O conceito do Marketing boca a boca é simples e na maioria das vezes acontece de forma natural e espontânea. Há algum tempo, o mercado percebeu que a prática até então inocente e natural pode ser induzida a formar opinião de grupos específicos e esses, posteriormente, geram notícia e opiniões sobre suas experiências.
Antes,
ao divulgar um produto ou serviço de forma isolada, a consequência natural era
gerar o marketing boca a boca, resultado de uma boa experiência ocorrida sem
programação prévia. Agora, recebeu uma nova roupagem e passou a ser uma
estratégia direcionada a públicos que podem ser considerados “chaves” para
fomento de opinião em relação a sua experiência. Assim surge o Buzz Marketing que
consiste em criar um boca a boca positivo em torno de um produto, transformando
consumidores selecionados em veículos espontâneos de mensagem. Esta, a seguir,
espalha-se em círculos concêntricos, dos geradores de tendências, ao público
consumidor.
O
conceito de Buzz Marketing
é originário dos circos que precisavam divulgar seus espetáculos e usavam de
pequenas demonstrações nas cidades para gerar movimentação e “falatório” sobre
a novidade e assim, garantir a curiosidade das pessoas em relação as atrações
circenses.
Imagine
então, que você tem um bom produto ou presta um bom serviço, com certeza alguém
vai lhe indicar; porém, o desafio é manter um padrão para ser sempre lembrado
de forma positiva e contínua pela sua qualidade e não pelas suas deficiências.
É
possível estimular de forma estratégica essa prática para gerar o Buzz Marketing:
1 - Reunir pessoas chaves, podem ser de
micro a grandes influenciadores, ou mesmo dependendo do seu negócio, líderes
comunitários, pessoas que exercem algum tipo de influência sobre o público
desejado, essas pessoas selecionadas serão voluntárias e farão uso de seu
produto/serviço.
2 – Tão logo essas pessoas experimentarem
seus produtos/serviços através de uma degustação bem elaborada, iniciam a fase
de relato de experiência, e se no caso, for uma experiência positiva, isso pode
ser reforçado, seja por postagens em grupos de interesse virtuais ou físicos,
assim logicamente será gerado o boca a boca positivo, dando maior crédito para
empresa e possivelmente aumentando as vendas.
3 – Com o tempo você terá conhecimento
de seu mercado e as melhores formas de divulgação, escolhendo o público
formador de opinião com mais acertividade. Imagine, por exemplo, que você seja
um profissional de vendas de produtos de estética, ter o testemunho positivo de
alguém que forma opinião perante esse mercado e assim gera todo um “buchicho”
ou “burburinho” sobre seus produtos, logicamente sempre com a preocupação de
obter comentários positivos, porque o contrário também funciona, mas nesse caso
seria para acabar com seu negócio, portanto, caso opte pelo Buzz Marketing tenha
certeza da qualidade sempre.
Achiles
Batista Ferreira Junior - coordenador dos cursos de Marketing e Marketing
Digital do Centro Universitário Internacional Uninter
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