Rede de farmácias
adere à campanha Sinal vermelho contra a violência à mulher
Extrafarma adere à campanha Sinal Vermelho contra a
Violência Doméstica, uma inciativa fruto da parceria entre a Associação
Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e
o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Diante da importância da campanha, todas
as farmácias da rede passam a funcionar como mais um canal de acolhimento e
denúncia para mulheres vítimas de violência doméstica.
Todos os funcionários da Extrafarma já foram
treinados para acolher devidamente as vítimas de violência doméstica. Basta que
a mulher mostre o “X” vermelho, que pode ser desenhado na palma da mão ou em um
pedaço de papel, usando batom, tinta ou qualquer material. A Polícia Militar
será imediatamente acionada pela equipe da loja.
“Lamentavelmente, os casos de violência doméstica
cresceram muito durante a pandemia de Covid-19. Seja por medo ou por vergonha,
muitas mulheres não denunciam as agressões que sofrem, o que torna essa
campanha necessária. A possibilidade de realizarmos este acolhimento atende a
uma demanda da população e aumenta nosso papel de dar acesso a saúde e bem-estar
à sociedade.”, diz Janaina Maia, diretora de recursos humanos da Extrafarma.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
(FBSP) mostram que, entre março e abril deste ano, os casos de feminicídio
cresceram 22,2% em relação ao mesmo período de 2019 nos 12 estados pesquisados
pela entidade. Porém, a abertura de boletins de ocorrência ligados à violência
doméstica diminuiu no mesmo período.
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