Leonardo Almeida, CEO de uma startup que conecta
restaurantes a grandes distribuidores, dá dicas para enxugar as contas no
comércio
Nos
últimos anos, o setor de foodservice tem conseguido driblar a crise no Brasil.
De acordo com uma pesquisa realizada pela GS&NPD, em fevereiro de
2019, para o Instituto Foodservice Brasil (IFB), a alimentação fora do lar
movimentou R$ 205 bilhões no ano de 2018. Com a disseminação do Covid-19 no país,
pequenos e médios comerciantes foram impactados com o fechamento de seus
estabelecimentos. O uso de entregas por delivery por meio de aplicativos têm
sido a melhor saída até o momento.
De
acordo com Leonardo Almeida, CEO e diretor executivo da Menu - tartup que
abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias
do mercado foodservice-, 80% dos bares e restaurantes do país são de pequenos
empresários e únicos empreendimentos de um único dono. “É uma característica
muito específica do Brasil, em outros países o esquema de franquias é mais
comum. Por isso, o comerciante costuma misturar as contas pessoais com as do
próprio negócio. Menos dinheiro disponível em caixa dificulta a recuperação do
dono do comércio durante um período sem receita”, explica.
Comer
fora de casa tem sido cada vez mais frequente no dia a dia do brasileiro, hoje
bares e restaurantes oferecem uma grande variedade de refeições. Almeida
comenta que a demanda caiu. “Quem vende refeição pronta, marmitex, por exemplo,
se saiu melhor. É importante não romantizar a crise no setor de alimentos, os
empreendedores devem encarar a crise de frente. Por
isso, esse momento de flexibilização é crucial para cuidar dos negócios”,
afirma.
O
diretor executivo da Menu ainda alerta da necessidade de negociar. É possível
por exemplo pedir a isenção das cobranças estatais como água e luz. “Também é
importante que o comerciante busque negociar suas dívidas, procure por
concessões de crédito e principalmente renegocie seus custos fixos como o
aluguel. Ele pode pedir ao locatário para adiar o pagamento do mês atual. Após
esse período as pessoas voltaram a comprar, em consequência o fluxo de caixa
vai aumentar”, conclui.
A
mensagem do CEO é de esperança, Leonardo acredita que o mercado vai voltar a
faturar e que os pequenos empreendedores precisam seguir algumas orientações
para se manterem firmes. Pensando nisso, a Menu
criou uma página específica (http://coronavirus.menu.com.br/)
com dicas práticas para comerciantes e pequenos empreendedores
superarem a crise após a pandemia.
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