Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Aumento expressivo da inflação gera incertezas no mercado em torno da elevação da taxa básica de juros


Aumento expressivo da inflação gera incertezas no mercado em torno da elevação da taxa básica de juros


O aumento expressivo da inflação, que em 2020 chegou a 4,5%, o maior valor desde 2016, tem aumentado as certezas do mercado em torno da elevação da taxa básica de juros.

“Está mais do que evidente que o Banco Central vai ter de elevar os juros ainda neste primeiro trimestre, ainda que seja uma alta bem pequena, de 0,25 pontos percentuais, acelerando o aumento ao longo do ano”, avalia Rodrigo Octavio Marques de Almeida, CIO do Andbank Brasil.

“Isso deve ser feito por conta da resistência da inflação, que continua avançando, exatamente devido à manutenção dos juros baixos por longo tempo”, completa.

Com a questão fiscal ainda em aberto, Rodrigo Almeida aponta que a curva longa de juros continua empinando. “A curva pressionada por essa demora na elevação dos juros pode provocar dúvidas sobre duas classes de ativos: as aplicações em pré-fixados e nos fundos imobiliários”, acrescenta.

“Tanto esses fundos, extremamente sensíveis a juros altos, quanto as dívidas das empresas podem sofrer pelo efeito crowding out, provocado pela necessidade do governo de financiar a dívida pública, ofertando mais títulos ao mercado”, finaliza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados