Uma boa
comunicação pode valer mais que bonificações em dinheiro para incentivar
colaboradores
Para motivar equipes, o alinhamento frequente de
informações, uma cultura organizacional bem definida e um bom ambiente de
trabalho contam mais do que altos salários. Por essa razão uma comunicação
interna estruturada se mostra muito eficiente na motivação e engajamento dos
funcionários e consequentemente no resultado efetivo das empresas.
Júlia França, especialista em comunicação da Woli,
empresa referência continental em ensino corporativo à distância, preparou
algumas dicas para que a comunicação interna ocorra de forma correta e efetiva.
Confira abaixo:
Atenção à linguagem: Para que
não haja ruído, vale optar por uma mensagem clara, objetiva e eficaz já que o
uso de termos técnicos, linguagem estrangeira e outros fatores podem impedir
que a comunicação seja totalmente compreendida;
Objetividade: Seja
direto em cada comunicado. Se tiver vários assuntos para abordar, muitas vezes
é melhor dividir em avisos separados. As pessoas tendem a assimilar melhor
informações mais objetivas e diretas;
Clareza: As regras e
cultura organizacional devem ser sempre muito claras e valer igualmente para
todos. A sensação de privilégio ou favoritismo pode ser tóxica para a motivação
do grupo todo.
Ouça: Mantenha um canal aberto para receber dúvidas
e compartilhar experiências. Motivar os colaboradores é mais simples do que
pensamos, desde que a comunicação ocorra da forma correta. É impossível manter
alguém motivado sem ouvir e entender o que o desmotiva.
A partir do momento em que você investe no
endomarketing, passa a valorizar os funcionários, abre caminho para
compartilhar experiências, dúvidas, além de melhorar a qualidade de vida dentro
da sua empresa.
Comunicar é relacionar, compreender e entender sua
equipe. Uma boa comunicação faz a união e a união faz força. Assim sua empresa
alcançará o sucesso!
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