A recuperação de veículos é um problema que aflige diversas empresas no Brasil e no mundo. Com casos frequentes de automóveis não devolvidos no tempo acordado, inúmeras ações judiciais de busca e apreensão são abertas, mas nem sempre permitem que sejam encontrados em tempo hábil. Por mais que muitos veículos contem com um rastreador instalado justamente para esses casos, o SMS vem ganhando espaço no ramo como uma ferramenta estratégica de apoio para a recuperação – capaz de auxiliar na busca destes veículos por meio de uma API transacional por geolocalização. Tudo isso, por um custo de implementação significativamente baixo.
Normalmente utilizado em carros com maior valor de
aquisição, os rastreadores apresentam uma enorme taxa de eficácia estimada em
torno de 90%, utilizando seu sistema de rastreio em tempo real para qualquer
empecilho que possa surgir. Porém, fora sua probabilidade de apresentar
defeitos, a maior parcela de veículos com preços mais acessíveis como motos e
motocicletas não dispõe de tal recurso, o que dificulta sua localização quando
não devolvidos.
Como o SMS funciona na
recuperação de veículos?
Preenchendo este ponto cego que ainda é amplamente
visto no mercado, o SMS desponta como um aliado importante neste processo.
Independente do modelo do veículo, a estratégia utilizada por trás deste
sistema de mensageria curta visa o envio de textos ao suposto locador do
automóvel com conteúdos aparentemente descontraídos e atrativos – mas que, ao
clicarem no link presente na mensagem, acionará o GPS programado nesta
tecnologia para informar onde o condutor se encontra naquele momento.
Apesar de não proporcionar um acompanhamento
constante de sua localização, o sistema fornece informações importantes para
que as empresas consigam ter um maior conhecimento sobre o local mais provável
de onde o veículo possa estar e, assim, ter maior êxito no encontro do
automóvel. Quando também utilizado em conjunto com outros dispositivos como os
próprios rastreadores, essa probabilidade de sucesso é potencializada ainda
mais, evitando que as empresas sofram financeiramente pela não devolução de
seus modelos.
Fora seu baixo custo de uso, são poucas as pessoas
que conhecem essa ação de recuperação de veículos, o que aumenta ainda mais sua
chance de sucesso nas ações instauradas – levando em consideração, também, a
taxa de abertura usual de 98% do SMS pelos consumidores, segundo dados
divulgados pelo Simple Texting.
Como utilizar o SMS na
recuperação de veículos?
Apesar de não ter nenhuma limitação de uso, o maior
ponto de atenção ao adotar essa estratégia está, justamente, na elaboração
desta campanha – criando mensagens atrativas que não gerem qualquer tipo de
desconfiança para o locador. Afinal, além de ser conduzido a clicar no link,
também precisará autorizar o uso do GPS na mensagem que surgirá em seu
aparelho.
As empresas que decidirem utilizar este sistema de
mensageria na recuperação de veículos precisam criar uma abordagem amigável e
convidativa, desenvolvendo mensagens que destaquem algum tipo de benefício a
ser adquirido pelo condutor, oferta de uma solução que possa ter interesse, ou
até mesmo promoções que desperte sua curiosidade e façam que clique no link
para descobrir mais a respeito. É preciso ter muito cuidado no texto elaborado,
uma vez que qualquer suspeita pode comprometer a eficácia dessa ação.
Não há como garantir 100% de certeza de que, quando
o GPS for acionado, o veículo necessariamente estará naquele local. Mas, esta
tecnologia traz insights preciosos para as empresas que iniciam essa busca,
sendo uma fonte de apoio importante para essa missão. Com ele, é praticamente
impossível não impactar o usuário que precisa ser localizado, se tornando uma
alternativa rentável para encontrar desde os modelos mais simples aos mais
luxuosos do mercado.
Wilton
Farelli - Product Manager de SMS na
Pontaltech,empresa especializada em comunicação omnichannel.
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