Especialistas da Jahe Marketing destacam métodos para o novo cenário digital brasileiro
Foi há pouco tempo que o Google anunciou o AI Overview, sua
própria ferramenta de inteligência artificial. De acordo com a empresa, a
grande mudança será a personalização das respostas às pesquisas. Ou seja,
quando o buscador receber uma consulta, não fornecerá links para textos,
vídeos, redes sociais ou mapas — ela dará uma resposta direta. O objetivo aqui
é facilitar a vida do usuário, que não terá de fazer uma curadoria entre os
resultados da pesquisa para achar o que precisa; o próprio Google fará isso e
entregará a melhor resposta.
Na prática, a mudança pode fazer com que os usuários visitem
menos páginas, e como consequência, interajam menos com sites e outros
ambientes digitais criados por outras empresas. E isso pode alterar
completamente a estratégia de marketing e vendas de várias delas.
“Vamos dar um exemplo: você acabou de se mudar de bairro e
está procurando uma academia nova para treinar. Você vai no buscador do Google
e digita ‘10 melhores opções de academias no [complete com o seu bairro] e
perto da minha casa’. Em vez de vários links gerados automaticamente e
ranqueados a partir de palavras-chave, ou de um mapa confuso com vários pontos
marcados, você receberá uma lista completa e organizada – numa ordem definida
pela AI Overview”, prevê Thaís Faccin, sócia da Jahe Marketing.
A ferramenta já está integrada ao buscador do Google nos
Estados Unidos e, até o final de 2024, chegará a bilhões de pessoas em todo
mundo.
“Em termos de marketing, isso muda o campo de jogo, e
colocará as empresas em uma nova corrida por atenção e audiência. Isso porque o
papel da empresa na web, como distribuidora e monetizadora de atenção, é
enorme. Qualquer alteração em seu mecanismo de busca tem consequências nas
estratégias das marcas”, diz a especialista.
“Utilizar a ferramenta de busca se tornou uma ação tão
cotidiana e natural quanto respirar”, opina a também sócia Satye Inatomi. Ela
aponta que o Google é responsável por mais de 90% das pesquisas na web em todo
o mundo – 99% no Brasil. Mais de 50% das buscas no Google resultam em cliques
em um dos três primeiros resultados. E ele detém mais de 70% do mercado de
pesquisa paga em todo o mundo.
Mas, para empreendedores e empresas, o desafio fica ainda maior.
Como produzir conteúdo que seja encontrável na internet e usado nas respostas
da AI Overview? O que vai acontecer com essa estrutura toda uma vez que a AI
Overview deve diminuir drasticamente as taxas de cliques, a rolagem das telas,
as pesquisas feitas em múltiplas fontes? Isso significa que as propagandas
serão menos vistas, menos clicadas?
“Será preciso acompanhar o desenvolvimento e a utilização da
nova ferramenta para entender como as peças deste quebra-cabeça voltarão a se
encaixar. No entanto, vale a pena investir em alguns elementos que, até onde
sabemos, fazem parte da trilha que as IAs percorrem para entregar uma
pesquisa”, diz Inatomi.
Uma delas é o conteúdo que possa responder a perguntas
comuns e que, por conseguinte, são incluídas nos snippets – blocos de
informação que aparecem no topo da página de pesquisa e são frequentemente
usados por IAs.
Eles são projetados para fornecer respostas diretas e
concisas às perguntas dos usuários, sem a necessidade de clicar em um link para
obter a informação. De acordo com o próprio Google, quando a plataforma
reconhece uma pergunta na hora da pesquisa, sua programação detecta páginas que
respondem a pergunta, exibindo esse conteúdo como resultado principal dentro
desses blocos.
“Paralelamente, vale a pena criar seções de perguntas
frequentes (os FAQs), com respostas rápidas. Isso também aumenta a chance de o
seu material ser ‘pescado’ por uma plataforma de inteligência artificial. Sites
com alta autoridade são mais propensos a serem citados por sistemas de IA.”
Até lá, a certeza é que a competição entre as marcas e a
disputa pela atenção do público estarão cada vez mais ferrenhas. É
preciso criatividade, saber se adequar às mudanças do mercado e elaborar as
melhores estratégias para alavancar seu negócio.
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