Pouco mais da metade dos brasileiros pretende comprar algum item na Black Friday, uma das principais datas do varejo brasileiro depois do Natal. Pesquisa realizada pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) com 2.100 consumidores, entre os dias 2 e 6 de novembro, indica que 52% das pessoas pretende comprar algum item em 27 de novembro, data marcada para a Black Friday em 2020.
Segundo a pesquisa, entre os fatores que prejudicam
a decisão de compra está a perda de renda ocasionada pela pandemia do novo
coronavírus. Outros itens como a preocupação com o desemprego e a alta do dólar
que encareceu muitos produtos também foram citados.
“O resultado da pesquisa mostra que mesmo com toda
a crise financeira que vivemos e o cenário de lojas de shoppings fechadas
durante vários meses e depois operando com restrições, a retomada econômica tem
surpreendido analistas em vários setores, o que é positivo. Teremos um ano com
queda mas ela será menor do que prevíamos”, diz Nabil Sahyoun, presidente da
ALSHOP.
O que motivará o consumo na Black Friday
A pesquisa mostra que entre o público que pretende
consumir na Black Friday, 20% irá aproveitar as boas ofertas, e 32% alegam que
não tiveram dinheiro para comprar antes, 48% não vão consumir.
Na próxima semana a ALSHOP divulgará a segunda
parte da pesquisa com os itens que mais devem se destacar na Black Friday.
“Esta data cresceu muito também no varejo de shopping que tem seguido todos os
protocolos estabelecidos pelas autoridades com muito sucesso. Entendemos que
alguns setores foram mais prejudicados pela pandemia enquanto outros cresceram
muito e a Black Friday é mais um alento para o setor que está funcionando há um
mês sem restrição de horário”, finaliza Sahyoun.
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