Opções de cursos à
distância explodiram durante período de isolamento
A impossibilidade da realização de aulas e cursos
serem realizados de forma presencial fez crescer de sobremaneira a oferta (e a
procura) pelo ensino à distância (EaD). Seja para se atualizar dentro de uma
área do conhecimento, aproveitar o tempo ocioso gerado pelo isolamento social
ou para encontrar um diferencial no currículo, estudar é um investimento que
todos devem fazer em suas vidas.
Agora, dentro desse oceano de oportunidades, como
definir o curso a ser feito? Preço? Instituição de ensino? Relevância do tema?
Duração? Gera ou não certificado? Cursos gratuitos tem algum real valor em dias
atuais?
Para responder a uma pergunta tão complexa, o
professor da ESPM Bruno Peres organizou algumas
perguntas que devemos nos fazer na hora de filtrar as ofertas de cursos e
escolher os que mais nos interessam neste momento.
Qual seu objetivo?
Tudo depende do que está procurando em sua
carreira. Você está procurando se especializar em alguma área
específica ou busca um conhecimento genérico sobre o tema? Precisa
colocar a mão na massa, aprender sobre um sistema específico?
Pense em seu objetivo antes de se matricular em
dezenas de cursos, mesmo os gratuitos. Se tempo é dinheiro, é errado investir
boa parte de seus dias em cursos que não passam nem perto do que você quer para
seu futuro.
Grátis ou Pago?
No que diz respeito à objetividade de cursos
gratuitos, muitos deles curtos e rasos demais, apenas em busca de seu e-mail
para uma futura venda. E isso não é um problema, longe disso. Existem
ótimos conteúdos gratuitos em vídeos de YouTube, em lives, e-books e
artigos por toda a internet.
Porém, eles jamais trarão a profundidade e
consistência de muitos cursos pagos. O que também não exime cursos caríssimos
de possuírem bibliografias medíocres e métodos duvidosos.
Aqui vai uma lista que talvez ajude:
- Comece com um rascunho do
que deseja para sua carreira;
- Pesquise sobre esses
temas, verifique fontes e
resultados para evitar conteúdos inverídicos e falsos gurus milagreiros;
- Cursos gratuitos e outros materiais
livres podem ajudá-lo a conhecer mais sobre um
assunto ainda tido como novo;
- Cursos pagos, com professores renomados,
que apresentam um conteúdo mais profundo e com
mais horas para a transmissão de conhecimento entre alunos e professores
serão o caminho para efetivar esse aprendizado.
Vale a ressalva:
Quaisquer cursos – sejam pagos ou gratuitos – não
lhe farão um expert em algo, independente do tema abordado. Serão, sim, um bom start
para que decida por escolhas maiores dentro da área que deseja trabalhar.
Bruno Peres - já foi premiado globalmente por seus
cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004.
Com formação em design digital, especialização em comunicação digital,
certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto,
no Canadá, um MBA em marketing estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando
pela FEA-USP. Foi líder global de inteligência de marketing na sede da ONU em
Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON, Accorhotels,
iFood, Discovery Channel, UNICEF e na Agência de Refugiados da ONU. Atua como
docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário