"Falta
dinheiro no bolso do brasileiro para as compras não essenciais", comenta
especialista FGV sobre o Dia dos Pais
Tendo em vista a crise causada pela Covid-19,
somada ao endividamento das famílias devido as crises dos últimos anos, neste
ano, o Dia dos Pais será mais singelo. É o que aponta o professor de Ciências
Econômicas e Contábeis da IBE Conveniada FGV, João Marcos Borges, que é
mestrando em Gestão para Competitividade, Finanças e Controladoria. “Ainda
sendo bem otimista, será uma data com presentes de menor valor agregado ou em
menor quantidade”, explica o professor.
Esperadas com ansiedade, as datas comemorativas são
importantes para o comércio, no entanto, a crise provocada pelo vírus, trouxe
além dos tristes impactos à saúde, o desaquecimento econômico, desemprego e
muitas incertezas sobre o futuro. “Para os varejistas, é momento de analisar
bem o comportamento dos clientes, identificando os produtos que não podem
faltar no estoque, evitando assim, perder vendas. Além disso, é necessário
deixar de lado as compras de produtos com baixo giro”, aconselha o professor.
Segundo o especialista, apesar da reabertura
gradual do comércio, os empresários continuam cautelosos para reabastecer seus
estoques. Além disso, para os consumidores, o auxílio emergencial do governo
sofreu algumas modificações no calendário e não contemplou todas as famílias
necessitadas. “Em conjunto, esses dois fatores promoverão um menor movimento de
compras no comércio, pois está faltando dinheiro no bolso do brasileiro para
as compras não essenciais”, ressalta Borges.
Lojas físicas X
lojas online
Sobre as expectativas das compras, João Marcos,
ressalta que as compras feitas de forma online, facilitam o ato em si, ou seja,
é possível fazer a compra e receber os produtos com apenas alguns cliques e sem
sair de casa. “Nesse ano, a grande barreira para o comércio eletrônico será, de
fato, a renda das pessoas, ou melhor, a falta de renda, devido ao desemprego e
crise prolongada impactando o orçamento”.
Já para as compras em lojas físicas, ele explica
que a flexibilização, seguindo as fases de reabertura dos comércios, traz uma
luz para os empresários. “Afinal, grande parte das lojas ainda não tem um
e-commerce preparado para atender as demandas, sendo o atendimento presencial o
grande diferencial e potência delas”, comenta o especialista em ciências
econômicas.
Para muitos empresários, a celebração de uma data
comemorativa em meio à crise, torna a concorrência ainda mais acirrada. Frente
a isso, seja na loja física ou no e-commerce, o professor explica que o segredo
é atendimento rápido, oferta de produtos de qualidade, preços competitivos e
antecipação às tendências, estando atendo aos desejos do cliente.
“É preciso exercitar a eficiência diariamente,
enfatizando a redução de custos e corte de despesas. Tenha uma boa estratégia
de marketing com a divulgação dos seus produtos e serviços. Isso traz novos
clientes e fideliza os já existentes e fãs da sua marca”, explica.
Dicas do
especialista
Para esse Dia dos Pais, o professor elenca três dicas para
que os empresários faturem mais. Confira:
1 – Tenha preços competitivos, focando no volume de
vendas;
2 - Agilidade na reposição de estoques. O cliente
espera um serviço de excelência nas entregas;
3 – Tenha produtos e atendimento de alto nível.
Segundo o professor, os clientes desejam isso em todas as áreas de atuação e
estão cada vez mais exigentes. É necessário estar atento aos detalhes.
“Negocie com seus fornecedores uma condição de
pagamento com melhor preço ou prazo. Pense numa estratégia que possa incentivar
seus clientes a retomarem suas compras, mas sem fazer loucura e apertar o fluxo
de caixa da empresa, muita cautela neste momento de crise”, alertou o professor
da IBE Conveniada FGV.
Já para os consumidores, o professor reservou
cinco dicas para que eles façam boas compras, mas sem gastar muito.
1 – Defina a compra com racionalidade;
2 - Pesquise as opções disponíveis e compare
preços. “Na internet é possível encontrar sites que fazem a comparação dos
preços, indicando os pontos de vendas, onde a economia será maior. Reserve um
tempo para fazer essas pesquisas”;
3 - Não compre por impulso, o momento econômico é
de cautela. Faça a seguinte pergunta para você mesmo: “Eu realmente preciso
fazer esta compra ou a pessoa que será presenteada pode esperar mais um
pouquinho?”;
4 - Se possível, pague à vista e evite acumular
dívidas no cartão de crédito;
5 – Mesmo sendo uma data importante, se não tiver o
dinheiro suficiente para comprar à vista, adie a compra e junte todo o dinheiro
necessário. Dessa forma, é possível obter bons descontos nas lojas físicas.
“Além de desejar um feliz Dia dos Pais, aproveito
para desejar aos empresários, independentemente do porte da loja ou empresa,
bons negócios. Em breve, essa crise vai passar. Juntos vamos superar esse
momento difícil”, finalizou.
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