A educação ficou
visível; a sala de aula rompeu as fronteiras da escola; os pais estão
questionando, e nada será como antes. Mas, como será o futuro da educação? A
Organização das Nações Unidas aponta que estamos diante de uma oportunidade
geracional de redesenhar a maneira como estudamos e aprendemos.
Estamos diante de uma nova Era da
Educação. A frase pode parecer demasiada, mas o que vivenciamos nos
últimos meses comprova que não há exagero em refletir sobre a enorme mudança no
modo de vida da humanidade. A pandemia nos trouxe muita dor e transformação.
Por outra ótica, devemos reconhecer que momentos extremos funcionam como um
acelerador da evolução. Acredito que isso aconteça, porque é da natureza humana
se adaptar; mudar para estar à altura do desafio que tem de enfrentar. Nunca na
história da humanidade tivemos um desenvolvimento de vacinas em um tempo tão
curto. Para se ter uma ideia, a vacina que foi produzida mais rapidamente –
contra a caxumba, na década de 1960 – levou quatro anos para sua conclusão. De
acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 140 estudos estão
sendo desenvolvidos ao redor do mundo contra a Covid-19; desses, mais de 16
estão em fase de testes clínicos humanos. No entanto, mesmo com a vacina
acessível, em um prazo que desconhecemos ainda, devemos estar preparados para
as mudanças que foram aceleradas pelo contexto sanitário. Na educação, esse
rápido avanço também ocorreu, e a atenção com os desdobramentos desse novo
cenário será fundamental.
O uso da tecnologia para manter a educação em um
cenário adverso e inédito – pela impossibilidade de aulas presenciais –
impulsionou o aprimoramento dos professores, que tiveram de se capacitar em
tempo recorde. Os pais e responsáveis, por sua vez, nunca foram tão
participativos; os alunos estão animados por poder usar nos estudos a
tecnologia que está tão presente no cotidiano deles, mas que estava fora da
escola. O fato é que quando trazemos a tecnologia com intencionalidade
pedagógica para os estudos, ela se torna uma grande aliada ao potencializar e
otimizar o trabalho do professor, e, assim, a educação convencional sofre
mudanças. Como pai, tenho acompanhado de perto os desafios de aprendizagem e
engajamento dos meus quatro filhos; essa experiência me trouxe a certeza da
premissa de que a tecnologia é parte de um processo que trouxe essa nova Era da
Educação.
Que fique claro que não estou dizendo que existem
somente ganhos na educação em tempos de aulas remotas. Há críticas, inclusive,
que apontam que o ensino on-line não funciona; que os estudantes estão ansiosos
para voltar às aulas presenciais; que o aprendizado não está sendo o mesmo de
condições regulares; que há múltiplas plataformas sem integração ou conteúdo
adequado; que o tempo e esforço gastos para a produção de aulas e atividades
comprometeram a rotina do professor; que os profissionais estão exaustos,
lidando com horários alternativos. Há baixo controle e baixa visibilidade do
engajamento do aluno e da eficiência dos professores; e as famílias estão
sobrecarregadas e com fraca percepção da qualidade das aulas.
Entendo a validade das colocações e percebo que
muitas das soluções adotadas no momento de urgência não são sustentáveis e não
atendem às necessidades educacionais. Porém, ressalto que essa nova Era da
Educação trabalha na perspectiva do ensino híbrido – modalidade
que integra as melhores práticas educacionais off-line e on-line;
nesta metodologia, há momentos em que o aluno estuda sozinho, aproveitando
ferramentas on-line e, em outros, a aprendizagem acontece de forma
presencial, valorizando a interação entre alunos e professores. Essa, aliás, é
a visão de futuro do Fórum Econômico Mundial e da Organização das Nações Unidas
(ONU).
O grande desafio será a habilidade de adaptação.
Infelizmente, temos um cenário complexo e que requer extrema atenção para lidar
com um momento para o qual nunca nos preparamos. A decisão do retorno às aulas
presenciais deve ser objeto de um amplo debate propositivo entre toda a
comunidade escolar. Independentemente da decisão, a escola terá que ser rápida
nessa alternância entre o ensino remoto e o presencial; deverá atender a
critérios de como educar de forma individualizada e, também, em grupo. Neste
futuro próximo, é muito provável que tenhamos alunos em casa e nas escolas –
cada grupo com necessidades próprias e demandando atenção específica para os
contextos presencial e remoto. Um exemplo, um mesmo estudante terá momentos na
residência e, outros, na sala de aula – cenário que demanda duas escolas
rodando ao mesmo tempo. Se, hipoteticamente, um aluno que estava tendo aulas
presenciais apresentar sintomas da Covid-19 ou tiver algum familiar nessa
situação, esse colégio terá de estruturar aulas remotas para a sala inteira. O
que quero dizer? O cenário traz a urgência de que os gestores sejam flexíveis e
ágeis para conseguirem intercambiar formatos não apenas para salas, mas para
pequenos grupos e até para indivíduos, sobretudo quando os pais não se sentirem
confortáveis para liberar o filho para ir à escola.
De acordo com o report Policy brief: Education during
Covid-19 and beyond, conduzido pela ONU, em meio à maior crise
na educação global – que atingiu escolas de mais de 160 países, afetando mais
de 1 bilhão de estudantes no mundo –, temos uma oportunidade geracional de
redesenhar a forma como ensinamos. Em uma mensagem bastante propositiva,
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, afirmou que a educação é
peça-chave para o desenvolvimento pessoal e o futuro das sociedades por
desbloquear oportunidades e reduzir desigualdades. Mais do que isso, é o
alicerce para nos tornarmos mais informados e tolerantes, sendo o principal
impulsionador do desenvolvimento sustentável. Ele chama a atenção para todo o
esforço que tem sido feito para manter o ensino a distância com o apoio da
tecnologia; na importância de investir na alfabetização digital e em
infraestrutura.
Na minha análise, pensar nessas alternativas para
redesenhar a educação é refletir sobre o papel da tecnologia que, nessa nova
era, surge como uma aliada do professor, do aluno e da escola. Vamos usufruir o
melhor dela e conseguir usar de forma mais racional o tempo presencial dentro
da escola. A pandemia trouxe, sobretudo para os alunos, a percepção do quanto é
precioso o tempo no colégio; a troca que esses momentos propiciam. Na prática,
todos os atores da comunidade escolar passaram a valorizar o estar juntos.
Nesse sentido, a tecnologia passou a ser um elemento que auxilia a qualificação
desse novo olhar para a educação. E esse é, aliás, um fenômeno global – não é
uma exclusividade do Brasil.
Estávamos, antes da pandemia, diante de uma mudança
inevitável. Muitas escolas já tinham começado o processo de trazer mais
tecnologia para dentro das salas de aula – como resposta à forte demanda de
preparar os estudantes para o século XXI –, mas muitas ainda relutavam em
abandonar o modelo tradicional. Com a necessidade do distanciamento social,
percebemos as possibilidades trazidas pela tecnologia. E como vai ficar o
futuro? Em um artigo assinado por Sandy Mackenzie, diretora da Copenhagen
International School (Dinamarca), e Poornima Luthra, consultora
externa da Copenhagen Business, as autoras especulam que há quatro
maneiras de a Covid-19 mudar a forma como educamos as gerações futuras. Vamos
ter que educar cidadãos em um mundo interconectado; redefinir o papel do
educador; ensinar competências necessárias para a vida no futuro – estamos
falando de habilidades socioemocionais e da capacidade de resolver problemas
jamais vistos –; e integrar tecnologia a processos educacionais. Mas, essa é
apenas uma parte dessa nova Era da Educação; muito mais está por
vir.
Claudio Sassaki
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