Especialista FGV
responde essa pergunta e dá dicas para quem quer vender um carro
A crise causada pela Covid-19 fez com que o setor
automotivo despencasse quase 90%, em abril, segundo a Associação Nacional dos
Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Após dois meses desse balanço, o
professor da IBE Conveniada FGV, Antônio Jorge Martins, ressalta que
ainda é muito difícil abordar, de uma forma geral, se esse é o momento
ideal para adquirir um novo veículo, “pois as oportunidades podem variar de
acordo com o interesse das montadoras e concessionárias em desovar os
estoques”, explica o especialista em cadeia automotiva.
Segundo ele, é ainda mais difícil ter clareza sobre
isso, pois a crise está apenas no começo. É por isso que surgem
oportunidades distintas para o consumidor. “Quando a crise se prolonga por
muito tempo, o cenário acaba se tornando semelhante para todas as empresas,
sendo mais fácil avaliar. Ou seja, quanto mais prolongada a crise, mais
vantagens para realizar esse tipo de compra”, comenta.
Sobre o novo perfil do consumidor, o professor
exemplifica que muitas marcas passaram a ofertar e vender os veículos pelas
ferramentas digitais, redes sociais e aplicativos.
“As montadoras ficaram três meses de portas
fechadas e precisaram reforçar as vendas pelos canais digitais, deixando o
consumidor com mais liberdade de sondar a situação em várias lojas. As
fabricantes sabem que os clientes estão mais criteriosos e, nesse momento de
retomada, em que a compra e a venda digital começam a se aprofundar, é
necessário ficar atento às oportunidades”, ressalta Antônio Jorge.
Dicas
Para aqueles que não podem esperar os
desdobramentos da crise, para oportunidades mais atraentes, o professor elenca
algumas dicas.
- A forma mais adequada de conduzir essa compra é
sondar com várias concessionárias o produto de interesse. “Com isso, será
possível descobrir quais são as melhores condições de venda, ou seja, quais
lojas estão mais pressionadas para vender os seus produtos”.
- Outra forma de buscar boas oportunidades é
descobrir se o modelo desejado está em vias de sair do mercado. “Quando isso
acontece, existe uma tendência para que as concessionárias facilitem a venda”.
Segundo o professor, muitas vezes, o modelo que está saindo de linha, sofrerá
uma mudança/substituição muito pequena, se comparada à nova versão.
- O especialista revela que no final do segundo
semestre, muitas montadoras já começam a fazer lançamentos do ano seguinte.
“Faça uma pesquisa e avalie o que está acontecendo com o modelo que você está
planejando adquirir”.
Venda particular
Financeiramente falando, o professor Antônio Jorge,
ressalta que a venda particular é a mais indicada para o atual proprietário. Ao
entregar um veículo como parte da compra de um novo, ou seja, na troca, sempre
há uma depreciação do valor, de tal forma que a concessionária que está
adquirindo tenha melhores condições de venda no futuro.
“Sem dúvidas, a venda particular é mais vantajosa,
porém, em épocas de crise, pode demorar um pouco mais para ser concretizada.
Então, para quem precisa vender com urgência, é indicado fazer uma boa pesquisa
de mercado, no intuito de encontrar a concessionária que possa oferecer o
melhor preço. Dessa forma, ambas as partes ficarão felizes com o negócio”,
finaliza Martins.
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