O momento em que nos encontramos hoje é inédito.
Rodeados de dúvidas e incertezas, nós, gestores e líderes, devemos mais do que
nunca buscar nos reinventar para atravessar esse período de instabilidade
generalizada. Hoje em dia, muitos falam sobre o período pós- coronavírus,
tentando prever como o tão comentado “novo normal” será. Entretanto, cheguei à
conclusão que hoje temos que nos preparar e viver o presente. Devemos ser
especialistas no agora e olhar para o seu negócio pela ótica que ele permite.
Olhar para o futuro com a perspectiva que nós conseguimos diante do nosso
presente. Além disso, pela instabilidade do momento em que vivemos, as mudanças
se tornaram contínuas. Portanto, estratégias a longo prazo são, muitas vezes,
inviáveis.
O papel do mercado atualmente é impulsionar o
retorno e mostrar que nossos negócios são seguros. Nós, como gestores, também
devemos contribuir para essa demonstração de segurança. No entanto, muitas
empresas têm medo de incentivar o consumo do cliente como se elas fossem
responsáveis pela situação atual. Todavia, é necessário oferecer e estar pronto
para receber os clientes, flexibilizando estratégias para que se encaixem nas
medidas de segurança. A indústria precisa criar uma campanha de estímulo aos
clientes, mostrando a eles que nossos negócios são seguros e aptos a atendê-los
para que as engrenagens da economia voltem a funcionar.
Nós, como seres humanos e profissionais, temos o
dever de espalhar a esperança tanto para clientes, quanto para colaboradores e
amigos em meio a esse pânico gerado pelo coronavírus. Dessa forma, estamos
contribuindo para um equilíbrio entre saúde e economia. Não conseguimos
mensurar os desdobramentos desse pânico, pois hoje as empresas possuem
subsídios do governo. No entanto, e quanto ao futuro? Quando a pandemia for
controlada, os negócios terão seus custos reais, portanto, nós precisamos nos
preparar para uma retomada, buscando maneiras de minimizar os prejuízos gerados
pela crise.
Mantenha sempre em mente que o período atual irá
passar, mas tendo consciência das marcas que serão deixadas tanto nos negócios
quanto nas pessoas. Precisamos voltar, nos reerguer de forma consciente e
segura, demonstrando que nossos negócios são humanos e garantem a segurança dos
clientes. O atendimento será, mais do que nunca, uma importante conexão sólida
entre cliente e negócio, conexão essa que deve ser construída à base de
confiança. A retomada será gradual, mas, neste momento, devemos demonstrar que
estamos aptos e preparados para ela.
Rodrigo Alvite - tem uma bagagem de 26 anos na hotelaria,
tendo desenvolvido o amor pelo atendimento ao cliente. Tem o objetivo de
quebrar paradigmas a respeito de vendas e atendimento, provando que, ao fazer o
óbvio, consegue-se ter resultados. Alvite faz isso através de muitas histórias
e cases de sucesso com um toque de humor, porque a vida pode ser mais leve. O
senso de vendas e liderança sempre fez parte da vida do executivo, que foi
presidente do grêmio estudantil na época da escola e começou a
trabalhar na hotelaria aos 14 anos, tendo inaugurado 3 hotéis; O último que comandou
a inauguração, em 2014, foi o H Niterói Hotel, onde é CEO. Atualmente, também é
presidente do Polo Hoteleiro de Niterói.
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