A Inteligência
Artificial é capaz de auxiliar os agentes de maneira proativa, reduzindo o
estresse nas interações, além de melhorar a experiência do consumidor final
Diante de um
consumidor exposto a muitas vantagens, promoções e conveniência, proporcionar
uma experiência excepcional para se tornar um diferencial nunca foi tão
importante para as empresas. Mas nem todas conseguem atender às necessidades de
seus clientes.
Com o
digital cada vez mais presente na vida das pessoas, os consumidores vão se
tornando mais exigentes: esperam produtos de primeira linha, querem ofertas e
recompensas realmente marcantes e personalizadas e esperam que suas dúvidas
sejam resolvidas de forma instantânea, independentemente do canal - online, por
texto, chat, telefone ou, ainda, utilizando vários deles em momentos
diferentes, porém com a mesma eficiência.
Nesse
cenário, atrair clientes fica mais difícil com tanta concorrência e campanhas
publicitárias criativas que saltam aos olhos do consumidor a cada ação no mundo
digital e no físico. Mesmo cientes desses desafios, ainda há algumas razões de
abandono dos consumidores que as organizações não compreendem de forma clara.
Para
esclarecer isso, uma pesquisa da NICE realizada em parceria com a Omdia mostra
os motivos pelos quais os consumidores estão abandonando suas marcas favoritas
e o que as companhias podem fazer para que os clientes fiquem satisfeitos agora
e nos próximos anos.
Segundo o
estudo, as situações que mais afastam os consumidores são:
- Atendimento ruim: 65%
- Falta de uma experiência personalizada: 59%
- Falta de recursos de autoatendimento: 51%
- A empresa não conhece seus interesses ou necessidades:
47%
- Má qualidade do produto: 36%
- Pouca ou nenhuma capacidade digital: 21%
- A concorrência tinha melhores produtos/ofertas: 17%
Conforme as
empresas crescem, fica um pouco mais complicado acompanhar as exigências dos
clientes. Mas as organizações devem prestar atenção a isso porque a confiança
nos serviços no Brasil é mais alta em 2024, como aponta a FGV. De acordo com a
projeção de economistas, o crescimento do PIB brasileiro será em grande parte
graças a diversas atividades do setor de serviços.
Com essa
demanda tendendo a ser maior no setor, é preciso muita atualização para atrair os
consumidores e os agentes. Algumas empresas ainda vivem no passado e dependem
de tecnologia legada. Isso impacta na qualidade do serviço que oferecem e na
satisfação de seus clientes. Nossas pesquisas mostram que 35% dos agentes de
Contact Center dizem que o maior desafio que enfrentam é não terem acesso a
ferramentas digitais modernas. Outros 38% ficam entediados ao responder às
mesmas perguntas repetidamente. Já 58% relatam que os clientes descontam sua
raiva e frustrações na equipe de atendimento, justamente por falta de recursos
para responder com agilidade aos problemas.
Um grande
auxílio para superar esses desafios são as tecnologias emergentes,
especialmente a Inteligência Artificial (IA), que podem ajudar a completar as
lacunas ocultas no serviço, pois elas resultam da desconexão entre as
expectativas dos clientes, as exigências empresariais e a qualidade do serviço
prestado. Essas lacunas podem ser prejudiciais para todos os envolvidos, pois
sem os recursos certos são gerados custos operacionais mais elevados e menor
satisfação do cliente.
Existem
vários espaços vazios e incômodos entre as empresas e os clientes. Há também
percepções diferentes entre agentes e líderes. Essas dissonâncias precisam ser
compreendidas e resolvidas porque, persistindo, deixam muitas oportunidades de
negócios para trás e afetam a experiência do cliente.
As duas principais lacunas que as empresas enfrentam são:
- Serviços aquém das expectativas - Muitas vezes, os agentes não estão cientes ou não
estão bem equipados para entender as necessidades e preferências dos
clientes. Isso tende a ser resultado da falta de treinamento, recursos,
tecnologia necessária ou dados integrados que lhes permitam responder
proativamente. A IA pode resolver isso utilizando a análise de dados para
obter insights sobre o comportamento do cliente, permitindo que os agentes
adaptem as interações de forma eficaz e melhorem a qualidade do serviço.
- Agentes sem a percepção do cliente – A disparidade entre as expectativas dos clientes e o
serviço oferecido pode resultar em insatisfação do cliente e reclamações
custosas. A IA e as tecnologias digitais, como chatbots, podem ajudar
fornecendo respostas rápidas e consistentes a consultas rotineiras,
oferecendo assim um serviço rápido e conveniente.
Ao alinhar as expectativas dos clientes com o engajamento através de dados conectados, entender as preferências e digitalizar as operações, as empresas podem melhorar a satisfação, reduzir custos e, em última análise, obter melhores resultados de negócios.
Para
solucionar essas lacunas e aprimorar o CX, existem alguns caminhos:
- Forneça o suporte certo
Conhecer o
seu cliente é fundamental. Por isso, as empresas devem ouvi-los e usar esses
dados para aperfeiçoar seu atendimento constantemente. Os consumidores ficam
frustrados porque os agentes não conseguem rastrear os seus problemas e
histórico sem transferi-los ou colocá-los em espera para consultar suas
informações. Nosso estudo mostra que 40% dos entrevistados afirmam que canais
de comunicação sem atrito são valiosos para eles.
Como
acontece em qualquer relacionamento, quando algo dá errado, os clientes
provavelmente contarão a alguém. 69% dos entrevistados dizem ter postado sobre
uma experiência ruim nas redes sociais ou em uma avaliação online; 49% contaram
a amigos e familiares sobre sua experiência negativa e 57% levaram o assunto
diretamente ao topo, reclamando diretamente para um supervisor.
A
comunicação aberta mantém a fidelidade do consumidor, pois ouvir ativamente o
feedback dos clientes fará com que eles se sintam mais compreendidos e
satisfeitos. De acordo com o levantamento, 59% dos consumidores afirmam que a
falta de personalização afeta negativamente a sua fidelidade. Do lado dos
agentes, 45% dos entrevistados reconhecem que as tecnologias de engajamento de
IA permitem a personalização na jornada de suporte ao consumidor.
- Comunique-se de forma clara
A satisfação
do cliente é afetada quando surge um descompasso entre suas expectativas e o
suporte oferecido. Enfrentar essas situações requer um fluxo contínuo de
comunicação, soluções digitais atualizadas e atenção às necessidades do
consumidor.
O digital
abre a porta para uma experiência e fidelidade mais profundas do cliente, com a
IA detendo o poder de transformar Contact Centers em centros inteligentes. E
muita gente vê essa tecnologia transformadora com bons olhos: 84% dos clientes
acreditam que ela irá melhorar a sua experiência; 62% dos agentes se sentem
interagindo de forma mais proativa com ajuda da IA e 71% dos líderes
empresariais querem que a ferramenta lide com mais chamadas por hora,
proporcionando aos clientes resoluções mais rápidas, além de reduzir o estresse
dos agentes.
A IA e a
tomada de decisões baseada em dados podem ajudar as organizações a manterem a
lealdade dos consumidores, além de melhorar o suporte do Contact Center e
preencher toda e qualquer lacuna que impeça a ligação profunda de uma empresa
com os seus clientes. O resultado é uma parceria harmoniosa, que ainda pode
proporcionar sucesso a longo prazo.
Ingrid Imanishi - Diretora de Soluções Avançadas da NICE
para a América Latina.
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