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Como
conter a crise e preservar toda a cadeia de valor da sua empresa? De que
forma preparar a retomada e reconhecer as oportunidades com os diversos
envolvidos? Como desenvolver um mindset da liderança estratégica voltada a este novo normal? Em tempos de reuniões via chats e hangouts, os esforços dos líderes e gestores devem estar centrados
nestes desafios.
Conforme a psicóloga e
consultora organizacional Léia Wessling,
conselheiros de Administração, CEOs e
executivos vinculados à estratégia precisam alinhar seu mindset de liderança em torno da retomada e das oportunidades. Autora do Livro Mindset - Liderança Estratégica, ela destaca
os cinco elementos-chave neste processo.
Confira!
1 Pipeline da liderança
A amplitude
de responsabilidades da liderança é
mais sentida e vivenciada durante e após a crise. A gestão de stakeholders é somada à de pessoas. Assim, o expectro da
gestão tende a sofrer um alargamento significativo, diminuindo o distanciamento com
aqueles que formam a rede de relacionamentos da empresa. No novo normal, todos vão para a mesa de reuniões mais frequentemente e
os impactos sofridos por um são rapidamente sentidos e apoiados pelos
demais.
2 Confiança
Tão importante quanto o que a empresa
faz é quem ela é. Por isso, os pronunciamentos e atitudes das lideranças empresariais
passam por uma avaliação rápida de seus colaboradores, parceiros, consumidores
e clientes. No novo normal, não há com proteger sua reputação, apenas
viver a sua integridade. Propósito, valores e relevância se
tornam ainda mais importantes.
3 Intenção estratégica
Os cenários incertos trazem dúvidas e
novos questionamentos para a liderança empresarial. Processos de formulação e
planejamento estratégico passam a se pautar na visão de seus stakeholders. Chats,
diálogos abertos e interferências externas ao seu usual planejamento devem ser
incoporados ao mindset da liderança estratégica.
4 Tomada de
decisão
As decisões centralizadas recebem cada vez menor
credibilidade e confiança, uma vez que os espaços de participação e colaboração
estão se ampliando com grande velocidade. Decisões que privilegiem o
ganha-perde serão, cada vez mais, identificadas e
rejeitadas. A
tomada de decisão é continuamente revisitada, na medida em que novas pessoas e
variáveis vão se integrando aos fatos. Não há constância no novo normal,
exceto a da reinvenção constante.
5 Metas e
resultados
Conquistas econômicas representam
conquistas sociais e ambientais. Se não for desta maneira, o sistema entra em
colapso. O mundo sistêmico, que existe desde a origem do universo, vem
pressionando as lideranças a fortalecerem suas conexões e compartilharem mais
amplamente seus resultados e conquistas. Não se trata de escolher entre isso ou
aquilo, mas de integrar os elementos para um benefício comum. Se um perde,
todos perdem. O que estamos dispostos a perder e a ganhar juntos?
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