De acordo com o
especialista Alexandre Slivnik, algumas dicas podem ser valiosas para alcançar
uma vaga desejada
Com a crise que atinge o mercado de trabalho se
expandindo cada vez mais no Brasil, é importante que as pessoas saibam técnicas
que podem ser de grande ajuda durante uma entrevista de emprego.
De acordo com Alexandre Slivnik,
vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, alguns movimentos podem
ser aplicados até mesmo em entrevistas remotas. “Durante a pandemia, as
entrevistas pela internet se tornaram algo comum. Todos os dias as pessoas têm
reuniões digitais ou virtuais, e para contratar um colaborador não é diferente.
No entanto, existem algumas atitudes que podem aumentar as chances de
contratação, até mesmo em uma entrevista a distância”, relata.
O palestrante compara as formas de avaliação por
parte das empresas em entrevistas presenciais e remotas. “Em situações
presenciais, a avaliação já começa ao entrar na empresa, através de sua postura
perante a outros colaboradores e enquanto aguarda efetivamente a entrevista.
Por outro lado, nas videochamadas a avaliação começa nas redes sociais. O
interesse é saber o que o candidato posta e comenta, se ele falou mal da
empresa anterior, do chefe anterior e se essa pessoa é agressiva em suas
interações. Portanto, não deixe sua identidade de lado, mas cuidado com os
erros de português e com a forma de se portar na internet”, pontua.
Para Slivnik, os candidatos devem buscar por vagas
que realmente despertem seu interesse e desejo de trabalhar. “Enviar um
currículo para diversas empresas diferentes e ficar esperando sentado no sofá
não vai adiantar . Para aumentar as chances de contratação, é necessário buscar
empresas que tenham características e culturas semelhantes às suas, mantendo o
foco naquela companhia que você realmente deseja trabalhar ao invés de atirar
para todos os lados”, alerta.
Muitos acreditam que esse pode ser um ato de
prepotência, mas almejar um cargo maior e deixar isso claro para os gestores é
algo que pode ser visto com bons olhos. “Exponha seu objetivo na organização,
seja ele chegar na liderança, trabalhar no atendimento ao cliente ou no setor
de vendas. De qualquer maneira, se apresente na empresa demonstrando sede de
crescimento”, revela.
De acordo com o vice-presidente da ABTD, é válido
adicionar ao currículo itens específicos relacionados à vaga desejada.
“Mencione como sua colaboração pode melhorar os resultados da empresa. Afinal,
eles querem saber como você vai ajudar a companhia a crescer. Quanto maior a
audácia, maior a chance de contratação. Portanto, não tenha medo de colocar
percepções de como você acha que a empresa deve crescer e como os problemas
devem ser resolvidos. Nos dias de hoje, esse tipo de comportamento tem sido
muito valorizado pelos gestores”, finaliza.
Alexandre Slivnik -reconhecido
oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades
extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos
livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do
IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento
(CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.
Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e
Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em
serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA,
ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate
School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.
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