Num mercado cada vez mais competitivo, fechar uma venda já é algo a se comemorar. No entanto, o fato de ter firmado o acordo não encerra o trabalho a ser exercido por uma empresa. Tão importante para assegurar um negócio é garantir que todo o atendimento e o processo pós-venda sejam eficientes e contemplem todas as dores e exigências do seu novo cliente.
Para se ter uma ideia da importância desse
trabalho, uma pesquisa idealizada pela Qualtrics XM Institute, em 2020, apontou
que 89% das companhias que decidem oferecer e focar de forma eficiente na
experiência do cliente, independente do segmento em que atue, apresentam
resultados financeiros mais significativos em relação aos seus
concorrentes.
Esse número expressivo se explica pelos ótimos
benefícios atrelados ao fato de se garantir uma clientela satisfeita. As
grandes referências mundiais sobre esse assunto concordam que a melhor
propaganda é feita por clientes satisfeitos. De fato, essa afirmação faz
sentido se levarmos em conta que um consumidor realizado não só retorna para
efetuar novas compras ou renovar contratos, mas também atua como um promotor de
sua marca, assegurando uma boa reputação e contribuindo para a aquisição de
novos clientes.
Tendo isso em vista, é possível dizer que a área
destinada ao Customer Success tem hoje uma importância que vai além do bom
relacionamento com os clientes, sendo essencial ainda para abrir portas dentro
das organizações. O resultado desse trabalho acaba sendo a construção de três
fatores importantes para uma marca: retenção, expansão e indicação.
Sendo assim, acho importante pontuar algumas
práticas e movimentos necessários para a implementação de estratégias
eficientes baseadas na cultura da jornada do cliente.
Estratégias voltadas ao
cliente
O primeiro passo é formalizar um atendimento ao
cliente no pré-venda e estender essa relação também no pós-venda. Independente
se a empresa ofereça um produto ou serviço, é fundamental garantir que esse
consumidor ou parceiro esteja satisfeito com o que foi adquirido.
Para isso, é determinante que a companhia ofereça
um suporte humanizado e aproximado de sua clientela, fazendo com que esse
usuário se sinta prestigiado e amparado no caso de dúvidas ou qualquer tipo de
problema que possa aparecer no decorrer da compra.
Vale ressaltar que, diferente do que acontece com o
suporte técnico ou a central de vendas, o atendimento voltado ao sucesso do
cliente precisa ser pró-ativo. Ou seja, esse canal tem que marcar presença
ativa no dia a dia desses clientes, realizando um trabalho focado na melhor
assistência e encontrando oportunidades de ações para manter o parceiro
engajado.
É preciso se atentar de que existe uma linha tênue
entre realizar um serviço prestativo e um acompanhamento pouco efetivo e
impertinente. Pensando em evitar essa segunda opção, o mercado utiliza métricas
que avaliam o nível de satisfação da base de clientes de uma forma segmentada e
direcionada para diferentes frentes do trabalho.
Uma das métricas mais utilizadas e competentes
nesse sentido é o Net Promoter Score, ou a NPS. Baseado em perguntas simples,
este indicador deve ser enviado periodicamente aos parceiros para coletar dados
quantitativos e qualitativos e assim mensurar a satisfação desses usuários com
o produto ou serviço. Por ser facilmente moldada, a partir de notas
classificatórias de 0 a 10, esse tipo de mecanismo é fundamental para
identificar, além do nível de satisfação dos clientes, mas também onde
exatamente podem haver problemas ou melhorias nos processos oferecidos no momento
da venda.
Diante desse cenário, é fundamental que o cliente
sinta que a sua empresa atue de forma constante na busca de assegurar o melhor
resultado possível após a compra de um produto ou serviço. Mais do que garantir
o entusiasmo desse parceiro, ações com esta finalidade serão essenciais para
garantir a retenção dessa clientela, além de resultar num verdadeiro propagador
da sua marca no mercado. Até porque a melhor propaganda é feita por clientes
satisfeitos e a pior, por clientes insatisfeitos.
Marília Zanotti - referência
em relacionamento com cliente e marketing de demanda e geração de produtos,
liderou projetos em multinacionais como Microsoft, Smart Fit e Comparex.
Formada em Relações Internacionais e pós-graduada em Big Data e Marketing,
ambas pela ESPM, a executiva se especializou em gestão de competências e
pessoas, se tornando pilar-chave no desenvolvimento da TotalPass no Brasil.
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