Finalmente foi liberada a versão Business do
WhatsApp, que chega com recursos estratégicos para ajudar as empresas a se
relacionarem melhor com seus clientes e prospects. De acordo com a especialista
em empreendedorismo digital, Simone Siqueira, a versão antiga vinha, até o
momento sendo adaptada para os negócios e sendo praticada como marketing de
permissão em listas de transmissão, mas, que a versão comercial oferece
recursos mais focados nas necessidade das empresas, por isso, separou algumas
dicas para quem está começando a testá-la.
Mensagem de saudação: Construa
uma mensagem pensada de forma estratégica, esse momento é ideal para gerar o
máximo de engajamento, criando antecipação e autoridade da empresa na preparação
da venda. Essa mensagem será enviada quando a pessoa entrar em contato com você
pela primeira vez.
Analytics: Permitirá que a empresa
verifique a quantidade de mensagens que recebeu e quais foram entregues, já que
neste caso o receptor pode ter apagado seu número de contato do WhatsApp dele e
por isso, mesmo estando em sua lista de transmissão, não irá receber.
Etiquetas: A criação de TAGs, como novo
cliente, novo pedido, pago, pedido finalizado e outros são muito úteis para
sinalizar conversas pendentes e permitem que o usuário categorize seus clientes
e propects. Uma dica é gerar ofertas de vendas segmentadas e categorizadas por
interesse em determinado produto ou serviço, inclusive, se sua empresa não
investe em produto ou serviço que tenha pagamento recorrente, como Netflix por
exemplo, pense na possibilidade de criar um para ampliar seu faturamento.
“Algumas empresas, que são mais antenadas, observam o comportamento de
determinados clientes e criam produtos específicos com preço mensal baixo e grande
entrega. Um exemplo disso é o mercado da beleza, que oferece pacotes mensais
para um conjunto de serviço”, destaca Simone.
Resposta rápida: Agora é
possível criar atalhos para um texto já pronto. Você digita a mensagem que usa
com maior frequência e atribui um atalho à ela, dessa forma não precisa
escreva-la à todo momento.
Empresa física: Inclusão
do mapa de localização, horários e dias de atendimento.
Empresa online: Inclusão
do endereço de e-mail e possibilidade de direcionamento dos contatos para vários
links.
Segundo a especialista, se utilizados de forma
correta, estes novos recursos impactarão de forma muito positiva na organização
e segmentação de contatos. “Esta nova versão possibilitará a criação de
campanhas de vendas mais focadas nos interesses e comportamentos, bem como
planos de ações e ativações em vendas, mas, é importante ressaltar que no
WhatsApp prevalece o conceito de marketing de permissão, ou seja, ele é feito
para quem quer ouvir o que sua empresa tem a dizer”, completa.
Simone Siqueira teve sua primeira experiência como
empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou sua
primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada à
computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área, que
a levou a atuar com tecnologia aliada à Educação, de forma autônoma. Desde
então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em
Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação
Digital e há 5 anos ingressou no universo do marketing digital com o propósito
de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade nas redes
sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca, resultando na
conquista de uma forte Identidade digital.
Facebook/Instagram @simonesiqueiratreinamentos
I Youtube SIMONESIQUEIRATV I site educacaodigital.com
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