Léo Kawashita, professor de
ginástica para o cérebro, ensina técnicas para estudantes terem mais foco e
interesse nas aulas on-line da pandemia, mesmo os mais dispersos
Se os pais estavam preocupados com a
concentração dos filhos nas aulas on-line da pandemia, imagine aqueles que
convivem com crianças que apresentam sintomas de TDAH, o Transtorno do Déficit
de Atenção e Hiperatividade. Elas não param quietas na cadeira, não concluem os
trabalhos que iniciam e se dispersam com facilidade durante a explicação,
portanto precisam de uma atenção especial de seus mediadores no aprendizado.
Para o professor de ginástica para o
cérebro Léo Kawashita, os pais de crianças com TDAH estão tendo a oportunidade
de acompanhar de perto o comportamento dos filhos durante as aulas, por mais
trabalhoso que isso seja.
“Os pais agora podem observar seus filhos
de perto, para conhecê-los melhor e ajudá-los. Existem estratégias que, muitas
vezes, os professores não conseguem aplicar em sala de aula por conta do grande
número de alunos.
“O caminho para o desenvolvimento
cognitivo das crianças com TDAH pode ser mais leve à medida que as pessoas que
estão a sua volta percebem e entendem o desafio delas e são pacientes para
ajuda-las. A criança com TDAH é como as outras crianças, são igualmente capazes
e ainda são muito criativas”, lembra Kawashita.
Entre as estratégias mencionadas por ele,
estão a organização do ambiente, a higiene da mesa de estudos e o hábito de
anotar na agenda as atividades da rotina escolar. Além disso, existe o
exercício cerebral, que estimula o desenvolvimento de foco, concentração e
raciocínio.
O TDAH pode se apresentar em diversos
graus e, nos casos mais brancos, os pais e os educadores podem auxiliar
bastante, até que a criança desenvolva estas habilidades cognitivas. No
entanto, se os pais percebem que a criança não está avançando, devem procurar
um médico especialista para fazer um diagnóstico.
Há diferentes formas de se desenvolver a atenção sustentada, desde
a primeira infância. Na atual sociedade, onde todos nós estamos com dificuldade
de foco devido à imensa quantidade de estímulos, fazer exercícios para o
cérebro, para desenvolver a atenção e a concentração, pode ser muito positivo
para todos.
Muitas vezes a melhora nos resultados obtidos pode ser pequena,
mas a criança vai perceber que, se estiver mais atenta e focada, pode atingir
objetivos que antes pareciam impossíveis. Técnicas como uma estrelinha na
agenda ou um elogio também podem estimular novas vitórias, garantindo assim um
bom rendimento escolar.
No método de ginástica
cerebral ensinado por Léo Kawashita, a atenção sustentada pode ser desenvolvida
com jogos, ábaco e outras ferramentas. O Método Supera, como é chamado, foi
criado por um engenheiro cujo filho tinha dificuldade de se concentrar.
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