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quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O que define um bom líder?

 Para especialistas, uma boa liderança pode mudar a depender do estilo de equipe, mas deve ter sempre como base a confiança 

 

A gestão de pessoas é uma demanda que requer atenção em todas as empresas, e o papel do líder se torna fundamental para a orientação e organização de uma equipe eficiente. Ele é o responsável por estimular os liderados, de modo que consigam otimizar os resultados de suas tarefas.  

Para Jamille Barbosa, professora do curso de administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pode-se definir um bom líder aquele que cumpre não só a função de gestor, mas é capaz de influenciar e alavancar o desenvolvimento dos indivíduos. “A gestão cuida do planejamento, do controle e até do direcionamento, mas não no sentido de influenciar as pessoas. O gestor quando é líder, ele consegue fazer tudo isso e também impactar na motivação dos liderados”, define a professora.  

Miriam Rodrigues, professora de administração e gestão de pessoas na UPM compartilha do mesmo conceito de Barbosa e faz um adendo: “o bom líder tem o poder de inspirar, corrigir, prevenir erros, impactar e treinar pessoas fortes”. Segundo ela, uma das características fundamentais de uma boa liderança é o gestor ter autoconhecimento e saber seus pontos fortes e de desenvolvimento.  

“Também entendo que um líder precisa se comunicar bem, seja de maneira verbal ou escrita. Outros elementos importantes são empatia e capacidade de resiliência, pois, muitas vezes, o trabalho em equipe é desafiador, envolve pressão e a necessidade de atingirmos metas”, explica Rodrigues.  

Barbosa acredita que os líderes devem entender as atividades dos liderados para que possam ajudá-los no alcance dos objetivos. Saber ouvi-los, saber se comunicar, entender suas necessidades e ter empatia é fundamental para criar uma boa liderança, gerar produtividade para a empresa e para os funcionários, além de criar satisfação com o ambiente de trabalho.  

Segundo a professora, a liderança pode mudar conforme o formato de trabalho que pode ser dividido em grupo, equipe e time. No grupo, o líder tem a função de monitorar e apoiar as atividades que eles estão realizando, tomando como base o esforço individual e o que cada um vai oferecer em termos de resultados gerais.  

Em equipe, o foco não é no indivíduo em si, mas na complementaridade que há entre os indivíduos. Neste formato, o líder precisa observar se as pessoas têm confiança mútua, se há comprometimento umas com as outras e se complementam para que o resultado seja positivo. Já no time, o líder tem o papel de um coach (técnico). Ele irá dar as coordenadas, mas deixará as pessoas livres para que tomem as decisões de modo a alcançar os resultados contando com as suas capacidades.  

Quanto aos erros a serem evitados na gestão, as especialistas acreditam que os líderes devem se entender como seres também sujeitos a falhas, portanto, podem rever suas ideias, ouvir a equipe e ter sempre confiança. Pode-se evitar erros, muitas vezes, relacionados a cargos de poder, como comportamentos arrogantes e sem empatia.  

Para melhorar o desempenho, os líderes devem continuar a buscar conhecimento, procurar conhecer os profissionais além da esfera profissional, dar feedbacks, gerar espaço para que a equipe possa contribuir com ideias e as questões da rotina de trabalho possam ser debatidas de maneira saudável, sem excesso de preocupação com erros, mas sempre apontando quais aspectos de cada indivíduo podem ser melhorados.

 

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