Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Fobias prejudiciais requerem tratamento

Profissionais de saúde mental auxiliam no controle dos sintomas, proporcionando qualidade de vida

 

Fobias são sentimentos angustiantes que denunciam repulsa ou medo intensos a algo. Todos estamos sujeitos a ter fobias leves ou fortes. Mas se você perceber que isso vem acompanhado de sintomas que estão prejudicando sua vida pessoal, familiar ou profissional, busque ajuda de um profissional de saúde mental.

A recomendação é da assistente social Angela Nogueira Braga da Silva, coordenadora do Serviço Social do Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Segundo ela, é importante reconhecer quando se tem fobia, diferentemente de um simples medo ou ansiedade.

Angela explica que a ansiedade, um sentimento normal, pode ser positiva, ativando um estado de alerta e prontidão para os desafios que estão por vir. Já a fobia é uma ansiedade exagerada, diante de situações ou objetos que por si só não oferecem perigo.

Os sintomas mais frequentes da fobia são desconforto interno, angústia, pânico, taquicardia, dor no peito e até a impressão de que se vai morrer.

“É algo diferente do medo, um sentimento instintivo que nos mantém atentos para perigos. É normal sentir medo ao se arriscar em determinadas situações. Mas se você sobe a uma determinada altura e entra em forte pânico, pode ser que esteja com fobia”, explica a assistente social.

Se este sentimento persistir e lhe trouxer prejuízos, um profissional de saúde mental poderá ajudá-lo, realizando um diagnóstico e prescrevendo medicação, se for o caso, e um tratamento adequado. Pode ainda orientá-lo a realizar algumas mudanças de hábitos, como parar de fumar e evitar cafeína.

O controle das fobias é viável e relevante para proporcionar qualidade de vida ao indivíduo, e os profissionais de saúde mental do Seconci-SP estão plenamente capacitados para proporcionar os tratamentos adequados.


Tipos de fobias

 Há vários tipos de fobias, que podem ou não evoluir para um estado de pânico. Conheça algumas:


Fobias simples – São as mais comuns, tendo como foco algo específico, por exemplo:


Acrofobia - medo de altura;

Claustrofobia - medo de lugares fechados

Zoofobia - repulsa de animais peçonhentos e outros;

Amaxofobia – medo de dirigir;

Aerofobia - medo de avião/medo de voar;

Hematofobia: medo de sangue, injeções e feridas;

Nictofobia - medo da noite ou do escuro;

Tripofobia - medo de padrões geométricos.


Fobias sociaissão as relacionadas ao medo de situações envolvendo a presença ou a ausência de pessoas, por exemplo:

Glossofobia - medo de falar em público;

Monofobia - medo de ficar sozinho;

Tanatofobia - medo da morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados