Para CEO da TMB,
empreendedor precisa deixar ego de lado e dar mais atenção às críticas se
quiser melhorar
Coletar feedback de clientes é algo essencial para
qualquer empreendedor digital que queira melhorar o negócio e ampliar as
vendas, porém, muitos desses empreendedores precisam começar a dar mais atenção
às críticas do que aos elogios que recebem.
Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e
CEO da TMB, fintech que
oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancários,
a maior fonte de aprendizado de um negócio são os clientes insatisfeitos. “É
tentador para o ego dar atenção só para elogios, mas estar numa posição de
conforto não deixa o negócio melhorar. É através de feedbacks negativos que é
possível realizar mudanças que farão com que a empresa cresça”, explica.
O empresário ressalta que, na TMB, um dos valores
da cultura interna é que se um cliente não fechar, a culpa é da empresa. “Isso
faz com que, constantemente, a gente se obrigue a rever nossos processos, o
discurso de vendas e até mesmo a solução que oferecemos. A partir das críticas
percebemos se não conseguimos demonstrar valor suficiente na proposta
apresentada ou se o cliente tem algum motivo que precisa ser um ponto de
melhoria na solução que a gente oferece”, diz Boesso.
Confira algumas formas que podem ser usadas para
pedir feedback dos clientes em um negócio digital:
- Utilize Pesquisas Online: Ferramentas como Google
Forms, SurveyMonkey e Typeform permitem criar pesquisas personalizadas
para obter insights. “Você pode distribuir via email, redes sociais ou
diretamente no site, e ainda pode oferecer incentivos, como descontos ou
brindes, para aumentar a taxa de resposta”, sugere o CEO da TMB Educação.
- Implemente Feedback em Tempo Real no Site: Use widgets de feedback, que
aparecem em momentos específicos durante a navegação do usuário.
- Monitore Redes Sociais: Utilize ferramentas de
monitoramento de redes sociais, como Hootsuite ou Sprout Social, para
acompanhar menções e comentários sobre a marca. “Não se esqueça de
responder tanto elogios quanto críticas”, ressalta Reinaldo Boesso.
- Realize uma análise dos dados: Avalie os dados e
comentários recebidos por meio dos canais de atendimento ao cliente, como
chat online, email e telefone; e identifique padrões comuns e problemas
recorrentes que precisam ser resolvidos.
TMB
Para mais informações, acesse o site ou pelo @tmbeducacao.
Reinaldo Boesso - CEO da TMB, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário