Chef Lucas Corazza dá 5 dicas
essenciais para precificar ovos de chocolate corretamente e lucrar nesse
período
A época mais lucrativa do ano para os confeiteiros requer muito planejamento. Nesta Páscoa, para se destacar nas vendas dos deliciosos ovos de chocolate, você precisa se preparar para além das receitas. Com o objetivo de ajudar quem está começando nesse universo, TOP, a primeira marca de coberturas fracionadas do Brasil, convidou o Chef Lucas Corazza para dar algumas dicas sobre como precificar seus produtos da maneira correta. Confira:
- Pense nos custos de produção!
Para começar a calcular o preço de um produto, é importante lembrar que para sua produção existem alguns custos que são fixos e outros que são variáveis. “Muita gente, principalmente quem está começando, costuma levar em consideração os ingredientes e embalagens, mas esquecem de colocar na conta a energia elétrica, a água, a conta do telefone e da internet usada para receber os pedidos e contatar os clientes, entre outras coisas”, comenta Corazza. “Tudo isso precisa ser considerado e deve fazer parte da conta, assim como o seu próprio tempo de produção. Tempo é o bem mais importante que temos, ele precisa ser calculado pois é o verdadeiro custo de tudo isso. Tempo não é apenas dinheiro, tempo de qualidade é o que queremos quando investimos neste trabalho”, completa.
2.
Considere os preços dos seus concorrentes
Analisar os preços dos concorrentes é essencial para ajudar a precificar os produtos. “É importante pesquisar, para entender quanto outros produtores estão cobrando por produtos similares ao que se pretende vender, principalmente na região onde as vendas serão feitas. O mesmo ovo de Páscoa pode ter valores diferentes se forem vendidos em regiões distintas de uma mesma cidade, então é fundamental ter esse entendimento. Se o ovo for mais caro que a média, pode encalhar e gerar prejuízo”, afirma o chef.
3.
O valor percebido é extremamente importante
Diversos itens podem justificar preços mais elevados e, consequentemente, uma margem de lucro maior. “Ingredientes premium, itens artesanais e técnicas especiais são alguns dos exemplos de investimento que podem refletir no valor do produto final. O consumidor está disposto a pagar mais por algo que traga uma experiência diferenciada, seja no visual, seja no sabor, ou em qualquer outro fator que possa surpreender”, afirma Lucas.
4.
Conheça (de verdade) o seu consumidor
“Onde ele mora? O que ele preza em um serviço? Ele aceitaria pagar mais caro por um produto premium? Conhecer o público-alvo é essencial para ajudar os confeiteiros no processo de precificação”, recomenda Corazza
5. Não esqueça de incluir a margem de lucro
A margem pode variar dependendo da
estratégia de precificação, concorrência e valor percebido pelo cliente. “Tem
muita gente que esquece desse fator, que é o mais importante para que os
negócios cresçam de forma rentável. O preço não pode ser baseado somente nos
gastos, então é importante que a pessoa inclua nele o que ela espera lucrar com
a venda”, finaliza Corazza.
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