Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Janeiro Branco: Como ficou a Saúde Mental dos Brasileiros nos últimos 2 anos?

Cerca de 40% dos brasileiros já sofreram com ansiedade durante a pandemia.

 

Já se vão quase dois anos com isolamento social, medidas restritivas que nos impedem de ver amigos e familiares, home office obrigatório e o medo constante de ser acometido ou de ver pessoas queridas sofrerem com o coronavírus. 

Nesse contexto, o estado de alerta permanente, a solidão e a falta de controle impactam na saúde mental de praticamente todas as pessoas. Desde 2014, o Janeiro Branco é o mês da saúde mental, a mesma que foi colocada à prova de tantas e tantas maneiras desde 2019. 

Antes da pandemia, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS, 9,3% dos brasileiros sofriam com ansiedade antes da Covid-19, e 5,8% das pessoas sofriam com depressão. Mas em novembro do ano passado, um novo levantamento da OPAS mostrou o quanto atravessar a pandemia foi algo devastador: 40% dos brasileiros tiveram problemas de ansiedade durante o período. 

Já um levantamento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) aponta que os casos de depressão dobraram no período de quarentena e que casos de ansiedade e estresse tiveram um aumento de cerca de 80%. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade é responsável por mais de 33% do número de incapacitados nas Américas.
 

Saúde Mental no trabalho

Um fato que mostra como a pandemia impactou na saúde mental das pessoas está, por exemplo, na nova doença ocupacional categorizada pela OMS, o Burnout. A síndrome do esgotamento profissional subiu de categoria em 1º de janeiro de 2022. 

Doença ocupacional é, basicamente, aquela adquirida através da atividade profissional. A mudança de categoria força que gestores redobrem seus cuidados com saúde mental, pois por ser uma doença, ela ganha força para motivar um pedido de indenização, por exemplo.
 

Por um futuro mais saudável

Procurar acompanhamento médico para manter a saúde mental é algo que apenas 10% dos brasileiros fazem com regularidade. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto FSB para avaliar a vida dos brasileiros durante a pandemia, a geração Y (nascidos entre os anos 1980 e início dos anos 1990) é a que mais se consulta com psicólogos, seguida pela geração Z (nascidos entre 1990 e 2010). Ainda segundo a pesquisa, mais da metade dos brasileiros apontam que sua saúde emocional piorou com a pandemia: 53% relataram sentir ansiedade, 42% alteração de humor, e 41% insônia. 

Cuidar da saúde mental é muito importante. Para a psicóloga e especialista em Saúde Mental da Sami, Simone Matias, “durante a pandemia as pessoas têm sofrido por esquecer de suas necessidades básicas para tentar alcançar seus objetivos. Dormir, por exemplo, é muito importante. Interagir e ter momentos de lazer, também”. 

Na Sami, cerca de 10% dos atendimentos são de pacientes com queixas ligadas à saúde mental. Destes, 76% estão relacionados à ansiedade e depressão. A operadora aposta na Atenção Primária de seus membros, tratando cada paciente por inteiro em vez de restringir-se aos cuidados clínicos. 

Para se cuidar por inteiro, da mente e do corpo, é preciso ir além do consultório. Simone alerta para a importância do cuidado integral que caracteriza a Atenção Primária. 

“Com a pandemia, tivemos o aumento dos casos de ansiedade e depressão; o próprio home office pode ter os seus contras, por exemplo, quando o trabalho começa a se impor e ultrapassar os limites da vida pessoal”. Para ajudar a manter o equilíbrio físico e mental, a Sami oferece a todos membros serviços como meditação, Yoga, pilates, apoio psicológico, personal trainers, academias e studios. “Esses recursos são muito importantes, pois possibilitam o cuidado físico e emocional, partes importantes do tratamento de casos de transtornos mentais”, destaca a psicóloga. 

Os recursos citados por Simone funcionam como complemento não clínico à tradicional rede credenciada, e são oferecidos pela Sami aos membros via parceria com Vitalk e Gympass. O Vitalk é uma plataforma que oferece conteúdos e acompanhamento profissional para o gerenciamento das emoções e o Gympass oferece academias e dezenas de modalidades para cuidar da saúde física e mental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados