvolvida para fornecer informações e treinamentos completos, tanto para pacientes quanto para cuidadores. O conteúdo da plataforma permeia áreas essenciais para o bem-estar dos pacientes no período de tratamento, incluindo saúde mental e emocional, cuidados específicos com a pele e cabelo, nutrição adequada, recomendações alimentares, alívio de dores e gerenciamento de outros efeitos colaterais das terapias contra o câncer. Além disso, conta com materiais educativos, vídeos explicativos e depoimentos de especialistas e pacientes, proporcionando suporte acessível e humanizado a quem enfrenta essa jornada. 

A La Roche-Posay e a WeCancer também mantêm uma parceria para oferecer atendimento online gratuito de enfermagem e suporte em saúde mental a pacientes com câncer em todo o Brasil. Além disso, a iniciativa inclui o envio de conteúdos informativos e a realização de rodas de conversa entre pacientes e especialistas, promovendo acolhimento e troca de conhecimento. Ao longo da parceria já foram impactados mais de 2000 pacientes, que após serem incluídos na jornada de cuidado tiveram melhoria de percepção sobre qualidade de vida, segurança psicológica e confiança no tratamento. 

Outra iniciativa de grande impacto de La Roche-Posay é o Caminhão Tour de Combate ao Câncer. Iniciada em 2023, a ação percorre, anualmente, diversas cidades do Brasil levando informações, conscientização e atendimentos gratuitos à população, incluindo exames para diagnóstico precoce. Também nesta linha surge a campanha Dezembro Laranja, que acontece todo o mês de dezembro a fim de ampliar a conscientização sobre a proteção solar diária e a importância do diagnóstico do câncer de pele. Parcerias com dermatologistas para consultas e exames gratuitos, além de ações educativas nas redes sociais e em pontos de venda, fazem parte das estratégias que buscam incentivar o uso de fotoprotetores como medida essencial de prevenção. 

A marca do Grupo L’Oréal conta ainda com o Projeto Oncologia, focado no desenvolvimento de treinamentos para profissionais da saúde. O projeto garante que mais médicos, enfermeiros e cuidadores estejam preparados para oferecer um atendimento adequado e humanizado aos pacientes, além de oferecer suporte por meio de conteúdos educativos e temas como a importância do autocuidado, os impactos do tratamento na pele e formas de minimizar seus efeitos colaterais. 

Por meio dessas estratégias, a La Roche-Posay, ao lado de dermatologistas e oncologistas, reforça seu compromisso em promover a saúde total da pele, assegurando os cuidados dermatológicos e o suporte contínuo aos pacientes oncológicos durante e após o tratamento.


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