O Brasil, que possui reconhecida competência setorial no ambiente do agronegócio, busca com dificuldades prosperar no mercado global de viagens e turismo. Toda a diversidade de recursos naturais e culturais presentes no território nacional nos favorece.
Falta, na prática, superarmos o complexo de cachorro vira-lata, que está arraigado a valores e costumes dominantes que associam qualidade de vida a poder viajar para o exterior e consumir bens e serviços importados como símbolos de status.
Bobagem! Viajar pelo Brasil ou para o exterior oportuniza valorizar atributos exclusivos do nosso patrimônio territorial, trocar experiências e exercitar a empatia. Afinal, somos todos viajantes que ocupam a mesma nave, na rota do processo civilizatório.
Supor
que existam seres humanos superiores é um mito contra o qual todos devemos
estar vacinados. Mito que admite violentar a ciência e o bom-senso, em nome da
idolatria de si próprio. Mito anacrônico à convivência global pacífica e
próspera da humanidade.
Em
meio à pandemia da COVID-19, o instituto Butantan e a Fio Cruz, que produzem
vacinas a serviço da vida, estimulam o resgate da autoestima, sem xenofobia.
São bons exemplos de superação, que merecem receber do trade turístico, unido,
manifestações públicas de apoio à imediata imunização para todos.
No
combate às variantes do coronavírus, do mesmo modo, sem pusilanimidade, devemos
adotar e motivar uso de máscaras; constante higienização das mãos e evitar aglomerações.
A necessidade humana de socializar, interagir e evoluir, com saúde física e
emocional, não se resume à demanda turística reprimida. Representa consciência
de direito à vida segura.
Alimentar
o corpo e o espírito de bem-estar é um direito constitucional consagrado e
dever da cidadania defender, com transparência e determinação de propósito.
Precisamos
exercer essa competência setorial já, para evitar naufragar o esforço comum de
posicionarmos o Turismo, no âmbito da Indústria Criativa, como vetor
estratégico para o desenvolvimento sustentável e regenerativo do país, da
brasilidade e da vida no planeta.
Luiz Henrique A. Miranda - diretor da Agência Amigo –
Comunicação Integrada e diretor de Relações Públicas do Skål Internacional São
Paulo.
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