Instituto ABCD divulga Carta Aberta "Precisamos falar sobre a dislexia" com metas para educação 2021
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Se você teve
dificuldade para ler esse curto parágrafo acima, saiba que mais de 7,8 milhões
de pessoas no Brasil têm dislexia e enfrentam dificuldades semelhantes na
leitura. Estima-se que esse seja o número de pessoas disléxicas no País, o que
corresponde a cerca de 4% da população brasileira.
A maioria dessas
pessoas é subdiagnosticada e negligenciada no atendimento de suas necessidades
educacionais específicas por ausência de políticas públicas, acesso precário à
educação inclusiva e falta de conscientização social.
O ano de 2020 tem
sido desafiador para a sociedade em vários aspectos, entre os quais a educação
é um dos maiores pontos de atenção das famílias durante a pandemia. Por isso,
para nós do Instituto ABCD este cenário abre espaço para fortalecer nosso
trabalho de apoiar brasileiros e brasileiras com dislexia. Desta forma,
anunciamos antecipadamente nossas metas para 2021:
1) Ampliar informação:
disseminar o
conhecimento sobre a dislexia, compartilhando ainda mais informações que
reforçam a necessidade de implementar políticas públicas que valorizem o uso de
ferramentas educacionais inclusivas; e estimular mais estudos e trocas com
instituições e pesquisadores internacionais para acelerar trabalhos de educação
favoráveis ao aprendizado de pessoas com dislexia;
2) Ampliar formação: atrair apoiadores
para o programa de formação de professores "Todos aprendem", visando
a fortalecer práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos os
alunos, inclusive aqueles com dificuldades de aprendizagem. Já capacitamos mais
de 16 mil professores em sete anos e, para o próximo ano, definimos a meta de
dobrar esse número;
3) Ampliar parcerias: atrair parceiros e Centros
de Referência com o objetivo de multiplicar o conhecimento de qualidade sobre a
dislexia;
4) Ampliar alcance de
soluções: levar
o aplicativo EduEdu, uma das principais ferramentas digitais de apoio à
alfabetização e que tem sido bastante útil para as famílias durante o
isolamento, para mais pessoas em todo o Brasil. Atingimos 250 mil downloads
em dez meses e temos como meta ultrapassar a marca de 1 milhão de usuários até
o final de 2021, firmando o app como uma ferramenta eficaz para o apoio ao ensino.
Esperamos que a
experiência vivida neste ano permita avançar e fortalecer este debate, que é
interesse de todos.
Instituto ABCD
Juliana Amorina - diretora presidente
Nicolas de Camaret - diretor executivo
Julia Braga - gerente de produtos e desenvolvimento
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