Com milhares de usuários,
o Instagram se tornou um canal valioso para as empresas e autônomos, mas é
preciso atenção na hora de usar.
No Brasil, o Instagram já ultrapassou a marca de 69 milhões de usuários, ficando em terceiro no ranking dos aplicativos mais utilizados, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. Sendo assim, não restam dúvidas de que a rede social se tornou um canal de marketing crucial a ser considerado por empresas, autônomos e profissionais liberais. Assim, fica fácil concluir que é preciso ser ativo na rede social.
Mas de acordo com a especialista em marketing Médico, Maeve Nóbrega, apesar da mídia social ser uma ferramenta ótima e poderosa que, quando usada corretamente pode ter um bom impacto nos negócios, é preciso tomar cuidado. “As redes sociais devem ser usadas para potencializar a marca e principalmente construir relacionamentos através da divulgação de conteúdos originais que realmente agreguem valor nas vidas das pessoas. Os profissionais precisam atrair seguidores e formar uma audiência para depois transformá-los em pacientes para seu consultório.” – explica à especialista.
A consultora de médicos e profissionais da saúde aponta que a maior precaução que os profissionais devem tomar na hora de publicar fotos ou vídeos é ter bom senso. “Sempre pare um momento para pensar na publicação ou no storie que você vai fazer, pois, qualquer equívoco pode ser muito difícil de contornar depois” – alerta.
E
para que os profissionais da área da saúde evitem cometer erros, prejudicando a
sua imagem com os seus pacientes e com o Conselho que rege a sua profissão, a
profissional separou os cinco erros comuns cometidos na rede social, avalie se
você os também comete:
Erro 1: Não saber o que
postar
De acordo com Maeve, antes
de tudo, é preciso criar um planejamento estratégico de conteúdos que sejam
relevantes para seus pacientes. “Não use termos médicos e difíceis de falar,
preste atenção no que realmente interessa ao seu paciente. Além disso, você
precisa produzir conteúdo pensando no seu público e não para profissionais do
seu meio. Divulgue para seus seguidores informações que agreguem valor e gere
mais qualidade de vida, saúde e bem estar” – destaca.
Erro 2: Se exibir demais
Maeve orienta que o perfil
nas redes sociais de médicos e outros profissionais deve representar tanto sua
imagem como profissional de saúde quanto a de seu consultório e clínica, ou
seja, é necessário um cuidado maior na hora de utilizar as plataformas. “Você
pode ser mais animado ou mais sério, desde que seja profissional. Sua reputação
está em jogo e por isso, você precisa reconhecer que as ações online e o
conteúdo postado podem afetar negativamente sua reputação entre pacientes e
colegas, por isso, lembre-se que como profissional da saúde você promove vida,
segurança e saúde e é isso que seus pacientes querem ver, sem muita exibição” –
diz Maeve.
Erro3: Não fazer um post
profissional
Como já mencionado no
primeiro tópico, a linguagem utilizada na internet deve ser totalmente focada
nos pacientes. Maeve indica publicar dicas para uma vida mais saudável para
seus pacientes e potenciais pacientes, explicar tipos de doenças e alguns
termos mais complexos, contar novidades da área, divulgar quais serviços a
clinica oferece (mas fique atento: divulgar preços e vantagens não é permitido)
e também publicar informações sobre a carreira, curiosidades sobre a clinica,
mas sempre com moderação e sem autopromoção.
Erro 4: Usar a “receita”
das blogueirinhas
Estamos acostumados a ver
blogueiras compartilhando o seu dia a dia, stories sobre seu almoço, vida e
gostos pessoais, mas de acordo com Maeve essa prática não deve ser utilizada
pelos profissionais da saúde em seu perfil profissional. “O foco principal do
instagram desses especialistas deve ser fornecer informações benéficas e
interessantes que acabarão por criar um diálogo ou algum tipo de feedback com
pacientes ou potenciais pacientes”.
Erro 5: Não ter
consistência e nem freqüência
Uma das melhores maneiras
de aumentar o público ao usar o Instagram para práticas médicas é postar de
forma consistente, segundo Maeve. “Descubra o melhor momento para postar
conteúdos ao seu publico alvo e agende postagens regulares. Muitos profissionais
pecam em não postar muito e isso acaba deixando o engajamento do instagram bem
baixo” – explica.
Dessa forma, Maeve também indica que é vital para o sucesso desses
profissionais utilizar um perfil de negócios no instagram, pois com ele é
possível ter acesso a estatísticas continuas de 7 dias sobre impressões,
alcance de postagem, visualizações de perfil e cliques no site. “O Instagram é
uma rede incrivelmente dinâmica e poderosa.
Através das redes sociais, as pessoas podem se conectar diretamente
com clientes, amigos, parceiros e familiares. Por isso, estabelecer uma
presença consistente e atraente na rede social exige força de vontade,
dedicação e constância, e você precisa estar disposto para isso, senão,
contrate um profissional especializado para ajudá-lo” – finaliza Maeve.
Maeve Nóbrega
www.maevenobrega.com.br
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