Os proprietários de pequenas empresas, presos entre
dificuldades financeiras e riscos à saúde, precisam aprender a operar da
maneira mais eficiente possível, na segurança do homeoffice. “Os empresários
tendem a ser pessoas sociais, mesmo as introvertidas, mas não é possível
administrar uma empresa sem conversar com parceiros, fornecedores,
funcionários, prospects e clientes regularmente”, afirma Tathiane Deândhela,
que é palestrante internacional e especialista em produtividade, marketing,
negociação e liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta
e Ohio.
Segundo a especialista, é fato que algumas empresas
fecharão suas portas durante esta pandemia e nunca reabrirão. Outros
enfrentarão a tempestade e se posicionarão para prosperar do outro lado. “Os
empresários não podem controlar a data final da quarentena, mas podem controlar
o que fazem enquanto isso”, explica Deândhela.
1) Delegar trabalho sempre que possível
A economia de tempo sem a necessidade de se
deslocar é inegável, mas é fundamental que esse tempo “ganho” não seja
desperdiçado em tarefas que distraem os objetivos reais. O trabalho
administrativo, manutenção e contabilidade consomem uma energia valiosa que
pode ser direcionada para áreas mais lucrativas.
2) Aperfeiçoe a arte da supercomunicação
No ambiente de trabalho físico, a convivência
diária, as conversas entre as reuniões e a linguagem corporal compõem uma
quantidade surpreendente de comunicação interpessoal. Sem essas muletas, é
preciso dar mais atenção à estratégia regular de comunicação digital para
manter a equipe, parceiros e clientes na mesma página. “Quando utilizamos a
comunicação virtual é preciso encerrar todas as conversas com uma expectativa
clara, reafirmando o que foi acordado como por exemplo: Então vamos
iniciar o planejamento em duas semanas. Isso está correto? ”,
sugere Deândhela.
3) Gerencie o estresse de um cronograma apertado e
espaço de trabalho definido
Trabalhar em casa não muda apenas o espaço do
escritório. A quarentena também muda a rotina matinal, como são feitos os
intervalos para almoço e café, além de como encerra o dia. “Seguir uma rotina
rígida para impedir pensamentos negativos ou diminuir a produtividade é
fundamental. Eu sempre sugiro se vestir como se estivesse indo ao escritório
para que o cérebro entenda que é dia de produzir e não de descansar”, afirma a
especialista.
4) Defina metas de curto prazo e registre seus
benchmarks
É possível criar um plano de três anos para o
negócio, mas isso fica complicado quando ninguém sabe como será a economia
daqui a um mês. Objetivos de curto prazo podem aliviar a ansiedade reprimida,
fornecendo provas concretas de progresso como definir metas relevantes para as
necessidades da empresa, estabelecer parâmetros de referência para medir esses
objetivos e ajustar conforme a necessidade. “No cenário atual, é provável que a
empresa não consiga atingir as metas conquistadas em 2019, portanto é
fundamental criar desafios diários e semanais para fornecer mais contexto ao
negócio e manter a energia concentrada em uma direção positiva”, diz Deândhela.
5) Quando você sair do trabalho, saia do trabalho
Os empresários estão estressados e desejam fazer
absolutamente tudo para manter os negócios saudáveis, mas nada disso é possível
se nunca se desconectar do trabalho e demorar um momento para respirar. É
importante dedicar um tempo todos os dias para se afastar do trabalho, passar
algum tempo com a família, fazer exercícios em outra sala, meditar, ouvir
música ou ler um livro. “A empresa merece um gestor da melhor maneira possível,
mas quando você se esforça ao ponto da exaustão, acaba ficando sem combustível.
Não importa quão jovem você seja ou quanto se importe, você precisa dormir e
descansar para ser o líder que sua empresa merece. Um dia, isso também passará.
Esse dia não chegará neste mês ou no próximo, então não gaste o presente
esperando ansiosamente pelo futuro. Aprenda a ser o seu eu mais produtivo em
casa, para que você possa manter seus negócios avançando durante e após esta
crise”, finaliza Deândhela.
Divulgação |
Tathiane
Deândhela - palestrante internacional e especialista em produtividade,
marketing, negociação e liderança com formação em universidades como FGV,
Harvard, Atlanta e Ohio. Como especialista em Produtividade escreveu os
best-sellers: “Faça o tempo trabalhar para você”, que já está na 5ª edição e o
recém-lançado “Faça o tempo enriquecer você”, que já está entre os mais
vendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário