Entrevistados pela Toluna responderam sobre a campanha de conscientização do câncer de mama
Uma pesquisa realizada com 543 mulheres de todas as
regiões do Brasil constatou que 98% delas conhece a campanha do Outubro Rosa,
mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce
do câncer de mama. O estudo feito pela Toluna, empresa que fornece insights em
tempo real sobre os consumidores, constatou que 60% dos pesquisados conversa
sobre o assunto com amigas e familiares e 18% não debate o assunto.
As entrevistadas foram questionadas se realizam os
exames de prevenção ao câncer de mama, 45% disse fazer o autoexame e consultar
regularmente o médico, 16% afirmou fazer exames periodicamente e 15% respondeu
só fazer o autoexame. Já 14% disse não fazer exames.
Questionadas sobre o motivo de não realizarem os
exames regularmente, 19% das entrevistadas responderam que o valor cobrado
pelas consultas é alto, 16% afirmou não ter tempo de ir ao médico, 16% disse
não saber como realizar o autoexame e 16% respondeu ter medo do
diagnóstico.
Entre as mulheres que responderam a pesquisa, 63%
respondeu conhecer alguém que já teve câncer de mama, 4% afirmou que teve
câncer de mama e 32% disse não ter tido e nem conhecido alguém que foi
diagnosticado.
Das entrevistadas que tiveram câncer de mama, 38%
fez o tratamento através de serviços públicos, 43% pelo plano de saúde e 17%
pagou por serviços particulares.
A campanha do Outubro Rosa foi assunto na mídia e a
internet foi o maior veículo de comunicação durante o mês, com 80% das
entrevistadas respondendo que receberam informações nas redes sociais. 64%
disse ter visto na televisão e no rádio e 48% afirmou ter visto cartazes,
folhetos e outdoor sobre a campanha. Menos de 1% respondeu não ter visto
informações sobre Outubro Rosa na mídia.
As entrevistadas foram solicitadas a apontar as
marcas que viram ter ações sobre o Outubro Rosa. Natura, Lojas Marisa, Avon e
Dove foram as mais apontadas na pesquisa.
A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 25
e 29 de outubro de 2020, com 847 entrevistados, sendo 543 mulheres das classes
A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep –
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem
renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de
18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de
erro e 95% de margem de confiança.
Toluna
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