Guia contém dicas para as empresas de comércio eletrônico e, especialmente, para as lojas físicas, que devem seguir todos os protocolos de higiene e evitar aglomeração
O IDV
(Instituto para Desenvolvimento do Varejo) elaborou um guia de boas práticas
sugeridas pelos seus associados para serem implementadas durante a Black
Friday, que ocorrerá em 27 de novembro. O material foi compartilhado com os
Procons do Brasil, que o colocará à disposição de todas as unidades do Procon
no país.
A Black Friday se tornou uma data importante para o
varejo brasileiro, e a maior preocupação das empresas é garantir um bom
atendimento, com segurança sanitária, neste momento de pandemia.
Por esta razão, neste ano, o IDV recomenda que haja
uma atenção especial às lojas físicas, que devem seguir todos os protocolos de
higiene e evitar aglomeração. As empresas associadas ao IDV disponibilizarão,
durante o horário de funcionamento do estabelecimento para a Black Friday,
atendimento ao consumidor, buscando satisfazer sua experiência de compra. Os
produtos participantes da ação estarão identificados nas lojas e nos materiais
de comunicação. As empresas também se comprometem a seguir as orientações do
Procon, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a capacidade de percentual de
pessoas permitida em cada município, além de protocolos importantes implantados
durante a pandemia visando à segurança de funcionários e clientes.
Com relação ao comércio eletrônico, os associados
do IDV se comprometem a fornecer Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
adequado, 24 horas (da meia-noite até às 23h59), durante o dia 27 de novembro
(chat, principais redes sociais ou telefone). Excepcionalmente, algumas
empresas, por conta do baixo volume de contatos, terão o atendimento com
resposta de até 12 horas. Outro compromisso é ter infraestrutura reforçada para
melhor estabilidade do site, buscando evitar a ocorrência de oscilações
decorrentes do grande volume de acessos. Elas também vão sinalizar os produtos
que participam da Black Friday, reforçando que não são todos os produtos do
site; comunicar a restrição de estoques, pois são limitados; orientar quanto
aos prazos de entregas de forma ostensiva; entre outras medidas.
As empresas proprietárias do site ou da plataforma
de marketplace identificarão, de forma clara, quando a oferta é de um produto
próprio ou oferecido diretamente pelos vendedores terceiros.
Todas as empresas associadas ao IDV têm como itens
fundamentais somente aceitar clientes com máscaras, disponibilizar máscaras
para funcionários, disponibilizar álcool em gel, envelopar com plástico-filme
equipamentos de contato constante, promover o distanciamento entre pessoas,
reforçar a higienização, comunicar sobre cuidados para funcionários e clientes,
distribuir máscaras acrílicas para operadores de caixa ou proteção de
acrílico entre cliente e operadores de caixa, ter um cuidado maior de higiene
com produtos trocados e higienizar o local do carrinho de compras onde
colocam-se as mãos.
O guia completo pode ser
acessado pelo link https://www.idv.org.br/wp-content/uploads/2020/11/BLACK-FRIDAY-2020_BOAS-PRATICAS-IDV_vFINAL.pdf.
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