Mirar em pontos-chave traz consequências positivas dentro do cenário geral da empresa, impactando positivamente na saúde do colaborador e resultando em um ambiente mais proativo e acolhedor
“Por
que você trabalha na sua atual empresa? Quando alguém lhe pede indicação para
um novo emprego, você a recomenda?” Na maioria dos casos, a resposta a essas
duas perguntas está relacionada aos benefícios que são oferecidos aos
funcionários, como salários e convênios. Porém, antes desses fatores entrarem
na equação, existe um questionamento-chave que deve ser levado em consideração:
você se sente bem no meu ambiente de trabalho?
Uma pesquisa da
Microsoft levantou que, em 2021, 18% das pessoas pediram demissão quando
perceberam que sua rotina de trabalho não estava mais alinhada com suas
prioridades - e não acaba aí: um levantamento da Gallup deste ano também
apontou que 44% dos colaboradores em empresas ao redor do mundo se sentem
estressados no dia a dia corporativo. Sendo assim, um bom ambiente de trabalho
previne que problemas, tanto de saúde quanto pessoais, afetem os funcionários e
a empresa.
Para Fernando
Sapata, Diretor de Pessoas, Cultura e Encantamento na Select Soluções, uma
empresa que oferece soluções utilizando a tecnologia cloud da Amazon
Web Services (AWS), pensar sobre o próprio bem-estar no trabalho, causa uma
certa familiaridade com o conceito de encantamento em uma empresa. “Quando um
funcionário se sente pertencente à empresa em que trabalha, podemos dizer que
ele está encantado. Em outras palavras, os ideais pessoais estão alinhados aos
da corporação, resultando em um ambiente proativo e harmonioso. Trata-se,
portanto, de um lugar que trata seus colaboradores não como mão de obra, mas
sim como seres humanos, com suas próprias necessidades,individualidades e
sonhos”, explica.
Mas
afinal, o que significa encantar funcionários?
O encantamento
está intrinsecamente ligado ao trabalho interno da empresa, voltado ao
seu ecossistema e também à humanização do colaborador. É um branding
corporativo pensado nos funcionários, capaz de traduzir e comunicar a eles as práticas
e os valores da corporação; os resultados dessa prática, obviamente, são sempre
positivos. “Para que possa encantar, um líder precisa ver o liderado como ser
humano. Qual é o sonho dessa pessoa? É papel de um bom gestor encontrar meios
para fazê-lo acontecer. O melhor exemplo disso está na promoção de
funcionários: em vez de oferecermos somente aumentos e benefícios, pensamos em
como alinhar os nossos processos para oferecer oportunidades que estejam
alinhadas com esse sonho pessoal do colaborador, com isso fazemos com que ele
se sinta pertencente à equipe”, diz.
De acordo com ele,
outra possibilidade é trazer o time geral para decisões importantes para a
empresa. “Isso pode acontecer em reuniões de criação e implementação de
produtos, não focando as decisões apenas no parecer do time técnico - todos os
funcionários têm experiências valiosas que podem ser aproveitadas durante
reuniões. Afinal, todas as pessoas da corporação, independentemente de sua
função dentro dela, serão impactadas pelo sucesso do produto depois de
implementado”, ressalta Sapata.
É preciso
transformar a empresa em um local na qual as pessoas se sintam valorizadas pelo
que são, e não necessariamente pela função que exercem. Abaixo, o especialista
lista as principais dicas para alcançar esse objetivo. Confira:
1.
Adotar ferramentas para medir o nível de encantamento: “O principal meio de medir o nível de encantamento e,
consequentemente, a satisfação dos funcionários é aplicar pesquisas do tipo NPS
(net
promoter score), sempre levando em consideração o anonimato das
pessoas. É importante que esses questionários tenham uma frequência regular e
elevada, a fim de que os gestores possam visualizar e trabalhar com mais
facilidade os fatores que receberam uma nota baixa”, entende.
2. Oriente
o time executivo da empresa: “É
necessário estabelecer um responsável do time executivo para entrar em contato
pessoalmente para entender o que aconteceu em caso de nota baixa. Deve-se levar
em consideração os três tipos de NPS: colaborador, cliente e parceiros. Quando
uma pessoa se dispõe a investigar e entender o feedback negativo ‘direto da
fonte’, a empresa consegue se preparar melhor para mitigar os pontos negativos
que os avaliadores encontram nos serviços prestados”, orienta o Diretor de Encantamento
da Select.
3. A
empresa deve fugir apenas do básico: “Pagar
o salário em dia e tratar seus funcionários com sensibilidade é o mínimo do
mínimo em qualquer ambiente corporativo. Quanto mais a corporação mostrar que
está atenta às necessidades de seus colaboradores, maiores as chances destes de
demonstrarem satisfação em relação ao ambiente de trabalho”, alerta.
4.
Estabeleça uma boa comunicação com os funcionários: “Existem algumas alternativas que podem ser adotadas
por grandes empresas para que todos os colaboradores sejam alcançados, como ter
um canal de comunicação direto para tratar de variados assuntos e também um
canal anônimo para denúncias dentro da corporação; traçar objetivos, de forma
estratégica, sobre como funcionam determinados setores da empresa; e investir
em multiplicadores, ou seja, mostrar ao funcionário o que é o processo e o que
ele deve/pode esperar do encantamento. Esses são alguns métodos para espalhar a
cultura do ambiente de trabalho e incentivar que ela seja adotada e seguida
pelos demais funcionários, formando o pilar do encantamento”, finaliza Fernando
Sapata.
Select Soluções
https://www.selectsolucoes.com.br/
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