De acordo com
Thaisa Batista, fundadora da abler, esses profissionais trazem bagagem e
características de liderança, conseguindo orquestrar demandas com maior
velocidade
Identificar talentos escondidos no mercado de
trabalho é uma demanda importante para as organizações que querem se destacar.
Os desafios para a atração de profissionais altamente qualificados, denotam a
necessidade de estratégias inovadoras para encontrar talentos, muitas vezes
negligenciados, ganhando relevância.
Em muitas organizações está surgindo um movimento
para identificar e atrair talentos, visando a descoberta de profissionais
capazes de contribuir significativamente para seu sucesso organizacional.
De acordo com Thaisa Batista, graduada em
Administração de Empresas pela UFPR e fundadora da abler, startup que
tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, o primeiro desafio é
atrair esses indivíduos. “Quando se pensa em profissionais de alta qualificação,
geralmente eles já estão empregados, fazendo com que essa atração exija um
esforço significativo”, relata.
Atraindo pessoas
candidatas
A especialista acredita que um dos principais
pilares para essa atração são os desafios propostos. “É preciso entender o que
se pode oferecer para que essa pessoa se sinta encorajada a sair de sua empresa
atual para trabalhar em outra. Compreender o que esse desafio vai agregar à
carreira desse profissional, como ele vai se destacar no novo trabalho, qual a
sua posição e nível de autonomia, que equipe ele irá gerenciar e quais são os
resultados esperados, é fundamental”, declara.
Outro pilar importante é a vantagem financeira.
Para profissionais empregados, consolidados e com uma alta qualificação, a
oferta salarial faz toda a diferença. “Pensar em planos de stock
options é uma possibilidade para empresas que não podem oferecer
maiores vantagens no curto prazo. Trabalhar com comissionamento também é uma
opção, com bonificações mais agressivas de acordo com os resultados
apresentados”, revela.
Segundo Thaisa, existem plataformas profissionais
menos convencionais que podem ser exploradas para encontrar talentos ocultos.
“Para algumas especialidades, existem redes específicas, facilitando o hunting em
áreas como tecnologia, engenharia e administração”, pontua.
Adotar estratégias de marketing de
recrutamento pode atrair talentos que estão fora do radar tradicional das
empresas. “Uma das táticas mais comuns é a definição da persona, que ajuda a
entender com clareza qual é a pessoa ideal para aquela posição. Dessa maneira,
é possível saber em quais meios ela está presente, se comunica e busca
conhecimentos, seja em cursos de especialização, universidades ou eventos da
área. Pesquisar empresas concorrentes que contam com os mesmos cargos almejados
também é uma boa opção. Ao entender o canal que essa pessoa está circulando,
interagindo e consumindo conteúdo, é preciso explorar ao máximo essas
plataformas”, afirma.
Experiência garantida versus
treinamento de profissionais com potencial
A especialista acredita que a definição de
contratar uma pessoa altamente qualificada deve proporcionar clareza em relação
aos benefícios que esse movimento irá oferecer. “Ter consciência sobre qual é o
problema enfrentado e quais são os benefícios de contratar um profissional
altamente qualificado para combater essas carências é essencial”, relata.
Para Thaisa, a contratação de talentos com alta
qualificação pode trazer diversos benefícios para as empresas. “Esses
profissionais trazem uma bagagem, conseguindo orquestrar as demandas com maior
velocidade. Além disso, oferecem uma experiência de liderança, facilitando
eventuais mudanças, formando pessoas, direcionando oportunidades dentro da
própria empresa e, consequentemente, maximizando resultados com mais
agilidade”, pontua.
O investimento ao contratar pessoas sem experiência é menor em termos de recursos financeiros, porém, maior em termos de tempo e esforço. “Por outro lado, profissionais altamente qualificados são um investimento maior em aspectos monetários e menor em termos de esforço e instrução”, finaliza.
Thaisa Batista - Graduada em Administração de Empresas pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos. Curiosa por soluções que pudessem otimizar a produtividade de selecionadores e melhorar a experiência de candidatos, fundou a abler para ajudar a desenvolver o mercado de R&S, trazendo agilidade e efetividade nos processos seletivos.
abler
https://abler.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário