Em enquete feita
no Stories do Instagram do Procon-SP, 65% dos consumidores revelaram ter tido
problemas ao comprar nas redes sociais; Facebook, Instagram, Whatsapp e Youtube
serão notificados a explicar sobre a política de acompanhamento dos perfis com
práticas comerciais
O Procon-SP realizou uma enquete no
Stories do Instagram com o objetivo de mapear os problemas enfrentados pelos
consumidores ao comprar pelas redes sociais: dos 353 internautas que participaram,
65% revelaram ter tido problemas. O Procon-SP irá notificar as redes sociais
Facebook, Instagram, Whatsapp e Youtube para que expliquem sobre a política de
acompanhamento e controle que adotam em relação aos perfis com práticas
comerciais a fim de garantir que a legislação seja cumprida.
Apesar dos problemas, dos 227
consumidores que responderam se voltariam a fazer compras pelas redes sociais,
62% afirmaram que sim e 38%, que não. "De acordo com a pesquisa, boa parte
das pessoas que teve problemas voltaria a comprar pelas redes sociais - o que
indica que as compras online são uma alternativa cada vez mais presente para os
consumidores, seja pela praticidade ou rapidez.", afirma Fernando Capez,
diretor executivo do Procon-SP.
Dentre aqueles que tiveram problemas,
40% (85 pessoas) acionaram o atendimento do Procon-SP e 60% (129 pessoas) não o
fizeram. O diretor do Procon-SP reafirma a importância de procurar a
instituição: "Nosso atendimento tem um alto índice de efetividade, de mais
de 80% de solução dos casos. Caso enfrente algum problema de consumo, tenha
dúvidas ou precise de uma orientação, o Procon-SP está disponível para
auxiliar. Busque pelo site https://www.procon.sp.gov.br/
ou app Procon.SP", informa Capez. "O fato de realizar venda pelas
redes sociais, não isenta o fornecedor de cumprir com as determinações do
Código de Defesa do Consumidor", acrescenta.
Outros resultados da enquete
De 223 consumidores que responderam ter tido problema, 61% afirmaram que o problema foi ao comprar pelo Instagram; 20%, pelo Facebook; 16%, pelo Whatsapp e 3%, pelo Youtube.
O principal problema foi com a entrega
ou troca do produto: 47% responderam ter sido essa a questão enfrentada. O
segundo maior problema citado foi a qualidade do produto, com 30%; seguido por
problemas com pagamento ou restituição, resposta de 17%; e de questões
relacionadas ao contato com o vendedor, 6%. Um total de 167 consumidores
responderam a essa pergunta.
Quando indagados sobre qual segmento de
produto estavam comprando, 44% revelaram que o problema foi ao comprar
eletroeletrônicos; 39%, itens de vestuário; 11%, cosméticos e 6%, alimentos.
Essa pergunta foi respondida por 221 participantes.
Sobre o perfil em que realizaram a
compra em que houve problema, dos 179 consumidores que responderam a essa
pergunta, 52% informaram ter sido de perfil verificado; 23%, de perfil novo;
17%, de perfil indicado por influenciador e 8%, do perfil do próprio
influenciador.
Dicas para evitar problemas e golpes no ambiente virtual
* desconfiar de preço muito abaixo do
mercado;
*observar com atenção e conferir o
endereço eletrônico do estabelecimento;
* buscar informações sobre o
fornecedor: endereço, atividades realizadas, meios de comunicação, etc; guardar
as mensagens relativas a oferta, descrição do produto, preço e formas de
pagamento;
* não comprar de perfil que não tenha
CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do
fornecedor);
* consultar a lista "evite esses sites"
no site do Procon-SP, que divulga sites que devem ser evitados, pois tiveram
reclamações de consumidores, foram notificados, não responderam ou não foram
encontrados. Confira aqui https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
* não fornecer dados, senhas, códigos,
etc;
* não acreditar em ofertas de ajuda,
sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não
clicar nesses links;
* não confiar e não compartilhar links
e informações dos quais não tenha certeza da origem;
* não preencher formulários que não
estejam nos sites oficiais;
* baixar aplicativos apenas das lojas
oficiais;
* em caso de dúvidas ou dificuldades,
procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
* utilizar antivírus no computador,
tablet e smartphone;
o Procon-SP não pede informações do
consumidor e não envia mensagens via whatsapp; o consumidor deve procurar a
instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/. Os nossos perfis oficiais são:
@proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter); e o site é o https://www.procon.sp.gov.br
Procon-SP
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