Primeiro dia de prova traz discussão de gênero em diversas questões
Ao contrário do que alguns esperavam, o primeiro
dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no último
domingo (17), não trouxe grandes polêmicas. Especialistas consideraram a prova
com nível médio de dificuldade. Os estudantes responderam 45 questões de
Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além da redação, que trouxe como tema
"O estigma associado às doenças mentais na sociedade
brasileira".
Para esta edição do Exame, os organizadores deram
muita ênfase em discussões que estão fortemente presentes na sociedade, como a
questão das diferenças de gênero. De acordo com o assessor de Filosofia do
Sistema Positivo de Ensino, Jorge Luis Palicer do Prado, a prova trouxe
questões bem interessantes e interdisciplinares sobre a desigualdade entre
homens e mulheres. "Vimos questões sobre isso ao longo de toda a prova,
desde a prova de Linguagens e Língua Portuguesa até Educação Física, com
perguntas abordando a luta das mulheres diante das dificuldades que ainda
encontram. É uma ênfase muito acertada, muito interessante porque é um assunto
que vem exigindo de toda a sociedade uma discussão mais profunda sobre o papel
que as mulheres desempenham, as conquistas que já surgiram e as que ainda estão
por vir", destaca Prado.
Para o especialista, essa foi uma prova que mostrou
as diversas possibilidades de diálogo entre os conteúdos e componentes além das
inúmeras perspectivas que cada estudante deve adotar para fazer a leitura e
interpretação do que se pede. "Foi possível falar sobre vários assuntos,
com pontos de vista diferentes e sempre integrando os componentes
curriculares", explica.
A assessora pedagógica de Educação Física, Juliana
Landolfi Maia, destaca a presença da discussão sobre gênero no esporte de alto
rendimento. "O objetivo da questão foi justamente trazer a diferença de
remuneração entre o jogador Neymar e a Marta, considerada por vários anos a
melhor jogadora de futebol do mundo. Considerando que os dois possuem o
reconhecimento máximo dentro do futebol, a questão mostra como a situação muda
quando se trata da remuneração de um homem e de uma mulher", comenta
Juliana.
A assessora menciona ainda
mais uma questão da prova de Educação Física que fala sobre a desigualdade de
gênero, fazendo alusão ao respeito às torcedoras nos estádios. "A questão
traz um cartaz que mostra o que pode e o que não pode em relação aos limites
estabelecidos na interação entre homens e mulheres dentro dos estádios",
destaca.
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