Inovação é um tema recorrente nas empresas. A
maioria sabe da sua importância e necessidade, mas poucas são as que conseguem
efetivamente colocá-la em prática. Trabalhando com o tema há algum tempo,
percebo que há vários fatores que impedem uma empresa de inovar de forma
coerente com a sua realidade, de forma assertiva e periódica. Por isso, resolvi
listar aqui os cinco fatores mais comuns que tendem a inibir a inovação nas
empresas.
#1 Síndrome de Gabriela: “Eu nasci
assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”. A música tema da novela
Gabriela, de Jorge Amado, fez muito sucesso na década de 70. A trama revela que
Gabriela não conseguia se adaptar aos costumes de sua época, adotando um jeito
espontâneo e até pouco rude para não se enquadrar à sociedade. Qualquer
semelhança com muitos empresários atualmente não é mera coincidência. Mesmo em
tempos de digitalização, muitos ainda insistem em viver como se estivessem na
era das máquinas à vapor. A alegação quase sempre é: em time que está ganhando
não se mexe. E assim, a inovação passa longe.
#2 Síndrome de avestruz: Outra
síndrome que impede a inovação nas empresas é a de avestruz. Os líderes ficam
tão imersos nas pendências que não conseguem acompanhar as tendências. Com a
cabeça dentro de seu próprio “buraco”, eles não conseguem enxergar o que
acontece fora da empresa e, não por acaso, muitas vezes são “atropelados” por
inovações que simplesmente riscam suas empresas do mapa. Apaixonados por seus
próprios produtos/serviços, eles não conseguem acompanhar as transformações do
consumidor, que está sempre buscando novas formas de ter suas necessidades
atendidas.
#3 Liderança imediatista: Talvez o
maior inimigo da inovação nas empresas seja o bônus. Focados nos resultados de
curto prazo, líderes tendem a focar nas soluções que já são conhecidas e
rentáveis em vez de se aventurarem nos longos ciclos de testes e falhas que a
inovação demanda. Um bom exemplo desse tipo de cultura é a Kodak. Embora nem
todos saibam, foi um engenheiro da própria companhia quem criou a máquina
digital. Ao apresentar aos seus líderes, virou motivo de chacota, já que o
produto causaria a morte do modelo de negócios da empresa. O resto da história,
você já conhece bem. Uma prova inequívoca de que quem não faz, toma!
#4 Sistema imunológico: Outro
grande inimigo da inovação é o forte sistema imunológico que a grande maioria
das empresas têm. Infelizmente, muitos profissionais acreditam que sucesso é
manter o status quo, enquanto na verdade, o certo seria desafiar o status quo,
buscando sempre novas maneiras de fazer mais com o mesmo ou até com menos. A
busca pela eficiência e pela melhoria deve ser contínua. Não é possível ficar
estático em um mundo dinâmico.
#5 Falta de prioridade: Mantidos
falsamente seguros em sua tão aclamada zona de conforto, muitas empresas buscas
desculpas batidas para não inovar. Entre as mais comuns: inovar custa caro.
Experimente então o preço da obsolescência! Garanto que sai muito mais caro.
Outra desculpa recorrente é a falta de tempo. Só que enquanto você fica
apagando incêndios na sua empresa, pode ser que tenha um garoto nerd dentro de
seu próprio quarto criando algo que vai simplesmente matar o seu negócio. Aí,
nem incêndio para apagar você terá. Sua empresa já estará em ruínas. E se a sua
desculpa for “faltam bons profissionais para inovar”, lembre-se que gente boa é
bem treinada. Então, crie você mesmo um campo fértil para que mentes brilhantes
se proliferem.
Você, líder, é o maior responsável pelo sucesso ou
pelo fracasso da sua empresa. De que lado você quer estar?
Alexandre
Pierro - sócio-fundador da PALAS e um dos únicos brasileiros a participar
ativamente da formatação da ISO 56.002, de gestão da inovação.
www.gestaopalas.com.br
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