“O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem
senão pela educação.
Ele é aquilo que a educação dele faz”
(Immanuel Kant)
Imprescindível destacar o importante papel da
Educação, quer seja para a sociedade quer seja para o indivíduo.
Ao analisarmos os países centrais, nos quais a cidadania foi fortalecida ao longo dos anos, o investimento em educação sempre foi alto, ou seja, há um olhar especial e prioritário dessas sociedades para quão importante é educar suas novas gerações. Assim, qualquer país que pretenda construir um projeto de nação, inevitavelmente deve passar pelo cuidado dedicado à Educação, concebendo-a como área estratégica de desenvolvimento.
No que se refere ao indivíduo, além de possibilitar seu processo de
socialização, a Educação permite que se desenvolva o exercício da autonomia do
pensar, além de ampliar a criticidade, razões óbvias pelas quais muitos
governos acabam por não dedicarem investimentos necessários à Educação de
qualidade. A Educação fornece instrumentos para que o indivíduo alcance uma
vida mais digna, permitindo que tenha melhores oportunidades, além de
contribuir em seu processo de humanização e inclusão social. Identifica-se,
assim, uma íntima relação entre educação, democracia e cidadania. Não à toa que
a ONU estabelece como um de seus principais objetivos de desenvolvimento
sustentável (ODS) -- a Educação de Qualidade.
Uma forma coerente de comemorarmos o Dia da
Educação é pensar na valorização do profissional da Educação -- o professor.
Investir numa Educação de Qualidade é dedicar-se à formação de excelência do
seu corpo de professores. Quer saber se um país tem projeto de Educação de
Qualidade? Verifique como tal país ‘trata’ seus professores.
Pensar em nosso Brasil, que, neste ano, comemora seus 200 anos de Independência, nos traz a certeza de um longo caminho ainda a percorrer no alcance de uma Educação de qualidade acessível a todos e só assim, como dito por Paulo Freire, poderíamos promover a liberdade, resultando na transformação social, construindo, desse modo, um mundo melhor e mais justo.
Paulo Fraga da Silva - coordenador do curso de Pedagogia e professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário