Segundo estudo da
Toluna, mais de 57% dos entrevistados dizem que o serviço é ruim ou péssimo
São Paulo está prestes a completar 465 anos e entre
as maravilhas e problemas da cidade, um deles se destaca: o transporte público.
Uma das maiores metrópoles do mundo, com mais de 12 milhões de habitantes,
sofre diariamente com problemas e reclamações sobre a qualidade de seus
serviços. Mas, o que eles realmente acham sobre a mobilidade da cidade de São
Paulo e novas alternativas de transporte?
Segundo pesquisa elaborada pela Toluna, empresa
fornecedora líder de insights do consumidor para a economia sob demanda, com
942 pessoas, 57% destas consideram o custo-benefício do transporte público ruim
ou péssimo, contra 31% que acreditam que essa relação é regular e apenas 12%
acham que é boa ou ótima.
Além disso, quando perguntados se concordam com o
aumento dos preços nas passagens, 88% dos paulistanos disseram que não e apenas
12% o consideraram justo. Quando perguntados se trocariam o carro pelo
transporte público e por qual motivo, 14% disseram que não trocariam, 37%
afirmaram que sim se a rede tivesse preços mais baixos, 22% se a rede se
expandisse e 27% trocariam nas condições atuais.
Formas alternativas de transporte despertam
interesse
Apesar da cidade de São Paulo ainda restringir para
algumas áreas o uso de bicicletas, patinetes e outros veículos que podem ser
utilizados por meio de aplicativo, 75% acreditam que essa é uma boa alternativa
para a cidade, apesar de apenas 49% afirmarem já ter utilizado esse tipo de
transporte.
Mas, mesmo com essa alta aprovação, 69% das pessoas
dizem que não venderiam seu carro para utilizar somente serviços por
aplicativo, sejam eles bicicletas e patinetes ou substitutos do táxi, como
Uber, 99 e Cabify.
(Pesquisa realizada no dia 22 de janeiro de 2019 com 942 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês)
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