Treinar e desenvolver pessoas é uma demanda latente do RH – principalmente durante a pandemia. Contudo, nem sempre é simples desenvolver treinamentos eficazes. Saber superar as dificuldades e promover programas de alto impacto é fundamental para garantir a produtividade das empresas. É preciso criatividade, técnica e metodologias personalizadas.
Felizmente, muitas já notaram tal
importância. Segundo uma pesquisa feita pela Thomas Brasil, 89% das
organizações estão dispostas a investir em treinamentos à distância para seus
colaboradores, justamente por compreenderem a necessidade de manter a evolução
de seus profissionais e o engajamento das equipes, especialmente com o avanço e
popularidade do trabalho remoto.
Além de contribuir para uma maior
atração e retenção de talentos, tais investimentos aumentam a produtividade,
reduzem o retrabalho e, consequentemente, elevam o crescimento exponencial das
companhias. Entretanto, antes mesmo de planejar os treinamentos, é preciso
entender as necessidades específicas de cada empresa. E é aí que muitas
comentem grandes erros.
A falta de tempo para realizar
treinamentos de qualidade é uma das principais dificuldades enfrentadas,
intensificada pela rotina agitada de muitos gestores. Para piorar, conciliar a
agenda de todos os participantes também se torna uma tarefa complexa,
tornando-os reféns de poucas janelas disponíveis em meio a um turbilhão de
responsabilidades. A falta de priorização é crucial para a queda no desempenho.
Mudar a cultura é fundamental para conquistar a relevância que o tema merece.
Na aplicação em si, a falta de
padronização é outro grande empecilho enfrentado por muitas empresas. Falta
preparo e didática em muitos casos, o que gera treinamentos inadequados,
repetitivos e cansativos. Entender quem deve fazer cada treinamento e o
resultado esperado dos conteúdos que serão transmitidos é primordial para
garantir a efetividade dos programas. Infelizmente, nem sempre esse cuidado é
tomado.
Soma-se a isso o fato de que muitas
empresas acreditam que, ao contratarem programas de treinamento e
desenvolvimento, estão adquirindo uma solução pronta e imediata para seus
problemas, como se fosse um remédio com efeito instantâneo. Este é um dos
pensamentos mais equivocados. Treinamentos não são milagrosos e devem fazer
parte de uma estratégia mais ampla do RH, que deve envolver cultura e processos
que deem sustentação aos conhecimentos que são disseminados.
Outro ponto de atenção é quanto à
carga horária. Todo treinamento leva um certo tempo para ser assimilado. Além
disso, ele deve ser inserido junto às rotinas que o profissional já tem dentro
da empresa, evitando que isso se torne um trabalho extra. Talvez por isso
mesmo, normalmente, as preferências são sempre por programas mais curtos e
dinâmicos. É preciso optar por um modelo transversal, que atinja todas as áreas
por meio de uma metodologia ativa que gere engajamento e capte a atenção de
todos, mas de forma única.
Por esse motivo, treinamentos online
tem crescido tanto. Neles, os profissionais conseguem organizar suas atividades
e rotinas, fazendo os treinamentos nos horários mais apropriados para cada um,
sem interferir em suas tarefas. Com mais flexibilidade, há uma otimização do
tempo para colocar em prática os ensinamentos adquiridos – tornando os momentos
presenciais mais voltados ao debate, no qual podem fazer perguntas, tirar
dúvidas e, até mesmo, compartilhar suas próprias experiências.
Para que cada um siga seu próprio
ritmo de aprendizado, é preciso que as empresas estejam bem suportadas pela
tecnologia, com uma plataforma capaz de disponibilizar conteúdos
personalizados, no momento adequado para cada público e ainda fazendo uma
avaliação do que foi aprendido. Quando a empresa consegue identificar bem as
suas necessidades e tem a tecnologia certa para desenvolver treinamentos mais
eficazes, sua produtividade tende a aumentar – bem como a satisfação de seus
colaboradores. Sem dúvida, vale a pena dar mais atenção ao tema. Os resultados
aparecem mais rápido do que se costuma esperar.
Osvaldo
Pinholi - administrador de empresas e
diretor comercial da Treinar Mais, plataforma que facilita a aplicação e gestão
de treinamentos online.
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